Logo Passei Direto
Buscar

Atividade Motora Aplicada a Populações Especiais

User badge image
Kassio Costa

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As doenças do sistema cardiovascular, incluindo uma de suas principais formas de apresentação, a doença arterial coronária, representam uma das principais doenças do século 21 por sua morbidade e mortalidade. Sobre a doença arterial coronariana, assinale a alternativa que melhor representa os fatores de risco modificáveis para essa doença:
a. Dislipidemia, obesidade, diabetes e hereditariedade.
b. Diabetes, tabagismo, hipercolesterolemia e hipertensão arterial.
c. Hipertensão, sexo, diabetes e obesidade.
d. Obesidade, diabetes, hipertensão arterial e idade.
e. Genética, sexo, obesidade, diabetes e hipertensão.

O teste ergométrico é uma ótima ferramenta para avaliação do prognóstico da doença arterial coronariana. Do ponto de vista do profissional de Educação Física é ferramenta de segurança e precisão para prescrição do exercício físico.
Durante a execução de um teste ergométrico, espera-se que:
a. A frequência cardíaca se mantenha estável em resposta a um aumento da intensidade do exercício físico quando o indivíduo for treinado.
b. A pressão arterial sistólica diminua progressivamente em grandes intensidades.
c. Em um indivíduo sedentário, a pressão arterial sistólica se mantenha estável até o final do teste.
d. Em um teste positivo haja alterações eletrocardiográficas que sinalizem isquemia.
e. A frequência cardíaca não aumente muito, mesmo com o aumento da intensidade.

Seu aluno tem DM2 e, em um determinado dia de treino, ele iniciou a aula com Gli de 120 mg/dL e, no final do treino, ele estava com Gli 145 mg/dL. Leia atentamente as afirmações sobre as possíveis causas desses valores.
Assinale a única alternativa correta:
I. Curto espaço de tempo da refeição principal ou algum alimento gorduroso que fez com que sua glicemia continuasse subindo.
II. Pode ser que tenha se estressado emocionalmente e/ou apresentou desidratação.
III. O aluno pode estar com algum processo inflamatório como infecção urinária.
IV. Praticou exercícios muito intensos com característica anaeróbia como hipertrofia/força/tiros, sendo que esses não utilizam glicemia da corrente sanguínea e estimulam a produção hepática de glicose.
a. I, II e III são incorretas.
b. III está correta.
c. II e III estão incorretas.
d. IV está incorreta.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Você tem um aluno com DM1 que chega para o treino com as seguintes características descritas e você deve saber o que é correto:
Assinale a única alternativa correta:
I. Glicemia de 350 mg/dL sem presença de cetoacidose.
II. Glicemia de 250 mg/dL com presença de cetoacidose.
III. Glicemia de 72 mg/dL sem suplemento de carboidrato.
IV. Glicemia de 90 mg/dL e suplementou com 40 g de carboidrato meia hora antes, para executar exercícios intensos por 60min.
a. Conforme as afirmações I e IV, o aluno pode treinar desde que faça a correção glicêmica.
b. Na afirmação II, o aluno não pode treinar normalmente e na IV, o anunciado indica ações que podem não ser adequadas para o tipo de treino, pode treinar e é necessário cautela.
c. Nos anunciados II e III pode treinar normalmente.
d. Nos anunciados I e IV, o aluno pode treinar; no anunciado III, a melhor opção é não treinar.
e. Em todos os anunciados, o aluno pode treinar.

A atividade física no período gestacional é amplamente recomendada atualmente, entretanto existem algumas atividades que podem ser contraindicadas para esse período. Recordando o que estudamos sobre as modificações no organismo feminino durante a gestação, os exercícios realizados na posição decúbito dorsal são:
Escolha uma opção:
a. Exercícios indicados que podem auxiliar no fortalecimento da musculatura do períneo e do glúteo, entretanto não devem ser executados por tempo prolongado porque pode causar hipotensão à gestante por comprimir a veia cava.
b. Exercícios totalmente contraindicados, pois deveria haver um apoio alto (travesseiro) na região da cabeça para que ficasse mais confortável à gestante.
c. Exercícios corretos muito indicados para diminuir as lombalgias, características dessa população.
d. Exercícios contraindicados que sobrecarregam e causam dores na coluna cervical.
e. Exercícios contraindicados que exigem muito esforço da gestante, tanto no ponto de vista biomecânico quanto na intensidade fisiológica.

Até algumas décadas atrás, a recomendação para indivíduos com insuficiência cardíaca era manter repouso absoluto, principalmente quando esse processo acontecia em decorrência de infarto do miocárdio. Porém, sabe-se hoje que a inatividade física colabora ainda mais para a piora do quadro da insuficiência cardíaca.
Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA referente à prescrição de exercício físico na insuficiência cardíaca.
a. Os indivíduos que apresentam baixa tolerância ao esforço, isquemia precoce no esforço, fração de ejeção inferior a 30% e valores mais elevados do equivalente ventilatório de CO2 (VE/CO2) podem apresentar maior risco e, por isso, devem ser acompanhados com atenção e precaução.
b. Pode-se aplicar a intensidade de 40% a 60% da frequência cardíaca estimada no pico do esforço, no teste ergométrico convencional, ou a média da frequência cardíaca medida no limiar ventilatório e menos 10% da obtida no ponto de compensação respiratória, quando realizado o teste ergoespirométrico, mesmo que o paciente esteja em uso de medicamentos que possam interferir no ritmo cardíaco.
c. O primeiro deles é se certificar de que esses indivíduos estejam clinicamente estáveis por período não inferior a 30 dias e que tenham se submetido a um teste ergométrico ou, preferencialmente, a um teste ergoespirométrico.
d. As sessões de atividade física supervisionada devem ser realizadas, no mínimo, três vezes por semana durante seis meses. Para indivíduos com quadro estável, pode-se sugerir que pratiquem atividade física não supervisionada nos demais dias, controlada pelo nível de cansaço e pela frequência de treinamento estabelecida.
e. A intensidade da atividade física deve sempre ser individualizada e progredir lentamente, em particular nos pacientes com acentuada intolerância ao exercício. Os períodos de aquecimento (pré-exercício) e resfriamento (pós-exercício) devem ser mais curtos, em média 05 minutos cada.

Você tem alunos que treinam após o trabalho no início da noite, muitas vezes com um intervalo prolongado de jejum. Para treinar é recomendado que o aluno esteja com um valor estimado de glicemia capilar como garantia do desempenho para evitar possível hipoglicemia, para isso é necessário que você assim como o aluno saibam qual quantidade de carboidrato que ele precisará suplementar. Partindo desse conhecimento, leia as alternativas e assinale a que descreve qual o valor mínimo recomendado para iniciar uma sessão de exercícios e os valores correspondentes à suplementação de carboidrato (CHO) conforme a intensidade de exercício.
a. Iniciar com glicemia acima de 100 mg/dL e suplemento para exercício leve 15 g/h de CHO, exercício moderado 15-30 g/h de CHO e exercício intenso de 30-45 g/h de CHO.
b. Iniciar com glicemia acima de 100 mg/dL e suplemento para exercício leve 15 g/h de CHO, exercício moderado 15-45 g/h de CHO e exercício intenso de 45-65 g/h de CHO.
c. Iniciar com glicemia acima de 120 mg/dL e suplemento para exercício moderado 25-55 g/h de CHO e exercício intenso de 55-65 g/h de CHO.
d. Iniciar com glicemia acima de 110 mg/dL e suplemento para exercício leve 15 g/h de CHO, exercício moderado 15-45 g/h de CHO e exercício intenso acima de 45 g/h de CHO.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

O envelhecimento é descrito como um processo dinâmico e progressivo, em que ocorrem diversas modificações psicológicas, como a perda da capacidade de adaptação do idoso ao meio, alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, além do aumento da prevalência de doenças e disfunções incapacitantes, como a perda do papel social, da renda e da independência.
A partir desse conhecimento, leia as alternativas a seguir sobre algumas alterações provocadas pelo envelhecimento.
I. Após a quarta década pode se observar até um centímetro de perda na estatura, isso em consequência de fatores como o aumento das curvaturas da coluna e degeneração dos discos intervertebrais.
II. Na composição corporal, ocorre um aumento do tecido adiposo, que tende a se depositar nos compartimentos omentos (peritônio, membrana que recobre as paredes do abdômen) na região perirrenal (em torno dos rins).
III. O aumento da massa gorda não diferencia entre homens e mulheres.
IV. O tecido adiposo subcutâneo também aumenta nos membros.
V. Além da massa magra, também é observada perda importante de massa em órgãos como rins e fígado.
a. I, II, IV e V.
b. I, III e V.
c. I, II e V.
d. I, II, III, IV e V.
e. I, IV e V.

Durante a gestação ocorrem diversas modificações no organismo feminino. Dentre essas modificações podemos incluir alterações na pressão arterial, tontura e mal-estar às gestantes, que estão particularmente relacionadas ao:
Escolha uma opção:
a. Diminuição do débito cardíaco e diminuição da frequência cardíaca.
b. Aumento do volume sanguíneo materno, vasodilatação periférica acentuada.
c. Redução da função cardíaca e débito cardíaco diminuído.
d. Enjoos persistentes, desidratação e hipertensão pré-existente.
e. Demanda inadequada de nutrientes, enjoos e vômitos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As doenças do sistema cardiovascular, incluindo uma de suas principais formas de apresentação, a doença arterial coronária, representam uma das principais doenças do século 21 por sua morbidade e mortalidade. Sobre a doença arterial coronariana, assinale a alternativa que melhor representa os fatores de risco modificáveis para essa doença:
a. Dislipidemia, obesidade, diabetes e hereditariedade.
b. Diabetes, tabagismo, hipercolesterolemia e hipertensão arterial.
c. Hipertensão, sexo, diabetes e obesidade.
d. Obesidade, diabetes, hipertensão arterial e idade.
e. Genética, sexo, obesidade, diabetes e hipertensão.

O teste ergométrico é uma ótima ferramenta para avaliação do prognóstico da doença arterial coronariana. Do ponto de vista do profissional de Educação Física é ferramenta de segurança e precisão para prescrição do exercício físico.
Durante a execução de um teste ergométrico, espera-se que:
a. A frequência cardíaca se mantenha estável em resposta a um aumento da intensidade do exercício físico quando o indivíduo for treinado.
b. A pressão arterial sistólica diminua progressivamente em grandes intensidades.
c. Em um indivíduo sedentário, a pressão arterial sistólica se mantenha estável até o final do teste.
d. Em um teste positivo haja alterações eletrocardiográficas que sinalizem isquemia.
e. A frequência cardíaca não aumente muito, mesmo com o aumento da intensidade.

Seu aluno tem DM2 e, em um determinado dia de treino, ele iniciou a aula com Gli de 120 mg/dL e, no final do treino, ele estava com Gli 145 mg/dL. Leia atentamente as afirmações sobre as possíveis causas desses valores.
Assinale a única alternativa correta:
I. Curto espaço de tempo da refeição principal ou algum alimento gorduroso que fez com que sua glicemia continuasse subindo.
II. Pode ser que tenha se estressado emocionalmente e/ou apresentou desidratação.
III. O aluno pode estar com algum processo inflamatório como infecção urinária.
IV. Praticou exercícios muito intensos com característica anaeróbia como hipertrofia/força/tiros, sendo que esses não utilizam glicemia da corrente sanguínea e estimulam a produção hepática de glicose.
a. I, II e III são incorretas.
b. III está correta.
c. II e III estão incorretas.
d. IV está incorreta.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Você tem um aluno com DM1 que chega para o treino com as seguintes características descritas e você deve saber o que é correto:
Assinale a única alternativa correta:
I. Glicemia de 350 mg/dL sem presença de cetoacidose.
II. Glicemia de 250 mg/dL com presença de cetoacidose.
III. Glicemia de 72 mg/dL sem suplemento de carboidrato.
IV. Glicemia de 90 mg/dL e suplementou com 40 g de carboidrato meia hora antes, para executar exercícios intensos por 60min.
a. Conforme as afirmações I e IV, o aluno pode treinar desde que faça a correção glicêmica.
b. Na afirmação II, o aluno não pode treinar normalmente e na IV, o anunciado indica ações que podem não ser adequadas para o tipo de treino, pode treinar e é necessário cautela.
c. Nos anunciados II e III pode treinar normalmente.
d. Nos anunciados I e IV, o aluno pode treinar; no anunciado III, a melhor opção é não treinar.
e. Em todos os anunciados, o aluno pode treinar.

A atividade física no período gestacional é amplamente recomendada atualmente, entretanto existem algumas atividades que podem ser contraindicadas para esse período. Recordando o que estudamos sobre as modificações no organismo feminino durante a gestação, os exercícios realizados na posição decúbito dorsal são:
Escolha uma opção:
a. Exercícios indicados que podem auxiliar no fortalecimento da musculatura do períneo e do glúteo, entretanto não devem ser executados por tempo prolongado porque pode causar hipotensão à gestante por comprimir a veia cava.
b. Exercícios totalmente contraindicados, pois deveria haver um apoio alto (travesseiro) na região da cabeça para que ficasse mais confortável à gestante.
c. Exercícios corretos muito indicados para diminuir as lombalgias, características dessa população.
d. Exercícios contraindicados que sobrecarregam e causam dores na coluna cervical.
e. Exercícios contraindicados que exigem muito esforço da gestante, tanto no ponto de vista biomecânico quanto na intensidade fisiológica.

Até algumas décadas atrás, a recomendação para indivíduos com insuficiência cardíaca era manter repouso absoluto, principalmente quando esse processo acontecia em decorrência de infarto do miocárdio. Porém, sabe-se hoje que a inatividade física colabora ainda mais para a piora do quadro da insuficiência cardíaca.
Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA referente à prescrição de exercício físico na insuficiência cardíaca.
a. Os indivíduos que apresentam baixa tolerância ao esforço, isquemia precoce no esforço, fração de ejeção inferior a 30% e valores mais elevados do equivalente ventilatório de CO2 (VE/CO2) podem apresentar maior risco e, por isso, devem ser acompanhados com atenção e precaução.
b. Pode-se aplicar a intensidade de 40% a 60% da frequência cardíaca estimada no pico do esforço, no teste ergométrico convencional, ou a média da frequência cardíaca medida no limiar ventilatório e menos 10% da obtida no ponto de compensação respiratória, quando realizado o teste ergoespirométrico, mesmo que o paciente esteja em uso de medicamentos que possam interferir no ritmo cardíaco.
c. O primeiro deles é se certificar de que esses indivíduos estejam clinicamente estáveis por período não inferior a 30 dias e que tenham se submetido a um teste ergométrico ou, preferencialmente, a um teste ergoespirométrico.
d. As sessões de atividade física supervisionada devem ser realizadas, no mínimo, três vezes por semana durante seis meses. Para indivíduos com quadro estável, pode-se sugerir que pratiquem atividade física não supervisionada nos demais dias, controlada pelo nível de cansaço e pela frequência de treinamento estabelecida.
e. A intensidade da atividade física deve sempre ser individualizada e progredir lentamente, em particular nos pacientes com acentuada intolerância ao exercício. Os períodos de aquecimento (pré-exercício) e resfriamento (pós-exercício) devem ser mais curtos, em média 05 minutos cada.

Você tem alunos que treinam após o trabalho no início da noite, muitas vezes com um intervalo prolongado de jejum. Para treinar é recomendado que o aluno esteja com um valor estimado de glicemia capilar como garantia do desempenho para evitar possível hipoglicemia, para isso é necessário que você assim como o aluno saibam qual quantidade de carboidrato que ele precisará suplementar. Partindo desse conhecimento, leia as alternativas e assinale a que descreve qual o valor mínimo recomendado para iniciar uma sessão de exercícios e os valores correspondentes à suplementação de carboidrato (CHO) conforme a intensidade de exercício.
a. Iniciar com glicemia acima de 100 mg/dL e suplemento para exercício leve 15 g/h de CHO, exercício moderado 15-30 g/h de CHO e exercício intenso de 30-45 g/h de CHO.
b. Iniciar com glicemia acima de 100 mg/dL e suplemento para exercício leve 15 g/h de CHO, exercício moderado 15-45 g/h de CHO e exercício intenso de 45-65 g/h de CHO.
c. Iniciar com glicemia acima de 120 mg/dL e suplemento para exercício moderado 25-55 g/h de CHO e exercício intenso de 55-65 g/h de CHO.
d. Iniciar com glicemia acima de 110 mg/dL e suplemento para exercício leve 15 g/h de CHO, exercício moderado 15-45 g/h de CHO e exercício intenso acima de 45 g/h de CHO.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

O envelhecimento é descrito como um processo dinâmico e progressivo, em que ocorrem diversas modificações psicológicas, como a perda da capacidade de adaptação do idoso ao meio, alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, além do aumento da prevalência de doenças e disfunções incapacitantes, como a perda do papel social, da renda e da independência.
A partir desse conhecimento, leia as alternativas a seguir sobre algumas alterações provocadas pelo envelhecimento.
I. Após a quarta década pode se observar até um centímetro de perda na estatura, isso em consequência de fatores como o aumento das curvaturas da coluna e degeneração dos discos intervertebrais.
II. Na composição corporal, ocorre um aumento do tecido adiposo, que tende a se depositar nos compartimentos omentos (peritônio, membrana que recobre as paredes do abdômen) na região perirrenal (em torno dos rins).
III. O aumento da massa gorda não diferencia entre homens e mulheres.
IV. O tecido adiposo subcutâneo também aumenta nos membros.
V. Além da massa magra, também é observada perda importante de massa em órgãos como rins e fígado.
a. I, II, IV e V.
b. I, III e V.
c. I, II e V.
d. I, II, III, IV e V.
e. I, IV e V.

Durante a gestação ocorrem diversas modificações no organismo feminino. Dentre essas modificações podemos incluir alterações na pressão arterial, tontura e mal-estar às gestantes, que estão particularmente relacionadas ao:
Escolha uma opção:
a. Diminuição do débito cardíaco e diminuição da frequência cardíaca.
b. Aumento do volume sanguíneo materno, vasodilatação periférica acentuada.
c. Redução da função cardíaca e débito cardíaco diminuído.
d. Enjoos persistentes, desidratação e hipertensão pré-existente.
e. Demanda inadequada de nutrientes, enjoos e vômitos.

Prévia do material em texto

28/11/2023, 22:56 Questionário Online: Revisão da tentativa
https://ava.aquivocepode.com.br/avauniplan/mod/quiz/review.php?attempt=213250&cmid=24357 1/6
Iniciado em terça-feira, 28 nov. 2023, 22:48
Estado Finalizada
Concluída em terça-feira, 28 nov. 2023, 22:56
Tempo
empregado
7 minutos 59 segundos
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 2
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
As doenças do sistema cardiovascular, incluindo uma de suas principais formas de apresentação, a doença arterial
coronária, representam uma das principais doenças do século 21 por sua morbidade e mortalidade. Sobre a doença arterial
coronariana, assinale a alternativa que melhor representa os fatores de risco modificáveis para essa doença:
Escolha uma opção:
a. Diabetes, tabagismo, hipercolesterolemia e hipertensão arterial.
b. Genética, sexo, obesidade, diabetes e hipertensão.
c. Obesidade, diabetes, hipertensão arterial e idade.
d. Dislipidemia, obesidade, diabetes e hereditariedade.
e. Hipertensão, sexo, diabetes e obesidade.
O teste ergométrico é uma ótima ferramenta para avaliação do prognóstico da doença arterial coronariana. Do ponto de
vista do profissional de Educação Física é ferramenta de segurança e precisão para prescrição do exercício físico. Durante a
execução de um teste ergométrico, espera-se que:
Escolha uma opção:
a. A frequência cardíaca se mantenha estável em resposta a um aumento da intensidade do exercício físico quando o
indivíduo for treinado.
b. A pressão arterial sistólica diminua progressivamente em grandes intensidades.
c. Em um teste positivo haja alterações eletrocardiográficas que sinalizem isquemia.
d. Em um indivíduo sedentário, a pressão arterial sistólica se mantenha estável até o final do teste.
e. A frequência cardíaca não aumente muito, mesmo com o aumento da intensidade.
28/11/2023, 22:56 Questionário Online: Revisão da tentativa
https://ava.aquivocepode.com.br/avauniplan/mod/quiz/review.php?attempt=213250&cmid=24357 2/6
Questão 3
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 4
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Seu aluno tem DM2 e, em um determinado dia de treino, ele iniciou a aula com Gli de
120 mg/dL e, no final do treino, ele estava com Gli 145 mg/dL. Leia atentamente as afirmações sobre as possíveis causas
desses valores.
I. Curto espaço de tempo da refeição principal ou algum alimento gorduroso que fez com que sua glicemia continuasse
subindo.
II. Pode ser que tenha se estressado emocionalmente e/ou apresentou desidratação.
III. O aluno pode estar com algum processo inflamatório como infecção urinária.
IV. Praticou exercícios muito intensos com característica anaeróbia como hipertrofia/força/tiros, sendo que esses não
utilizam glicemia da corrente sanguínea e estimulam a produção hepática de glicose.
Assinale a única alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. II e III estão incorretas.
b. III está correta.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. I, II e III são incorretas.
e. IV está incorreta.
Você tem um aluno com DM1 que chega para o treino com as seguintes características descritas e você deve saber o que é
correto:
I. Glicemia de 350 mg/dL sem presença de cetoacidose.
II. Glicemia de 250 mg/dL com presença de cetoacidose.
III. Glicemia de 72 mg/dL sem suplemento de carboidrato.
IV. Glicemia de 90 mg/dL e suplementou com 40 g de carboidrato meia hora antes, para executar exercícios intensos por
60min.
Assinale a única alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Na afirmação II, o aluno não pode treinar normalmente e na IV, o anunciado indica ações que podem não ser
adequadas para o tipo de treino, pode treinar e é necessário cautela.
b. Nos anunciados I e IV, o aluno pode treinar; no anunciado III, a melhor opção é não treinar.
c. Em todos os anunciados, o aluno pode treinar.
d. Nos anunciados II e III pode treinar normalmente.
e. Conforme as afirmações I e IV, o aluno pode treinar desde que faça a correção glicêmica.
28/11/2023, 22:56 Questionário Online: Revisão da tentativa
https://ava.aquivocepode.com.br/avauniplan/mod/quiz/review.php?attempt=213250&cmid=24357 3/6
Questão 5
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 6
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
A atividade física no período gestacional é amplamente recomendada atualmente, entretanto existem algumas atividades
que podem ser contraindicadas para esse período. Recordando o que estudamos sobre as modificações no organismo
feminino durante a gestação, os exercícios realizados na posição decúbito dorsal são:
Escolha uma opção:
a. Exercícios contraindicados que exigem muito esforço da gestante, tanto no ponto de vista biomecânico quanto na
intensidade fisiológica.
b. Exercícios corretos muito indicados para diminuir as lombalgias, características dessa população.
c. Exercícios indicados que podem auxiliar no fortalecimento da musculatura do períneo e do glúteo, entretanto não
devem ser executados por tempo prolongado porque pode causar hipotensão à gestante por comprimir a veia cava.
d. Exercícios contraindicados que sobrecarregam e causam dores na coluna cervical.
e. Exercícios totalmente contraindicados, pois deveria haver um apoio alto (travesseiro) na região da cabeça para que
ficasse mais confortável à gestante.
Todas as valvopatias podem evoluir com sintomas de insuficiência cardíaca que podem incluir:
Escolha uma opção:
a. Chiado e hemoptise.
b. Todas as anteriores.
c. Como dispneia aos esforços e dispneia paroxística noturna.
d. Ortopneia e tosse.
e. Edema periférico e fadiga.
28/11/2023, 22:56 Questionário Online: Revisão da tentativa
https://ava.aquivocepode.com.br/avauniplan/mod/quiz/review.php?attempt=213250&cmid=24357 4/6
Questão 7
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 8
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Até algumas décadas atrás, a recomendação para indivíduos com insuficiência cardíaca era manter repouso absoluto,
principalmente quando esse processo acontecia em decorrência de infarto do miocárdio. Porém, sabe-se hoje que a
inatividade física colabora ainda mais para a piora do quadro da insuficiência cardíaca. Neste contexto, assinale a
alternativa INCORRETA referente à prescrição de exercício físico na insuficiência cardíaca.
Escolha uma opção:
a. Os indivíduos que apresentam baixa tolerância ao esforço, isquemia precoce no esforço, fração de ejeção inferior a
30% e valores mais elevados do equivalente ventilatório de CO2 (VE/CO2) podem apresentar maior risco e, por isso,
devem ser acompanhados com atenção e precaução.
b. Pode-se aplicar a intensidade de 40% a 60% da frequência cardíaca estimada no pico do esforço, no teste
ergométrico convencional, ou a média da frequência cardíaca medida no limiar ventilatório e menos 10% da obtida
no ponto de compensação respiratória, quando realizado o teste ergoespirométrico, mesmo que o paciente esteja
em uso de medicamentos que possam interferir no ritmo cardíaco.
c. O primeiro deles é se certificar de que esses indivíduos estejam clinicamente estáveis por período não inferior a 30
dias e que tenham se submetido a um teste ergométrico ou, preferencialmente, a um teste ergoespirométrico.
d. As sessões de atividade física supervisionada devem ser realizadas, no mínimo, três vezes por semana durante seis
meses. Para indivíduos com quadro estável, pode-se sugerir que pratiquem atividade física não supervisionada nos
demais dias, controlada pelo nível de cansaço e pela frequência de treinamento estabelecida.
e. A intensidade da atividade física deve sempre ser individualizada e progredir lentamente, em particular nos
pacientes com acentuada intolerância ao exercício. Os períodos de aquecimento (pré-exercício) e resfriamento
(pós-exercício) devem ser mais curtos, em média 05 minutos cada.
Você tem alunos que treinam após o trabalho no início da noite, muitas vezes com um intervalo prolongado de jejum. Para
treinar é recomendado que o aluno esteja com um valor estimado de glicemia capilar como garantia do desempenho para
evitar possível hipoglicemia, para isso é necessário quevocê assim como o aluno saibam qual quantidade de carboidrato
que ele precisará suplementar. Partindo desse conhecimento, leia as alternativas e assinale a que descreve qual o valor
mínimo recomendado para iniciar uma sessão de exercícios e os valores correspondentes à suplementação de carboidrato
(CHO) conforme a intensidade de exercício.
Escolha uma opção:
a. Iniciar com glicemia acima de 110 mg/dL e suplemento para exercício leve 15 g/h de CHO, exercício moderado 15-45
g/h de CHO e exercício intenso acima de 45 g/h de CHO.
b. Iniciar com glicemia acima de 100 mg/dL e suplemento para exercício leve 15 g/h de CHO, exercício moderado 15-30
g/h de CHO e exercício intenso de 30-45 g/h de CHO.
c. Iniciar com glicemia acima de 100 mg/dL e suplemento para exercício leve 15 g/h de CHO, exercício moderado 15-45
g/h de CHO e exercício intenso de 45-65 g/h de CHO.
d. Iniciar com glicemia acima de 120 mg/dL e suplemento para exercício moderado 25-55 g/h de CHO e exercício
intenso de 55-65 g/h de CHO.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
28/11/2023, 22:56 Questionário Online: Revisão da tentativa
https://ava.aquivocepode.com.br/avauniplan/mod/quiz/review.php?attempt=213250&cmid=24357 5/6
Questão 9
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 10
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
O envelhecimento é descrito como um processo dinâmico e progressivo, em que ocorrem diversas modificações
psicológicas, como a perda da capacidade de adaptação do idoso ao meio, alterações morfológicas, funcionais e
bioquímicas, além do aumento da prevalência de doenças e disfunções incapacitantes, como a perda do papel social, da
renda e da independência. A partir desse conhecimento, leia as alternativas a seguir sobre algumas alterações provocadas
pelo envelhecimento.
I. Após a quarta década pode se observar até um centímetro de perda na estatura, isso em consequência de fatores como o
aumento das curvaturas da coluna e degeneração dos discos intervertebrais.
II. Na composição corporal, ocorre um aumento do tecido adiposo, que tende a se depositar nos compartimentos omentos
(peritônio, membrana que recobre as paredes do abdômen) na região perirrenal (em torno dos rins).
III. O aumento da massa gorda não diferencia entre homens e mulheres.
IV. O tecido adiposo subcutâneo também aumenta nos membros.
V. Além da massa magra, também é observada perda importante de massa em órgãos como rins e fígado.
Escolha uma opção:
a. I, II, IV e V.
b. I, III e V.
c. I, II e V.
d. I, II, III, IV e V.
e. I, IV e V.
Durante a gestação ocorrem diversas modificações no organismo feminino. Dentre essas modificações podemos incluir
alterações na pressão arterial, tontura e mal-estar às gestantes, que estão particularmente relacionadas ao:
Escolha uma opção:
a. Aumento do volume sanguíneo materno, vasodilatação periférica acentuada.
b. Diminuição do débito cardíaco e diminuição da frequência cardíaca.
c. Redução da função cardíaca e débito cardíaco diminuído.
d. Enjoos persistentes, desidratação e hipertensão pré-existente.
e. Demanda inadequada de nutrientes, enjoos e vômitos.
28/11/2023, 22:56 Questionário Online: Revisão da tentativa
https://ava.aquivocepode.com.br/avauniplan/mod/quiz/review.php?attempt=213250&cmid=24357 6/6
© Copyright Grupo Aqui Você Pode - Todos os direitos reservados. Política de privacidade e Termos de uso
Sobre nós
Nossa visão de futuro e nossos objetivos
são sintetizados na missão de formar
o cidadão através da educação.
  
Contatos
 0800.725.0045
 WhatsApp: (85) 3535.5819

www.aquivocepode.com.br
Download Moodle
https://www.aquivocepode.com.br/politicas-privacidade/
https://api.whatsapp.com/send?phone=558535355819
https://api.whatsapp.com/send?phone=558535355819
https://www.facebook.com/Aquivocepodeunipuniplan/
https://www.facebook.com/Aquivocepodeunipuniplan/
https://www.instagram.com/aquivocepodeoficial/
https://www.instagram.com/aquivocepodeoficial/
tel:08007250045
https://api.whatsapp.com/send?phone=558535355819
https://www.aquivocepode.com.br/

Mais conteúdos dessa disciplina