Buscar

ESTUDO DE CASO RESOLUÇÃO - ETAPA REGULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

comentário: A desigualdade proporciona desamparo social, marginalização e exclusão de determinado núcleo, além da desestabilização familiar, etc.
A República Centro-Africana, é uma nação africana. O país detém um dos piores índices de desenvolvimento humano do mundo, teve seus recursos naturais explorados pelos europeus, principalmente pelos franceses. Os colonizadores escravizaram a população local para trabalhos agrícolas, sobretudo no cultivo de café e algodão, além da extração de marfim e diamante. A falta de infraestrutura reflete na fraca economia do país, que é um dos mais pobres do mundo. A principal atividade responsável pela captação de recursos financeiros é a agricultura, que se baseia no cultivo de café, algodão, mandioca e cará. O setor industrial é pouco desenvolvido, atuando nos seguimentos têxteis, alimentício, de bebidas, tabaco, móveis e papel. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a República Centro-Africana possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,315, ocupando o 159° lugar no ranking mundial, que é formado por 169 países. Entre os vários problemas socioeconômicos estão: a maioria dos habitantes vive abaixo da linha de pobreza; a subnutrição atinge 43% da população; a taxa de mortalidade infantil é uma das mais elevadas do planeta: 103 para cada mil nascidos vivos; a expectativa de vida é de apenas 44 anos e o índice de analfabetismo é de 52%.
Com relação região Sul do Brasil, que consiste na segunda região menos pobre do país, se destacando como uma das mais industrializadas e economicamente desenvolvidas. Entretanto, verifica-se ainda a existência de mais de 3,1 milhões de pessoas em situação de pobreza e de outras 850 mil vivendo em condições de miséria. Região Sul apresenta um grande conjunto de municípios com elevadas taxas de pobreza e uma grande área com acentuada desigualdade de renda. Tem-se, portanto, evidências da inter-relação entre pobreza e desigualdade que sustentam a necessidade de políticas públicas que minimizem tais problemas socioeconômicos. Um projeto social pode auxiliar de diversas maneiras.
O Projeto TETO, que trabalhão pela construção de um país mais justo e sem pobreza, atuado em 18 países da América Latina, á 15 anos no Brasil, mobiliza voluntários (as), para atuar lado a lado de moradores (as) em comunidades precárias de diferentes estados. Juntos constroem soluções concretas e emergenciais que proporcionam melhoria nas condições de moradias e habitat nestes territórios. Com a Missão de Trabalhar com determinação nas comunidades precárias para superar a pobreza por meio da formação e ação conjunta, por uma sociedade mais justa, igualitária, integrada e sem pobreza, em que todas as pessoas possam exercer plenamente seus direitos e deveres e tenham oportunidades para desenvolver suas capacidades.
ATUAM COM 4 PILARES COMO OBJETIVOS:
1. Fomento ao desenvolvimento comunitário; Fortalecendo as capacidades comunitárias que impulsionam o exercício da cidadania.
2. Promoção da consciência e ação social; Envolver um voluntariado crítico e com propositivo no trabalho.
3. Incidência em política;Gerar mudanças estruturais junto com as comunidades e outros atores, para denunciar a exclusão e violação de direitos
4. Desenvolvimento institucional;Melhorar continuamente o trabalho mediante processos transparentes, éticos, participativos e coerentes.
Projeto teto ajudaria muito na mudança de vidas de milhares de famílias na Republica Central da África, assim como muitos outros que já são desenvolvidos por meio de ações voluntárias, este seria mais uma boa ação desenvolvida por meio da humanização, sem fins lucrativos ou questões politicas.
Considerações finais, temos a necessidade de buscar soluções essenciais e criativas para solucionar esta questão o quanto antes, mas visando que não existe soluções simples para resolver ou reduzir o número da desigualdade, mas que as mesmas devem existir. Precisamos fazer o possível para educar a sociedade a ver os problemas que estão a nossa volta, se colocar do lado daqueles que querem fazer fazer o possível para educar a sociedade a ver os problemas que estão a nossa volta, se colocar do lado daqueles que querem fazer o melhor e não a tirar proveito da situação. Devemos cuidar mais do próximo, a fim de minimizar as dificuldades e buscar novos caminhos; Praticar a solidariedade no cotidiano, o que proporciona oportunidades igualitárias e construir uma sociedade mais justa; Doar em campanhas responsáveis e serias pois elas exercem um papel excelente no combate às desigualdades; Escolher representantes políticos sérios e comprometidos, pois o nosso voto tem um poder social muito grande; Contribuir com o acesso a Educação, a educação é a base para a transformação de um mundo melhor.
Referências: disponível em https://teto.org.br/sobre-a-teto/?gclid=CjwKCAiA9qKbBhAzEiwAS4yeDVj6g
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/republica-centroafricana.htm

Outros materiais