Buscar

Estrutura e Processos Organizacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os gestores se debruçam no estudo das estruturas e processos organizacionais, também popularmente conhecidos como OSM (Organização, Sistemas e Métodos) para desenvolver um entendimento das estruturas organizacionais (passadas e contemporâneas) e propor melhorias e soluções às organizações da qual fazem parte.
 
Para iniciar a nossa discussão, escolha um modelo de estrutura organizacional e explique as vantagens ou desvantagens da mesma. Identifique se o modelo que você escolheu se parece com alguma empresa de seu conhecimento.
As estruturas organizacionais representam a forma como os elementos estão constituídos no ambiente de trabalho para atingir os resultados pretendidos, por meio da divisão de setores, cargos e funções, o nível hierárquico é determinado, assim como, a relação entre liderança e liderados.
A Estrutura Organizacional Funcional é a mais utilizada pelas empresas, sobretudo as de pequeno e médio porte. Ela foi estudada por Fayol dentro da Teoria Clássica.
Nessa estrutura ocorre uma divisão dos departamentos e setores, feita de acordo com a execução de cada área e função. Essa divisão aponta quais atividades serão realizadas pelos colaboradores em cada setor, com hierarquias e processos bem definidos.
Vantagens da Estrutura Funcional:
· Especialização e capacitação: Tanto os colaboradores nas diversas atividades quanto os membros da gestão saberão exatamente o que se espera deles, e como podem melhorar para entregar seus resultados.
· Harmonia no trabalho: Essa estrutura minimiza os conflitos sobre quem deveria fazer o que, já que cada atividade é pensada e distribuída inicialmente.
· Descentralização e autonomia: As lideranças da companhia não precisam estar envolvidas em cada pequena decisão, seu tempo é investido em pensamentos e ações estratégicas, deixando o controle operacional com outras camadas de gestores.
· Aumento da produtividade: Pessoas em um ambiente de estrutura funcional possuem habilidades especializadas que lhes permitem trabalhar de forma mais rápida e eficiente do que aqueles que não estão familiarizados com assuntos específicos.
Desvantagens da Estrutura Funcional:
· Dificuldade com tomada de decisão: Estruturas organizacionais formais como essa geralmente exigem que os funcionários busquem a aprovação da gerência e de outras figuras de autoridade antes de formar decisões.
· Concorrência entre departamentos: À medida que os funcionários de cada departamento trabalham juntos, eles começam a operar em equipe, com foco no alcance de objetivos específicos. Essa mentalidade orientada a objetivos, embora tipicamente positiva, pode levar à competição entre departamentos.
· Escorpo estreito: Sem orientação e informações extras dos gerentes, os funcionários dos departamentos podem trabalhar com conhecimento limitado de como suas funções se relacionam com os objetivos da empresa, eles também podem não entender como o trabalho deles se relaciona com outros departamentos.

Continue navegando