Buscar

Aspectos da Tutela Provisória e Coisa Julgada no Processo Civil

Prévia do material em texto

Aspectos da Tutela Provisória e Coisa Julgada no Processo Civil
1. A Natureza e Objetivos da Tutela Provisória:
· Propósito e Urgência: Discussão sobre a finalidade da tutela provisória em redistribuir o ônus do tempo do processo, destacando sua importância em situações urgentes ou quando o direito do autor é evidente.
2. Características e Tipos da Tutela Provisória:
· Antecipada e Cautelar: Análise das formas de tutela provisória, seja para antecipação ou asseguração de direitos, destacando suas características de precariedade e revisibilidade.
3. Pressupostos para Concessão da Tutela Provisória:
· Critérios de Urgência e Evidência: Exposição dos pressupostos necessários para a concessão da tutela provisória, seja por urgência ou evidência do direito.
4. Momento Apropriado para Requerimento:
· Antecedente ou Incidental: Discussão sobre a possibilidade de requerer a tutela provisória antes ou durante o processo principal.
5. Liminares na Tutela Provisória:
· Urgência e Risco: Abordagem da concessão liminar na tutela provisória, enfatizando a necessidade de urgência que justifique a decisão imediata.
6. Competência e Legitimidade para Requerer:
· Jurisdição e Partes Envolvidas: Explanação sobre a competência para julgar pedidos de tutela provisória e as partes legitimadas para tal requerimento.
7. Tutela Provisória de Evidência:
· Condições de Concessão: Detalhes sobre a tutela provisória de evidência, que dispensa a urgência mas exige clara demonstração do direito do autor.
8. Classificação dos Atos Judiciais no Novo CPC:
· Variedade de Pronunciamentos: Análise dos diferentes tipos de atos judiciais, incluindo sentenças, decisões interlocutórias e despachos.
9. Teoria dos Capítulos de Sentença:
· Autonomia dos Capítulos: Discussão sobre a composição de sentenças contendo múltiplos capítulos, cada um tratando de questões distintas.
10. Conceito e Implicações da Coisa Julgada:
- Imutabilidade das Decisões: Elucidação do conceito de coisa julgada, sua natureza material e formal, e os efeitos que emanam de decisões transitadas em julgado.

Continue navegando