Buscar

2 - Estratégias de internacionalização de empresas

Prévia do material em texto

Estratégias de internacionalização de empresas
Tradeoff: palavra em inglês que traduz um conceito muito importante na gestão sobre situações conflitantes. Não possui uma boa tradução para o português. Diz respeito sobre os benefícios e as consequências de uma decisão frente às suas alternativas. Sua análise é fundamental para que o tomador de decisão tenha ciência dos custos de oportunidades envolvidos em uma escolha.
Cadeias Globais de Valor
Gostaria de destacar algumas vantagens de estratégias de internacionalização de empresas, que você poderá pesquisar também: 
1. Aumentar o mercado: Aumentar o mercado que servem e explorar oportunidades de crescimento. As vendas no estrangeiro podem absorver excedentes de produção e contribuir para baixar os custos unitários.
2. Aproveitamento: O aproveitamento de possíveis economias de escala na produção e comercialização.
3. Clientes: O surgimento de clientes, em particular quando os clientes são importantes na carteira de negócio da empresa;
4. Redução dos custos de produção: Caso em que é mais frequente a procura por localizações que permitam o acesso a mão-de-obra mais barata ou a recursos naturais mais baratos pela sua abundância relativa. Uma vantagem de custos pode ser a base de uma vantagem competitiva.
8 Fatores de competitividade que precisam ser enfrentadas no Brasil:
· Mão de obra pouca qualificada.
· Tecnologia industrial.
· Custo elevado de capital de investimento de giro.
· Custo tributário elevado.
· Custo logística elevado.
· Elevado de produção comercial com tarifas de importação superiores.
· Necessidade de atualização da pauta exportadora brasileira.
· Custo burocrático elevado em termos de regulações, intervenções, autarquias na atividade privada.
RESUMO:
1. Mundo globalizado: O mundo mais globalizado é um mundo mais independente, onde os fluxos de pessoas, capitais, informação e produtos são mais livres e desejados.
2. Economias emergentes: Cada vez mais empresas multinacionais são oriundas das chamadas economias emergentes que tem registrado níveis elevados de crescimento de riqueza nacional e de industrialização.
3. Expansão: A internacionalização das empresas passa pela decisão de expansão, pode assumir diferentes formas, desde a exportação, ao licenciamento, ás aquisições e modelos de parceria.
4. Internacionalização: A internacionalização das empresas enfatizada a necessidade de se identificar oportunidades internacionais, a fim colher os benefícios de aumento de mercado, aumento de escala e vantagens de localização.
5. Globalização: A realidade da expansão internacional era algo para poucas empresas no passado, mas, com a globalização, este processo se tornou mais fácil e acessível para empresas cada vez menores.
6. Escolas teóricas: Existem várias escolas teóricas da internacionalização das empresas. A internacionalização acontece por meios com diferentes graus de comprometimento e riscos.
7. Teoria das vantagens: A teoria das vantagens de propriedade gera vantagens no mercado interno, tais como, tecnologia superior, uma marca conhecida e economias de escala.
8. Fronteiras organizacionais: Uma nova lógica econômica da racionalidade alvorece, caracterizada pelo redesenho das fronteiras organizacionais a partir das análises dos custos e dos ganhos como resultados de atividades produtivas.

Continue navegando