Buscar

SISTEMA CARDIORRESPIRATORIO UNIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta: 
 	Ambas as estruturas participam da via aérea superior, pertencente a via respiratória e digestória. A faringe é dividida em três partes, nasofaringe (superior), orofaringe (média) e laringofaringe (inferior). Segundo Kawamoto (2018), é um órgão de defesa do organismo, pois possui células linfáticas nas tonsilas, defendendo o organismo contra agentes patogênicos e suas toxinas. Ela aparece primeiro no corpo, sendo responsável por conectar a cavidade bucal e nasal com a laringe. 
Na nasofaringe, as tonsilas faríngeas citadas acima, exercem sua função protetora. Sendo a primeira parte, tem conectividade com a cavidade nasal. Nas paredes laterais da nasofaringe, encontramos os óstios faríngeos das tubas auditivas, se conectando a cavidade da orelha média, permitindo equalização de pressão em ambos os lados. 
Na orofaringe, conexão com a cavidade bucal, língua, palato mole, a tonsila palatina (amígdala), órgão linfático protetor das vias aéreas. Nesta parte da faringe também integra o sistema digestório, onde ocorre o cruzamento aéreo digestório. A última parte, mas não menos importante da faringe é a porção inferior, laringofaringe. Esta parte é mais resistente a abrasões mecânicas, agressões e invasão de patógenos graças as amígdalas. Também preparada para passagem de alimentos para o esôfago, quanto para a laringe (sist. respiratório). 
A Laringe é composta pelas cartilagens epiglótica (epiglote), tireóidea, cricóidea e as aritenóides, formando um esqueleto cartilaginoso e flexível. A epiglote tem a função de fechar a entrada da laringe ao deglutinar, impedindo a entrada de alimentos. Caso algum alimento passe pela epiglote, cabe as pregas vestibulares forçarem uma tosse para impedir a entrada do alimento ou qual quer outro material que não seja ar. As pregas vocais têm como função produzir a voz. 
Agora conhecendo um pouco mais sobre a estrutura da faringe e a laringe, pode-se dizer a faringe tem como função conectar nariz e boca com a laringe, proteger o corpo contra corpos estranhos e participa do sistema digestório pela deglutição. A laringe funciona como uma válvula protetora impedindo a passagem de ar durante a deglutição e simultaneamente impede a entrada de substâncias na via respiratória. Também produz som ou melhor, a voz.