Buscar

MODELO ENVIO DISCENTE - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
 UNIVERSIDADE UNIFAEL
CURSO CIENCIAS BIOLOGICAS 
DISCIPLINA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR 
NOME DO TUTOR 
NOME DO ALUNO Carla Sabrina da silva porto
 
 Contribuição do período socrático 
TEXTO: Período Socrático/ período clássico ou Antropólogo como também era conhecido aconteceu no final do século V e todo o século VI a.c. Aconteceu quando a filosofia investiga as questões humanas, como a ética, a política e as técnicas. Esse período foi o grande desenvolvimento cultural e cientifico, proporcionando um âmbito propício para o desenvolvimento do pensamento. É a época dos sofistas e do grande pensador Sócrates, o mesmo defendia uma educação cujo o objeto maior seria a formação de um cidadão pleno, preparado para atuar politicamente para o crescimento da cidade.
O método socrático, tinha como princípio a construção do conhecimento ao invés da mera transmissão de ideias. Na sua época o conhecimento se caracterizava como tipo de comercio, onde professores (conhecidos como sofistas) cobravam por conteúdos e discursos prontos nos quais os alunos teriam que decorar. E nesse período a população passou a ter mais tempo livre dedicando-se as artes e a filosofia, a psicologia era considerada um braço da filosofia.
Foi Sócrates (considerado como principal filósofo e um dos fundamentos da filosofia ocidental) que preocupou-se em descobrir o que havia no homem que o diferenciava dos animais, que seria a razão. O mesmo levava o sujeito a pensar determinados equívocos e falsas ideias que poderiam ser restruturados no processo de ironia-maiêutica de seu método. A filosofia de Sócrates envolvia necessariamente o diálogo e levava as pessoas a conhecerem mais sobre si e sobre o mundo, investigavam filosoficamente os acontecimentos tornando-os mais crítico e com mais consciência de suas atitudes e suas responsabilidades.
Sendo assim podemos dizer que Sócrates transformou literalmente a filosofia em pedagogia na formação da juventude para exercício do conhecimento, para uma pedagogia da inteligência, da nacionalidade partindo da ideia de que todos os indivíduos, ate os mais simples trazem dentro de si todo esse potencial de conhecimento. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
· Conteúdo de aprendizagem disponibilizado nas unidades
· Livro didático da disciplina