Buscar

A2A - Teorias Contemporâneas das RI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FOLHA DE QUESTÕES
	CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS
	DISCIPLINA: TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
	
	
	NOME: GUILHERME DE ALMEIDA ROCHA
	MATRÍCULA: 20172101885
	
	
	DATA: 02/12
	NOTA:
	PROVA: A2
	TURMA: online - NOITE
	
	
	
	
Observações e Orientações para realização da prova:
1. Entrega até dia 02.12.2021
1- Responda na folha de prova
2- Escolha 3 questões das listadas abaixo e responda as perguntas dentro do que foi abordado nas aulas e nas referências bibliográficas recomendadas 
3- Poste na Atividade Individual Avaliativa 2
Bom desempenho! A prova VALE 6,0 pontos (cada questões VALE 2,0 pontos)
QUESTÃO 02
Explique as premissas básicas e os conceitos centrais do pós-colonialismo.
	O pós-colonialismo buscava, acima de tudo, romper com os conceitos eurocêntricos que existem com relação à colonização, como por exemplo, que a colonização era algo que aconteceria naturalmente pelos países europeus serem supostamente mais avançados, colocando os não-europeus sempre abaixo, como civilizações periféricas, que não eram tão evoluídos. Com o tempo, o pós-colonialismo também buscou abordar as consequências do imperialismo dos Estados Unidos por todo o mundo, e a exclusão das minorias pelo mundo como uma forma de colonialismo contemporâneo.
QUESTÃO 04
As teorias feministas se projetam no campo de estudo das Relações Internacionais em uma chamada “segunda onda” do feminismo. Explique as maneiras pelas quais as autoras feministas introduzem o debate nas RI e suas premissas básicas. 
	As principais pensadoras feministas no âmbito internacional questionam tanto a presença das mulheres nas relações internacionais, como a visão que o mundo tem de que os homens são considerados capazes de liderarem por serem “fortes”, enquanto as mulheres não tem essa capacidade por serem “frágeis”.
	Uma das formas que o feminismo e suas vertentes (feminismo radical, feminismo pós-moderno, entre outros) é utilizado, é a partir do ponto de vista feminino, que gera resultados diferentes do que a aproximação masculina. Uma das aplicações da teoria feminista pelo mundo foram as Conferências Mundiais da Mulher realizadas pela ONU onde se discutem diversos temas com a intenção de trazer a atenção às discriminações e dificuldades que as mulheres passam pelo mundo.
QUESTÃO 05
Quais são os conceitos e premissas básicas da teoria queer? O que significa teoria queer em Relações Internacionais?
	A teoria queer busca inserir mais as mulheres a comunidade LGBTQ+, assim como questionar o conhecimento tradicionais por terem sido criados a partir de uma visão masculina, o que causou noções hierárquicas e até preconceituosas. Outro conceito importante é que as mulheres sejam ouvidas pelas suas experiências, para que ocorra uma redução nesse pensamento de que a opinião das mulheres é algo “trivial”.
	O termo queer, que pode ser traduzido como “estranho”, foi adotado primeiramente pela comunidade LGBTQ+, por antes ser usado com uma conotação negativa, e atualmente ser reapropriado pela própria comunidade para definir qualquer um que não seja hétero e cis gênero. Os pensadores da teoria queer, como Michael Foucault (1976) buscam contestar as conjecturas sociais em busca de um acolhimento da sexualidade.

Continue navegando