Buscar

AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IBMR
Disciplina: Modelagem 3D
Aluno: Rómulo Aragão Nascimento
Técnicas de modelagem por Polígonos de objetos e produtos
E se eu te disser que existe uma forma mais descomplicada para você modelar seus objetos e ambientes 3D? Com base no material disponibilizado e alguns sites especializados no assunto de modelagem gráfica, falarei um pouco mais sobre a técnica de modelagem poligonal ou modelagem por polígonos. 
Essa técnica tem sua preferência pelos usuários de softwares de modelagem gráfica por sua flexibilidade e facilidade de edição e renderização. Usa pontos dentro do espaço 3D chamados de vértices ou vertéx que ligados por três ou quatro segmentos, definem uma face (polígono). 
As faces trabalham juntas para formar uma malha de polígonos ou malha poligonal. Segundo Cardoso (2022, p. 11):
As malhas de polígonos utilizadas pela computação gráfica têm origem dos estudos da geometria, conhecidos como superfícies limitantes – boundary representation, ou simplesmente B-Rep. Esse estudo analisa o objeto para ser representado por conjunto de polígonos ou faces delimitadas por uma região fechada do espaço, essas formas podem ser triângulos ou quadrados.
Os atributos da superfície limitante de um sólido separam os pontos de dentro do sólido dos pontos de fora, e podem conter informações visuais que serão representados na modelagem em 3D, como a reflexão, transparência, textura e cor.
Em outras palavras, de acordo com Oliveira (2021): 
Na computação gráfica 3D, modelagem poligonal é uma abordagem para a modelagem de objetos que representam ou aproximam suas superfícies utilizando polígonos. O objeto básico utilizado na modelagem de malha (mesh) é um vértice, um ponto no espaço tridimensional. Dois vértices ligados por uma linha reta dão origem à um segmento ou aresta. Três vértices, cada um ligado ao outro por três segmentos, definem uma face (polígono). O Blender utiliza polígonos de três e de quatro lados que são as formas mais comuns utilizadas na modelagem poligonal, chamados de Tris e Quads respectivamente.
É importante lembrar que o uso desnecessário e a grande quantidade de polígonos que um objeto modelado pode ter podem ocasionar em um mal desempenho do software em uso ou até mesmo da máquina/ computador usado.
Referências Bibliográficas
CARDOSO, Leandro C. Princípios básicos da modelagem 3d. 2022. Disponível em: https://student.ulife.com.br/ContentPlayer/Index?lc=H6lXQFyW6E9bpb0hcL07Cg%3d%3d&l=rj3C7O0hRCLbxmZiUxoZuw%3d%3d&cd=mv9YE9ajaB0HzQnZImt4lA%3d%3d&sl=ACFdBAwNYJcCXLzBpH3P2A%3d%3d&st=ACFdBAwNYJcCXLzBpH3P2A%3d%3d&oi=7KAab7J4exMzt8gmvhF70A%3d%3d, Consultado em: 06 de setembro de 2022.
OLIVEIRA, Kleber M. Kleber’s Blog. 2021. Disponível em: https://klebermota.eti.br/2011/09/27/sobre-modelagem-poligonal/, Consultado em: 06 de setembro de 2022.

Continue navegando