Buscar

MOTION GRAPHICS Unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIFACS - Universidade Salvador
MOTION GRAPHICS – Unidade 1
Observados e idealizados pelos animadores dos estúdios Disney por muitos e muitos anos, e trazidos à menção pela primeira vez em 1981 pelos animadores Ollie Johnston e Frank Thomas, no livro The illusion of life: Disney Animation, esses princípios foram estabelecidos pela tentativa constante de estes animadores conseguirem realismo e veracidade em níveis mais elevados para as animações que o estúdio realizava.
Depois de publicados, estes princípios foram sendo adotados por todos os animadores e estúdios existentes ao redor do mundo, pois realmente traziam uma maior veracidade para as animações produzidas e, consequentemente, atraíam mais o público, o que ajudou a criar um nicho de mercado muito mais forte do que era inicialmente.
Estes princípios carregam um enorme peso para todos os animadores, desde o iniciante até os mais experientes e já conceituados no mercado. Durante a carreira, um animador estuda e pratica estes princípios diariamente, em todo trabalho que realiza.
Os 12 princípios da animação são, hoje, os pilares de qualquer animação produzida, e o livro publicado pelos animadores da Disney é considerado a bíblia da animação. Por todos estes conceitos, conhecer estes princípios é obrigação básica de todo animador.
Tendo isso em mente, descreva quais são estes princípios (todos os 12) e as suas principais características.
Resposta:
1. Squash and Stretch (Esmagar e Esticar)
Este princípio é considerado o mais importante para a animação, e sua principal característica é alterar a forma da massa preservando o volume do objeto, proporcionando assim, mais naturalidade para o movimento.
2. Anticipation (Antecipação)
O objetivo deste princípio é preparar o telespectador para a ação que está por vir, assim como na vida real ao pularmos fazemos um movimento com os joelhos, na animação esse movimento também deve ser aplicado para se obter mais fluidez na cena.
3. Staging (Encenação)
A principal função deste princípio em uma animação é dar clareza para os movimentos, através de desenhos onde que se todas as expressões forem notadas a partir de uma silhueta, isso quer dizer que o telespectador irá entender de forma clara qual é a ação que o personagem está fazendo.
4. Straight Ahead and Pose to Pose (Animação direta e Posição-Chave)
Posição-chave: A principal característica deste princípio é a definição de posições-chave, para depois preencher os intervalos entre essas posições, e assim criar o movimento.
Animação direta: neste caso a animação é criada frame a frame, dando mais liberdade para o animador decidir os movimentos do personagem.
5. Overlapping and Follow Through (Continuidade e Sobreposição de Ação)
Sua principal característica é dar continuidade nos movimentos dos personagens, como por exemplo, se o personagem estiver usando um sobretudo ou tiver orelhas grandes, estes apelos continuam a balançar após a sua parada, trazendo mais realismo para a animação.
6. Slow in & Slow Out (Aceleração e Desaceleração)
Como o próprio nome já diz, este princípio se baseia em criar aceleração e desaceleração entre o ponto A e B de um movimento, deixando-o mais parecido com um movimento real.
7. Arcs (Movimento em Arcos)
A função deste princípio é trazer a naturalidade do movimento humano, que é em arco, para a animação, pois o efeito de um movimento retilíneo traz sensação de mecanização para a cena.
8. Secondary Actions (Ações Secundárias)
Se baseia em ações que são geradas a partir do movimento principal, como por exemplo, um personagem ao se movimentar, estimula outras partes do corpo bem como peças de roupa e acessórios.
9. Timing (Temporização)
Este princípio traz espaço e movimento para a ação, de forma que a deixe mais realista e menos robotizada.
10. Exaggeration (Exagero)
Além de ser algo cômico, o que combina muito bem com uma animação, o exagero em uma expressão também serve para deixar claro para o espectador o que o personagem está sentindo e qual é o objetivo daquela cena.
11. Solid Drawing (Desenho Volumétrico)
A principal característica deste princípio está relacionada com o desenho do personagem ou da forma, se ele possui as perspectivas corretas como a distribuição do peso e volume.
12. Appeal (Apelo)
Este princípio serve para orientar o animador da necessidade de projetar personagens com um design visual carismático, que envolva o público e una a história com a sua personalidade.

Continue navegando