Buscar

UM GRITO SILENCIOSO - PROJETO DE PESQUISA docx

Prévia do material em texto

UM GRITO SILENCIOSO: PREVENÇÃO DA ANSIEDADE E DA DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES
	DADOS DO PROJETO
	CURSO(S) PROPONENTE(S):
	Enfermagem
	ÁREA TEMÁTICA:
	Saúde mental
	DISCENTES RESPONSÁVEIS:
(nome e matrícula)
	Thayná da Costa Cruz e Silva - 01646026
Davyllane Lalia Silva Monteiro - 01619680
Maria Clara Sobreira dos Santos - 01606228
Maria Eduarda Ferreira Gomes - 01658862
Rebeca Viana de Carvalho - 20017506
Jorge Luis Santos Nogueira Rocha - 01649124
Ana Maraysa de Moraes Lopes - 20008507
Joyce Judith Alves De Sousa - 01658956
Aucilene Santos das Chagas - 01656470
Gabrielle de Castro Vieira Borges - 01643038
	QUANTIDADES DE ALUNOS NO PROJETO
	10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca relacionar os sintomas de ansiedade e depressão com a rotina dos adolescentes e suas relações com os meios sociais e acadêmicos. Além disso, visa ajudar a prevenir que esses sintomas se manifestem, informando maneiras de identificar indícios de tais doenças, assim como evitar o descontrole emocional e como lidar melhor com as situações diversas ao longo do desenvolvimento humano.
 	Observa-se um considerável número de adolescentes apresentando sintomas de depressão e ansiedade, como preocupação excessiva, angústia, falta de interesse, agressividade e isolamento. A adolescência é uma importante fase da vida, é nela que ocorrem mudanças — tanto físicas quanto mentais — que influenciam diretamente na personalidade e percepção de um indivíduo. De acordo com Brito (2011), trata-se de uma grande gama de informações que nem todos os jovens conseguem lidar, tornando favorável a chance de desenvolver transtornos mentais que afetam diretamente o desenvolvimento de uma pessoa, causando prejuízos significativos às relações interpessoais, autoestima, desempenho escolar, sono, alimentação, assim como danos à atenção e memória.
 	Segundo a Organização Pan-americana de Saúde (2021), metade de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos de idade. No entanto, muitos casos não são devidamente identificados ou tratados, sendo a depressão, numa escala global, a principal causa de enfermidades e incapacidade entre os adolescentes.
 	Em situações difíceis, é comum procurar-se uma forma de alívio, o que também ocorre com os adolescentes. Muitos desses jovens acabam passando boa parte do tempo nas redes sociais, uma opção não muito saudável que pode até mesmo agravar as dificuldades enfrentadas, pois pode causar vício e fazê-los negligenciarem outras áreas da vida fundamentais para o equilíbrio emocional (Souza e Cunha, 2019). Dessa forma, é importante que esses jovens recebam auxílio nessa fase difícil do amadurecimento, encontrando-se formas de prevenção ao desenvolvimento de transtornos sérios, tomando, assim, caminhos mais saudáveis para o crescimento.
OBJETIVO
 	Apresentar e abordar temas relacionados à saúde mental para pré-adolescentes e adolescentes, bem como reconhecer e dar a devida importância ao autocuidado em relação aos sintomas de ansiedade e depressão. Além de reconhecer as próprias emoções e limitações, através de atividades e dinâmicas em grupo com a abordagem do autocuidado. 
 	Também levar perguntas, como "existem tipos de ansiedade?", "ansiedade em adolescentes é possível?", "ansiedade e medo sempre estão em conjunto?", para que dúvidas sejam esclarecidas com debates dentro da roda de conversa, tentando identificar os fatores que aumentam o stress.
Indicar condutas saudáveis, como a importância do bom sono, a prática do otimismo, o uso do Yoga e da meditação, a prática de atividade física regular, uma boa alimentação, e o menor uso de aparelhos eletrônicos, principalmente à noite.
Apresentar formas de prevenção à ansiedade e depressão aos estudantes, traçando uma relação entre a rotina prejudicial dos adolescentes e os sintomas do tema apresentado, trazendo uma rede de apoio aos alunos.
CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA
 	Nosso projeto será realizado na escola municipal Nossa Senhora da Paz, que atende alunos do Ensino Fundamental séries Iniciais (1º ao 5º ano) e séries finais (6º ao 9º ano), além do Ensino Médio. Estas escolas atendem a aproximadamente 4.000 alunos, oferecendo escola pública, gratuita e de boa qualidade. Fundamentada nos ideais de trabalho do Padre italiano Pedro Balzi que, chegando à cidade de Teresina no ano de 1987, teve como área de atuação pastoral a comunidade, situada no bairro Três Andares.
Escolhemos o ambiente escolar pois o alto índice de depressão e ansiedade em adolescentes de escolas públicas e privadas é uma preocupação crescente. 47,7% dos estudantes piauienses afirmam que se sentem muito preocupados com fatos do dia a dia, na maioria das vezes ou sempre, e mais de 443 mil estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio relataram sintomas, como dificuldade de concentração, esgotamento e problemas com o sono em todo o Brasil.
Essa escola atende um público que vive em fragilidade econômica e social, o que pode agravar os sintomas que implicam a ansiedade e depressão.
LOCAL DE EXECUÇÃO E PÚBLICO-ALVO 
 	O trabalho será executado na Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, que fica localizada na Vila da Paz. A escola oferece toda a estrutura necessária para o desenvolvimento educacional dos seus alunos, como internet banda larga, quadra esportiva coberta, laboratório de ciência, sala de leitura, pátio coberto, sala do Professor, alimentação, banheiros femininos, masculinos e adaptados para portadores de deficiência. O público-alvo serão alunos pré-adolescentes e adolescentes do 1° ano do ensino médio.
MATERIAIS E MÉTODOS DE ABORDAGEM 
 
 	Em primeiro momento será feita uma palestra para a introdução do tema, com o auxílio de um banner informativo. Logo após, será feita uma roda de conversa para o aprofundamento do assunto debatido anteriormente, onde será possível o envolvimento do público e possivelmente sanar dúvidas sobre o tema do projeto: a prevenção à ansiedade e à depressão. Também será entregue um questionário que os dará a oportunidade de se expressarem livremente, e também dar sugestões de como introduzir o tema rotineiramente no ambiente escolar. Por fim, serão entregues panfletos com frases motivacionais e com o número do CVV (Centro de Valorização à Vida).
RESULTADOS ESPERADOS 
 
	Esse projeto de pesquisa visa levar ao público-alvo conhecimento sobre a depressão e a ansiedade, bem como ajudar na identificação e prevenção dos sintomas dessas enfermidades. Com isso, espera-se que os estudantes da escola Nossa Senhora da Paz atendidos pelo projeto passem a desenvolver uma nova conduta em relação a tais doenças, praticando e cultivando as condutas dirigidas por meio da palestra e das dinâmicas em grupo.
	Em consonância, espera-se que os autores do projeto desenvolvam habilidades para a realização de atividades cooperativas, além das relações interpessoais, elemento fundamental para o profissional da saúde.
	
CRONOGRAMA
	ATIVIDADES DO PROJETO
	2023
	
	AGO
	SET
	OUT
	NOV
	DEZ
	Formação do grupo e escolha do tema
	28
	
	
	
	
	Planejamento de atividades
	
	13
	
	
	
	Elaboração do projeto
	
	24
	
	
	
	Execução do projeto
	
	
	18
	
	
	Escrita do relatório
	
	
	20
	
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
BRITO, I. Ansiedade e depressão na adolescência. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 208–14, 2011. DOI: 10.32385/rpmgf.v27i2.10842. Disponível em: https://rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/10842. Acesso em: 17 set. 2023.
Saúde mental dos adolescentes. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes. Acesso em: 17 set. 2023.
SOUZA, K; CUNHA, M.X.C. Impactos do uso das redes sociais virtuais na saúde mental dos adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3 n., 2019. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/156. Acesso em: 17 set. 2023.
FOLHA DE SÃO PAULO. 69% dos alunos da rede estadual de SP relatamsintomas de depressão e ansiedade. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/amp/educacao/2022/04/69-dos-alunos-da-rede-estadual-de-sp-relatam-sintomas-de-depressao-e-ansiedade.shtml. Acesso em: 17 set. 2023.
Autoavaliação de saúde mental é negativa para maioria dos estudantes do Piauí. Disponível em: https://www.al.pi.leg.br/tv/noticias-tv-1/autoavaliacao-de-saude-mental-e-negativa-para-minoria-dos-estudantes-do-piaui#:~:text=O%20Piau%C3%AD%20tamb%C3%A9m%20registrou%20%C3%ADndice,a%20terceira%20menor%20do%20Brasil>. Acesso em: 17 set 2023.
História da fundação Nossa Senhora da paz. Disponível em; https://escolamunicipalnossasenhoradapaz.wordpress.com/2015/05/04/reportagem-da-historia-da-fundacao-nossa-senhora-da-paz/. Acesso em 24 set 2023.

Continue navegando