Buscar

PROVA REGULAR EPISTEMOLOGIA E DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA REGULAR – EPISTEMOLOGIA E DIDÁTICA (ESAB)
Questão 1 :
Na unidade 22 é apresentado o pensamento do teórico Dewey, marque a alternativa que melhor represente o tema que este pesquisador defende:
A resposta correta é a opção D
Justificativa: Comentário: Dewey conseguiu implementar alguns de seus conceitos no sistema escolar brasileiro, como: “Democracia e educação” e “Vida e educação”, formando assim cidadãos comprometidos em mudar a sociedade para melhor.
	A
	
	a educação deve preparar alunos para atuar no mercado de trabalho;
	B
	
	a escola deve ter a intenção de formar indivíduos que queiram manter a sociedade como está;
	C
	
	o indivíduo deve se submeter aos interesses educacionais da sociedade;
	D
	
	a escola deve se preocupar em formar cidadãos comprometidos em pensar a sociedade constantemente e mudá-la para melhor. 
Questão 2 :
André e Passos (2006) ressaltam que o professor pode organizar situações mais formais para avaliar seus alunos. Para isso, poderá utilizar atividades e instrumentos para apoiá-lo no processo avaliativo. Entre os vários recursos sugeridos pelas autoras, assinale Verdadeiro (V) para a(s) alternativa(s) que representa(m) o(s) recurso(s) sugerido(s) e Falso (F) para a(s) alternativa(s) que não se enquadra(m) como recursos sugeridos. 
(    ) Fichas de registro individual ou do grupo.
(    ) Trabalhos práticos, monografias, exercícios, exposições orais.
(    ) Autoavaliação e coavaliação.
(   ) Não utiliza provas objetivas.
 
Assinale a alternativa correta:
A resposta correta é a opção A
Justificativa: Comentário: Na unidade 44, foi visto que o professor poderá utilizar atividades e instrumentos para apoiá-lo no processo avaliativo. Entre os recursos, apontados por André e Passos (2006), estão: fichas de registro individual ou do grupo; trabalhos práticos, monografias, exercícios, exposições orais; autoavaliação e coavaliação. 
	A
	
	V, V, V, F.
	B
	
	F, V, F, V.
	C
	
	F, F, V, V.
	D
	
	F, F, V, F.
Questão 3 :
 Estudamos que na época da Ditadura Militar no Brasil, em 1960, existia nos currículos escolares uma determinada matéria, com objetivos focados no estímulo e continuação de padrões disciplinares militares na escola. Marque a opção correta, que apresenta a denominação dessa matéria.
A resposta correta é a opção B
Justificativa: Como visto na unidade 36, a disciplina que existia nos currículos escolares era uma matéria chamada “Educação moral e cívica”, com objetivos bem focados no estímulo e na continuação de padrões disciplinares militares, na escola.
	A
	
	Organização para o trabalho.
 
	B
	
	Educação moral e cívica.
	C
	
	Educação Física.
	D
	
	Língua Portuguesa.
Questão 4 :
Em cada época histórica, sociedades surgem e declinam. Um exemplo disso, no âmbito educacional, deu-se no ano de 1932, logo após a constituição do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da saúde pública. Assinale a alternativa correta, que indica o que é lançado(a) nesse período.
A resposta correta é a opção B
Justificativa: Comentário: No ano de 1932, é lançado o Manifesto dos pioneiros da Escola Nova (unidade 3).
	A
	
	A Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação (LDB).
	B
	
	O Manifesto dos pioneiros da Escola Nova
	C
	
	O Plano Nacional de Educação (PNE).
	D
	
	O Manifesto dos educadores tradicionais.
Questão 5 :
Na unidade 30, ao estudarmos especificamente as diferentes abordagens didáticas, no processo de ensino e aprendizagem, vimos que os avanços tecnológicos influenciam grandemente o modo de vida das pessoas e, em consequência disso, algumas relações. Marque a opção correta, que representa as relações que sofrem a influência dos avanços tecnológicos.
A resposta correta é a opção C
Justificativa: Comentário: Vimos sobre a importância de reconhecer que os avanços tecnológicos influenciam as relações pedagógicas e a escola, de uma maneira geral.
	A
	
	As relações familiares.
	B
	
	As relações profissionais.
	C
	
	As relações pedagógicas e a escola, de uma maneira geral.
	D
	
	As relações entre os alunos.
Questão 6 :
Estudamos algumas teorias de aprendizagem, com enfoque na pedagogia construtivista. Jolibert (2007) definiu o que seria uma estratégia construtivista de aprendizagem. Assinale a alternativa correta, que apresenta essa definição. 
A resposta correta é a opção C
Justificativa: Na pedagogia construtivista, a estratégia de aprendizagem, segundo Jolibert (2007), é um conjunto coerente de ações, a serem realizadas pelo professor, que permite criar as condições adequadas para que os estudantes desenvolvam uma atividade mental construtivista, rica e diversa, em que os saberes e as formas culturais dos que aprendem sejam uma fonte criadora de desenvolvimento, na medida em que possibilitem o duplo processo de socialização e individualização (unidade 11).
	A
	
	É um conjunto coerente de ações, a serem realizadas pelo aluno, que permite criar as condições adequadas para que os professores desenvolvam uma atividade mental de socialização e individualização.
	B
	
	É um conjunto coerente de ações, a serem realizadas pelo professor, que permite criar as condições adequadas para que os estudantes desenvolvam a memorização dos conteúdos.
	C
	
	É um conjunto coerente de ações, a serem realizadas pelo professor, que permite criar as condições adequadas para que os estudantes desenvolvam uma atividade mental construtivista, rica e diversa, na qual os saberes e as formas culturais dos que aprendem sejam uma fonte criadora de desenvolvimento, na medida em que possibilitem o duplo processo de socialização e individualização.
	D
	
	É um conjunto coerente de ações, a serem realizadas pelo aluno, que permite criar as condições adequadas para memorizar os conteúdos escolares.
Questão 7 :
Na unidade 2, você acompanhou Veiga (2003) apresentar, na retrospectiva histórica que faz da Didática, a preocupação de Benjamin Constant em atender às necessidades da burguesia industrial sem enfraquecer o papel laico da Didática. Sobre a implantação da reforma positivista fundamentada na ordem e no progresso, assinale a alternativa correta.
A resposta correta é a opção C
Justificativa: A alternativa correta é a letra “C”, porque apesar do caráter laico, a Didática continuou a ser compreendida como um conjunto de regras e conteúdos dogmáticos. Isto reafirma a longa trajetória que seria percorrida pela Didática para alcançar outros reconhecimentos, após sofrer as consequências das diversas políticas econômicas, sociais e educacionais. 
	A
	
	A influência dos jesuítas, denominando a Didática como Metodologia de Ensino, passou a prevalecer, mesmo sem maiores mudanças no campo pedagógico.
	B
	
	Teoria e prática passaram a estar cada vez mais próximas, ampliando as discussões sobre o papel da Didática nos cursos para professores.
	C
	
	A Didática continuava sendo compreendida como um conjunto de regras e conteúdos dogmáticos.
	D
	
	O iluminismo não enfraqueceu a influência religiosa no campo da Didática, apesar da mudança no modelo comercial-exportador, por volta de 1870.
Questão 8 :
Estudamos que o trabalho em grupo é uma atividade fundamental para o exercício de uma série de habilidades. No trabalho em equipe, os estudantes aprendem a ouvir e a respeitar as diferentes opiniões. Também aprendem a argumentar, a dividir tarefas. Leia a frase a seguir: O trabalho realizado em grupo serve como ______________________. Assinale a alternativa correta, que completa essa sentença.
A resposta correta é a opção C
Justificativa: Na unidade 47, vimos que o trabalho realizado em grupo serve como recurso didático para auxiliar na construção do conhecimento, preparando os estudantes para a vida, pois está atrelado ao ato de saber se comunicar, ouvir e respeitar os interlocutores. 
	A
	
	Atividade extracurricular, para identificar as fragilidades dos alunos.
	B
	
	Recurso do professor para que certos alunos possam compreender o conteúdo.
	C
	
	Recurso didático, para auxiliar na construção do conhecimento, preparando os estudantes para a vida, pois está atrelado ao ato de saber secomunicar, ouvir e respeitar os interlocutores.
	D
	
	Atividade didática direcionada à vida acadêmica do estudante.
Questão 9 :
Estudamos que o currículo oculto faz parte das experiências que são vivenciadas pelo professor, ao longo de sua jornada acadêmica. Assinale a alternativa correta que apresenta do que o currículo oculto é formado.
A resposta correta é a opção D
Justificativa: O currículo oculto é formado pelas crenças e pelos valores que o professor adquire nas interações que realiza com outros atores, no cotidiano escolar, ao longo do seu processo de formação (unidade 48).
	A
	
	Pelos conhecimentos pedagógicos do professor.
	B
	
	Pelas avaliações didático-pedagógicas do professor.
	C
	
	Pelas metodologias do professor.
	D
	
	Pelas crenças e pelos valores que o professor adquire nas interações que realiza com outros atores, no cotidiano escolar, ao longo do seu processo de formação.
Questão 10 :
Na unidade 47, Cordeiro (2010) alerta que os recursos didáticos auxiliam o professor no processo de ensino-aprendizagem. Na referida unidade, estudamos uma metodologia de ensino que o professor deve utilizar em sala de aula para construir coletivamente o conhecimento. Assinale a alternativa correta, que apresenta essa metodologia.
A resposta correta é a opção A
Justificativa: Estudamos que uma das metodologias de ensino, que o professor deve utilizar em sala de aula, é o trabalho em grupo.
	A
	
	O trabalho em grupo.
	B
	
	O trabalho individual.
	C
	
	O trabalho em duplas.
	D
	
	O trabalho interativo com outras turmas da escola.

Outros materiais