Buscar

LET43 Cultura

Prévia do material em texto

No Brasil, observa-se uma cultura resultante da miscigenação de diversos grupos étnicos – indígenas, portugueses, africanos, como também dos diversos imigrantes, a exemplo dos italianos e holandeses – que participaram da formação da população brasileira e que, associada a grande extensão territorial do país, gerou uma vasta diversidade cultural.
Nesse sentido, buscou-se no país a construção de uma identidade nacional a partir da união das diversas representações culturais. Entretanto, ainda que tão miscigenada, nota-se no Brasil, a cultura da exclusão, aquela que tende a restringir a circulação de material, que será pequena ou mesmo nula e, de qualquer maneira, desacelerada pela presença do exclusivo e do excluído, pois é a cultura sinônimo de sofisticação e educação no sentido mais restritivo do termo. Ela tem a função de classificar as pessoas e grupos sociais e seus tipos de cultura em: erudita - produção para as elites dominantes - e a das massas, gerada pelo e para o popular, e que nesse viés discriminatório, inoperante.
E a partir dessa visão que deve-se discutir a “cultura da mistura”, aquela que apresenta um aspecto contínuo, favorecendo o “comércio” cultural. Essa é a que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social, de uma sociedade. No Brasil, ela é o patrimônio social, a soma dos conhecimentos, atitudes, valores, crenças e línguas dos povos que “reuniram-se” na formação do povo brasileiro.

Continue navegando