Buscar

Slides da 4 Vídeoaula

Prévia do material em texto

Disciplina: Tecnologia e Educação
Professora Ms. Jane Maria Araujo Passos
4ª Videoaula
CURSOS DE GRADUAÇÃO CEAD/UNIMONTES
4ª VIDEOAULA- Tecnologia da Educação 
Apresentação da Unidade 5 – O computador como recurso didático.
Parte 2
Parte 1
Fórum de Discussões 4
Como integrar as tecnologias à prática educativa; de modo criativo e inteligente, para desenvolver a autonomia e a competência dos estudantes e educadores, enquanto usuários e criadores dessas tecnologias e não como meros receptores; e meros consumidores das mesmas?
OBJETIVO:
O processo ensino-aprendizagem parte sempre de uma situação problema e, a partir dela, precisamos definir os nossos objetivos. Para que eu vou ensinar isso? Para que o meu aluno deve aprender isso? Deve estar claro aonde eu quero chegar.
CONTEÚDO:
Em seguida, devemos selecionar o conteúdo. Temos uma situação-problema para ser resolvida. Já definimos onde devemos chegar. Agora, precisamos definir o que vamos usar para ensinar. Assim definimos o conteúdo.
Planejamento
 METODOGIA:
A partir desta definição, vamos definir os métodos, quais são os procedimentos adotados para abordar o conteúdo, atingir os objetivos e resolver a situação-problema. Vamos trabalhar com texto escrito? Vamos dar uma aula expositiva? Vamos passar um filme? Vamos fazer uma atividade no laboratório de informática? Quais são as estratégias que eu vou utilizar para que o aluno se aproprie da informação, construa um conhecimento e resolva o
problema que ele precisa resolver? Precisamos ter em mente que uma única estratégia não é garantia de que o aluno vai se apropriar da informação e construir o conhecimento. Por isso, a necessidade de várias estratégias como aulas expositivas, estudo de texto, atividade prática e trabalho em grupo para que o aluno processe a informação e construa o conhecimento
RECURSOS
Depois de definidos os métodos, é preciso definir os recursos didáticos. O que vamos utilizar para desenvolver essas estratégias, abordar o conteúdo, atingir o objetivo e resolver o problema? Vamos usar datashow? O computador? O DVD? Apostila? Para selecionar os recursos didáticos mais adequados, temos que considerar o contexto em que estamos inseridos. Quais os recursos disponíveis na minha escola?
AVALIAÇÃO
E, por fim, o que é avaliar? Será que o recurso, o método, as estratégias e o conteúdo selecionado foram adequados? Será que atingimos o objetivo e resolvemos o problema? Assim, avaliar é verificar se, de fato, o processo ensino-aprendizagem se efetivou. processo ensino-aprendizagem parte sempre de uma situação problema e, a partir dela, precisamos definir os nossos objetivos. Para que eu vou ensinar isso? Para que o meu aluno deve aprender isso? Deve estar claro aonde eu quero chegar.
Existem fatores que interferem no processo, que o dificulta.
Entretanto, só podemos dizer que ensinamos quando nossos alunos aprenderam.
As tecnologias podem ser utilizados como recursos didáticos. 
O simples fato de colocar na escola o
computador ou uma televisão não é garantia de que haverá aprendizagem. 
É necessário que o professor saiba utilizar adequadamente essas tecnologias para que elas possam contribuir na construção do conhecimento para que o processo possa acontecer. 
 O COMPUTADOR
O objetivo de utilizar o computador não é dar aula de informática.
 . 
A AULA INTERATIVA 
Uma sala de aula equipada com computadores, TV, vídeo, aberta e livre ao diálogo, pode se transformar em uma oficina de trabalho, a partir do momento em que os estudantes forem desafiados a buscar soluções para os problemas em colaboração entre os pares e com as facilidades disponíveis pelas tecnologias. Isto pode fazer com que os estudantes ganhem mais confiança para criar livremente, sem medo de errar.
 . 
A AULA INTERATIVA 
Assim, a sala de aula pode gerar uma grande equipe para produção e troca de ideias, um ambiente diferente do da sala de aula convencional, onde a fala e a projeção do pensamento passam a ter papel fundamental no processo de criação e na aplicação dos conteúdos adquiridos formalmente. 
A colaboração se torna visível e constante, vinda, naturalmente, do parceiro sentado junto, frente ao computador, dos professores que seguem a criação na tela e até mesmo dos outros companheiros em volta que, apesar de estarem entretidos em suas criações, prestam atenção ao que acontece em volta.
1º O uso da tecnologia assegura que a aula seja interativa e obtenha a aprendizagem? Comentem.
2º Como futuros professores vocês se consideram capazes de utilizarem a tecnologia digital para dinamizarem suas aulas? 
3º Apresentem algum exemplo de tecnologia digital que conhecem bem e seria possível usarem em suas aulas como professores,
ou orientariam professores a utilizarem em suas aulas se você fosse um especialista (supervisor pedagógico da sua escola).
Fórum de discussões 4
Professora Ms. Jane Maria Araujo Passos
Muito obrigada!
Aguardarei vocês, no 
Fórum de Discussão 4.

Continue navegando

Outros materiais