Buscar

UAM - CPP - Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Concreto Protendido e Pontes
Atividade 1
O concreto protendido tem por objetivo melhorar o desempenho e a resistência do concreto, reduzindo as dimensões e seções da estrutura, minimizando fissuras e deformações. Os componentes e materiais essenciais utilizados no sistema de protensão do concreto protendido incluem:
Cabos de protensão – São fios ou cordas de aço de alta resistência que são pré-tensionados (tensionados antes da aplicação do concreto) ou pós-tensionados (tensionados após o endurecimento do concreto). Esses cabos são responsáveis por aplicar força de tração à estrutura de concreto, conferindo-lhe resistência adicional. Eles podem ser compostos por fios de aço ou cordoalhas.
 A escolha dos cabos depende da resistência, durabilidade e características específicas do projeto. Os cabos de protensão podem ser de aço comum, aço de alto desempenho ou materiais com tratamentos de proteção contra corrosão. A decisão de usar pretensão ou pós-tensão também afeta o projeto e a construção
Ancoragens – As ancoragens são componentes que prendem firmemente os cabos de protensão à estrutura. Elas são projetadas para transferir as forças aplicadas pelos cabos para o concreto de maneira eficaz. Existem diferentes tipos de ancoragens, como ancoragens fixas e ancoragens móveis, dependendo da aplicação e do método de protensão.
As ancoragens devem ser projetadas para resistir às forças aplicadas pelos cabos de protensão e garantir que eles permaneçam seguros. A seleção das ancoragens também depende da configuração específica do sistema de protensão.
Dutos de protensão – Os dutos de protensão são utilizados para proteger os cabos de protensão contra corrosão e danos mecânicos. Eles são incorporados no concreto durante a concretagem e permitem a passagem dos cabos de protensão. Os dutos são preenchidos com graxa especial ou argamassa de cimento para proteger os cabos.
Os dutos devem ser feitos de materiais duráveis e resistentes à corrosão, e seu preenchimento com graxa ou argamassa é fundamental para proteger os cabos contra danos. A manutenção adequada dos dutos é importante para garantir a durabilidade do sistema.
Armaduras passivas – Além dos cabos de protensão, a estrutura pode incluir armaduras passivas, que são barras de aço convencionais usadas para reforçar o concreto e melhorar sua capacidade de suportar cargas de compressão e tração.
A escolha e o posicionamento das armaduras passivas são determinados pelas necessidades de reforço da estrutura, como a resistência à flexão, à compressão e à tração.
As especificidades desses materiais e sua aplicação na construção civil variam de acordo com os cenários e os requisitos do projeto. 
O sistema de protensão de concreto protendido são críticos para garantir o desempenho desejado da estrutura, evitando fissuras e deformações indesejadas. Cada projeto exigirá uma análise cuidadosa das necessidades específicas e das condições locais para determinar os materiais e componentes mais adequados.

Outros materiais