Buscar

av 2 ludicidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Pesquisadores da área apontam uma série de benefícios da música para a aprendizagem e a memória. A harmonia sonora apresenta efeitos que, poeticamente falando, aquietam os corações mais aflitos. Partindo desse pressuposto, analise as afirmativas a seguir: 
I- A maioria das crianças recebe os primeiros estímulos musicais quando música e afeto se unem em uma mágica alquimia para a criança. 
II- Após o nascimento, a criança interage com o mundo musical, no ventre materno não há essa possibilidade. 
III- Colocar músicas de ninar na hora de dormir pode atrapalhar o desenvolvimento do bebê. IV- Pesquisas mostram que a música no cérebro das crianças pode causar profunda emoção. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas II e IV estão corretas.
B) As afirmativas I e II estão corretas.
C) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D) As afirmativas I e IV estão corretas.
2Há um instrumento musical que pode ser feito com caixas de papelão cilíndricas; fita adesiva; dois bastões; tinta plástica; grãos de cereais ou pedrinhas. Que instrumento é esse?
A) Pandeiro.
B) Reco-reco.
C) Chocalho.
D) Maraca.
3Música, som, ritmo, melodia e harmonia são todos elementos que podem ser ouvidos simultaneamente. Existem algumas propriedades do som: altura, timbre, intensidade e duração. Qual propriedade se relaciona com a forma na qual o ouvido humano percebe a frequência do som?
A) Altura.
B) Duração.
C) Intensidade.
D) Timbre.
4A teoria das inteligências múltiplas sugere que existe um conjunto de habilidades, chamadas de inteligências, e que cada indivíduo as possui em grau e em combinações diferentes. Segundo Chiarelli (2005, p. 21), "uma inteligência implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural". São, a princípio, sete: inteligência musical, corporal-cinestésica, lógico-matemática, linguística, espacial, interpessoal e intrapessoal. A inteligência musical é caracterizada pela habilidade para reconhecer sons e ritmos, gosto em cantar ou tocar um instrumento musical. A questão da Inteligência Musical, apresentada por Howard Gardner (1995) na teoria das inteligências múltiplas, trás alguns motivos pelos quais ela deva ser melhor considerada no currículo escolar. Considerando isso, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recre@rte, n. 3, jun. 2005. Disponível em: http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03.htm. Acesso em: 10 jul. 2018.
A) A partir da teoria das múltiplas inteligências, cabe ao professores perceber qual área caracteriza a maioria dos estudantes e, a partir disso, desenvolver o planejamento.
B) A música é uma habilidade desenvolvida por algumas pessoas, dessa forma, não cabe à escola desenvolver essas práticas, visto que atende a uma demanda muito diversa.
C) A música é um elemento importante para estabelecer a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o equilíbrio psicossomático.
D) A música é importante em momentos de socializações, como festas e apresentações, desenvolvendo o aspecto cultural da comunidade.
5Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos, é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( v ) Ao trabalhar com diferentes sons, a criança aguça sua audição; ao acompanhar gestos ou dançar, ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons, ela está estabelecendo relações com o ambiente em que vive. 
( v ) Ao cantar e acompanhar uma música com gestos, palmas e danças, o desenvolvimento do senso rítmico e da coordenação motora na criança é favorecido. 
( v ) Ao se expressar musicalmente diante de outras crianças, ela afirma sua identidade, estabelece relações afetivas, desenvolve a autoestima, aceita suas capacidades de limitações, reconhece e valoriza a diferença. 
( f ) O aprendizado da música pouco contribui para o desenvolvimento afetivo da criança, ampliação da atividade cerebral ou melhora no desempenho escolar dos alunos, sendo irrelevante na socialização do indivíduo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F – F – F – F.
B) F – V – V – V.
C) V – V – V – F.
D) V – F – V – V.
6A prática docente na Educação infantil precisa valorizar a criança como sujeito de direitos, ativo, participante, protagonista; como ser histórico e social que se apropria da cultura existente, reproduzindo-a e modificando-a e, por isso, tem um papel importantíssimo para que a aprendizagem e o desenvolvimento dessa criança aconteça de forma plena e integral. Os professores devem reconhecer que a criança tem necessidade e direito de ser cuidada e acolhida como pessoa. E isso implica em atender suas individualidades, compreender suas manifestações emocionais, agir sobre elas, acatá-las como linguagem própria das crianças pequenas, dar e receber afeto, proporcionar o desenvolvimento da autonomia.A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA:
A) Fomentar o gosto pela leitura e pela escrita.
B) Contribuir para a constituição do "eu" da criança.
C) Falar como as crianças para que haja aproximação.
D) Interagir com as famílias para uma educação plena.
7Na área da saúde, experiências mostraram que a música contribui em certos aspectos no que tange à recuperação do paciente. Sobre a contribuição da música neste processo, analise as seguintes sentenças: 
I- Proporciona a cura imediata do paciente.
 II- Auxilia no controle da ansiedade dos pacientes.
 III- Ameniza a sensação de dor. 
IV- Estimula os pacientes com dano cerebral. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.
8Ao avaliar a criança, o educador avalia a si mesmo e a sua ação educativa, identificando os benefícios que sua prática pedagógica proporcionou. Qual a postura do professor que tem maturidade, compromisso e conhecimento?
A) Sempre proprõe avaliação escrita depois de uma aula.
B) Sempre avalia em rodas de conversas, pois é mais rápido e prático.
C) Acumula todo o conteúdo para ser feito em uma avaliação oral com os alunos mais inteligentes.
D) Toma como hábito a reflexão para aperfeiçoar sua prática, observando sobre um novo ângulo, criticando sua própria postura objetivando enxergar novos caminhos.
9Esse tipo de música se caracteriza pela simplicidade de sua composição. A qual tipo de música o exposto se refere?
A) Popular.
B) Folclórica.
C) Infantil.
D) Erudita.
10A cultura circundante desempenha um papel predominante na determinação do grau em que o potencial intelectual de um indivíduo é realizado. Sendo assim, a escola deve respeitar as habilidades de cada um e também propiciar o contato com atividades que trabalhem múltiplos aspectos.Por que isso deve ocorrer?
A) Porque possuímos múltiplos meios.
B) Porque possuímos múltiplas inteligências.
C) Porque possuímos uma inteligência única.
D) Porque não possuímos inteligência.

Outros materiais