Buscar

atividade CM IV

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Para - Instituto de Ciências Médicas –
Módulo: Casos Motivadores IV
Prof. Dr. Antonio Carlos R. Vallinoto
01/11/2023
NOME:__Valdemir Silva Nunes ________________________________________________
NOME:__Luis Guilherme Cavalcante________________________________________________
Após a leitura do artigo de Queiroz et al. (2022), qual seu entendimento sobre:
1) A importância das citocinas no contexto da Covid-19?
Como já sabido, as citocinas são proteínas produzidas pelo sistema imunológico que desempenham um papel importante na resposta inflamatória do corpo a infecções. No contexto da COVID-19, a produção excessiva de citocinas pode levar a uma tempestade de citocinas, que é uma resposta inflamatória hiperativa que pode causar danos aos tecidos e órgãos do corpo. Isso pode levar a complicações graves, como a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) e falência de múltiplos órgãos. Portanto, entender os perfis de citocinas associados ao COVID-19 é importante para desenvolver tratamentos mais eficazes e prevenir complicações graves.
2) Covid-longa e quais citocinas podem servir como marcadores?
· Tendo como base a discussão do artigo, é possível inferir que pacientes associados a COVID de longa duração estão, na maioria das vezes, mais propensos a desenvolver sequelas da infecção.
· Apartir da verificação dos tipos de citocinas mais presente em cada grupo de pacientes, foi constatado que as IL-2 e IL-17 são citocinas mais presentes na COVID de longa duração, enquanto há baixos níveis de IL-4 e IL-10. Portanto, essas citocinas (IL-2 e IL-17) são marcadores de COVID de longa duração.

Continue navegando