Buscar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL a4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A matriz BCG uma ferramenta de análise estratégica que auxilia as empresas a avaliar o desempenho de seus produtos ou unidades de negócios e tomar decisões estratégicas com base nessa avaliação. A matriz BCG classifica os produtos ou unidades de negócios em quatro categorias principais: Estrelas, Vacas Leiteiras, Interrogações, Abacaxis.
Estrelas: Produtos ou unidades de negócios com alta taxa de crescimento de mercado e alta participação de mercado relativa. As estrelas geralmente requerem investimentos substanciais para manter ou aumentar sua participação de mercado e aproveitar o crescimento do mercado.
Vacas Leiteiras: Produtos ou unidades de negócios com baixa taxa de crescimento de mercado, mas alta participação de mercado relativa. As vacas leiteiras geralmente geram fluxo de caixa positivo consistente e podem ser usadas para financiar outros produtos ou unidades de negócios com maior potencial de crescimento.
Interrogações: Produtos ou unidades de negócios com alta taxa de crescimento de mercado, mas baixa participação de mercado relativa. As interrogações estão em estágio inicial e exigem decisões estratégicas sobre investimentos para determinar se devem ser desenvolvidas em estrelas ou desinvestidas.
Abacaxis: Produtos ou unidades de negócios com baixa taxa de crescimento de mercado e baixa participação de mercado relativa. Os abacaxis geralmente geram pouco valor e podem ser candidatos a desinvestimento.
A análise da matriz BCG ajuda a empresa nas opções estratégicas de várias maneiras: Alocação de recursos, planejamento estratégico, tomada de decisão, avaliação de riscos.

Outros materiais