Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

7
ESCOLA MUNICIPAL 1º DE MAIO
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANÁLITICA
PROFESSOR: AMÉRICO DOS SANTOS NETO
	
COMPLEXOMETRIA POR MÉTODO DE DESLOCAMENTO
Determinação da concentração do cloreto de níquel NiCl2
TURMA: 2QA
GRUPO: 06
MATHEUS FELIPE Nº 19
GUARUJÁ, 04 DE SETEMBRO DE 2023
Sumário
1 INTRODUÇÃO	3
2 OBJETVO	4
3 MATERIAL	4
4 REAGENTES	4
5 PROCEDIMENTO	4
5.1 Materiais utilizados na Concentração..................................................................................4
6 REAÇÃO	5
7 CÁLCULOS	5
7.1 Cálculo do volume médio gasto de EDTA...............................................................................5
 7.1.1 Cálculo da conversão da unidade....................................................................................5
7.1.2 Cálculo do ponto de equivalência...................................................................................6
CONCLUSÂO...........................................................................................................................6
ANEXO 	7
REFERÊNCIAS	8
1 INTRODUÇÃO
A titulações complexométricas não específicas, envolvem ligantes com grau de seletividade baixo, mas que alcançam grandes potencialidades com o controle do meio reacional, estando nesta categoria os métodos de titulação com o EDTA ou ligantes correlatos, empregando indicadores complexométricos, que também podem ser específicos ou metalolocrômicos.
Um determinado íon pode formar um excelente complexo (estável e viável cineticamente) com EDTA, mas não permitir o uso de uma reação indicadora adequada para se detectar o ponto final complexométrico. Nessas circunstâncias, pode ser empregada uma solução de um complexo menos estável como substituinte da espécie analítica. Ocorre então o deslocamento do metal substituinte pela espécie analítica, permitindo o uso de uma reação indicadora disponível (adequada para o metal deslocado em equilíbrio).
Portanto, o EDTA (ácido etilenodiaminatetraacético) é, de longe, o agente Quelante mais utilizado em Química Analítica, podendo praticamente todos os elementos da tabela periódica ser analisados com EDTA, quer direta quer indiretamente.
2 OBJETIVOS
Determinar a concentração do cloreto de níquel NiCl2.
3 MATERIAL	
· 2 Béquer de 100 mL
· 2 Béqure de 50 ml
· 2 Erlenmeyer de 250 mL 
· 1 Pipeta volumétrica de 5,0 mL
· 1 Pipeta volumétrica de 2,0 ml
· 1 Pêra
· 1 Proveta de 50 ml
· 1 pinceta com água destilada
· 1 Bureta de 50,00 mL
· 1 vidro de relógio
· 1 Espátula
· 1 Suporte universal
· Agitador Magnético
· Guarra para bureta
· Garra e anel com mufa
· EPI’s – Jaleco e óculos de proteção
· EPC
4 REAGENTE
· 05 N de Solução NaOH
· Solução NaCl2. 6H2O
· Solução de EDTA 0,01 M
· Solução de ZnSO4 – 0,01 M
· Indicador - Grãos de Murexida
5 PROCEDIMENTOS
5.1 Materiais utilizados na Concentração
· Utilizar vidrarias higienizadas e secas;
· Lavar as vidrarias com água corrente e sabão e após isso lavar com água destilada;
· Adicionar 20,0 ml de EDTA concentração: 0,01M;
· Adicionar 1 ml de NiCL2. 6H2O; 
· Adicionar o indicador Murexida;
· Titular com ZnSO4 . 7H2O ate o ponto de viragem (violeta - rosa);
· Fechar a bureta, quando ocorrer á mudança de cor ;
· Realizar a duplicata;
· Anotar o volume gasto da solução de EDTA (volume I)
· Realizar os cálculos necessários
6 REAÇÃO
Ni2+ + EDTA (excesso) + Ind → NiEDTA + EDTA (sobra) + Ind (violeta)
EDTA (sobra) + Ind + ZnSO4 → ZnEDTA + SO4-2 + ZN Ind (rosa)
7 CÁLCULOS
7.1 Cálculo do volume médio gasto de EDTA
V1+ V2 = 3,0 ml + 3,0ml = 3,0 ml
 2 2
 7.1.1 Cálculo da conversão da unidade
N = K x M (EDTA)
N = 2.0 x 0,01 
N = 0,02000 neq/L
7.1.2 Cálculo do ponto de equivalência
 Titulante = Titulado 
 (N x V) = (N x V) - (N x V)
 (N. 10) = (0,02.20,0 – 0,02. 3,0)
 N = 0,3400/1
 
 N = 0,3400 neq/L
8 CONCLUSÃO
Com esse trabalho podemos obter um melhor entendimento de como se formam os complexos, na complexação por método de deslocamento, suas estabilidades e suas características químicas.
As condições necessárias para que uma titulação ocorra são as mesmas para qualquer tipo de titulação. A reação entre o titulado e o titulante deve ser rápida, completa, e escrita através de uma reação química. Isto é, a cinética e o equilíbrio devem favorecer fortemente a formação dos produtos. Por outro lado, a solução do titulante deve ser estável, e a sua concentração determinada com exatidão. Finalmente, a solução deve permitir a visualização da mudança de cor do indicador e deverão existir indicadores que permitam a sinalização do ponto final da titulação. Para cada tipo de titulação estudada, nossa meta é construir um gráfico em que o pH varie com a adição do titulante. Se você o fizer, entenderá o que está acontecendo durante a titulação e será capaz de interpretar uma curva de titulação.
ANEXO – 
 
 Figura1: Titulação com Indicador Murexida
 
 
 Fonte:
 http://www.eventosufrpe.com.br/2011/cd/resumos/R0717-3.pdf
 Figura 2: Preparação da Bancada 
 
 Fonte: http://www.eventosufrpe.com.br/2011/cd/resumos/R0718-4.pdf
REFERÊNCIAS
HARRIS, D.C. Análise Química Quantitativa. 6ª Ed., Rio de Janeiro,Ed. LTC, 2005.
 
HIGSON, S. P. J.; Química Analítica. São Paulo, Ed McGraw – Hill, 2009. 
KOTZ, J. C., Treichel, Jr. P. Química e Reações Químicas. 4ed. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 2002.
SKOOG, A. D. et al. Fundamentos de química analítica. 8ª edição, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. 
VOGEL, A. I. Química Analítica Qualitativa. 6ª ed., revisada, Rio de Janeiro: Livros Técnicos Científicos, 2002.
EVENTO SUFRPE. http://www.eventosufrpe.com.br/2011/cd/resumos/R0717-3.pdf

Mais conteúdos dessa disciplina