Buscar

PROJETO DE INTERVENÇÃO VALDERI

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL EAD
Antônio Valderi de Andrade Sales
PROJETO DE INTERVENÇÃO: ATIVIDADE FÍSICAS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO GARANTIA DE SAÚDE PARA O BEBÊ
Quixeramobim
2018
Antônio Valderi de Andrade Sales
PROJETO DE INTERVENÇÃO: ATIVIDADES FÍSICAS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO GARANTIA DE SAÚDE PARA O BEBÊ
Projeto de intervenção: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.
Orientadora: Prof.ª: Fatima de Oliveira Souza
Quixeramobim
2018
1. Dados de Identificação
· NOME DO PROJETO: Atividade físicas e alimentação saudável como garantia de saúde para o bebê
· INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS
· TELEFONE: (88)36331188
· ENDEREÇO: Rua Henrique Soares, S/N - Centro - Ararendá - CE 
· CEP: 62210000
· ID CRAS MDS: 23012501080
· SECRETÁRIO DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL: Francisco de Assis Rodrigues de Sousa 
Equipe:
· Supervisora de campo: Edilane Moura Barbosa
· Supervisora acadêmica: Helena Holanda Cavalcante
APRESENTAÇÃO
Constituído por 40 semanas, o período gestacional é heterogêneo em seus aspectos fisiológicos, metabólicos e nutricionais. O primeiro trimestre da gestação é caracterizado por grandes modificações biológicas devido à intensa divisão celular que ocorre nessa fase. Cabe ressaltar que a saúde do embrião irá depender da condição nutricional e fisiológica pré-gestacional da mãe.
O segundo e terceiro trimestres integram outra etapa para a gestante, em que as condições ambientais irão exercer influência direta no estado nutricional do feto. O ganho de peso adequado, o fator emocional e o estilo de vida serão determinantes para o crescimento e desenvolvimento normais do feto. São 28 semanas, aproximadamente, um período relativamente curto pela importância que assume quanto às condições de morbi-mortalidade materna e fetal. Por esse motivo, a disciplina materna, relacionada com os seus hábitos de vida e a qualidade da assistência pré-natal, será responsável pelas consequências imediatas e futuras, tanto para a mãe quanto para a criança.
A recomendação de calorias é variável de acordo com o IMC pré-gestacional da paciente e trimestre da gestação. Faz-se necessária atenção especial à recomendação de proteínas e de alguns micronutrientes, tais como: cálcio, ácido fólico, ferro, zinco, vitamina A e C.
Os benefícios da prática de atividades físicas durante a gestação são diversos. O exercício, bem orientado, irá prevenir as lombalgias frente à hiperlordose que surge durante a gestação, em função da expansão do útero na cavidade abdominal e o consequente desvio do centro gravitacional. Vários estudos afirmam que a atividade cardiovascular durante a gestação se eleva comparada ao período não gestacional. No entanto, com a prática regular de exercícios físicos reduz-se esse estresse cardiovascular, o que reflete, em frequências cardíacas mais baixas, maior capacidade de oxigenação, menor pressão arterial, prevenção de trombose e varizes, e redução do risco de diabetes gestacional. As vantagens se estendem ainda, aos aspectos emocionais, contribuindo para que a gestante torne-se mais satisfeita com a aparência física e eleve a autoestima.
DISGNÓSTICO
O CRAS CASA DA FAMILIA-ARARENDA (Centro de Referência de Assistência Social) é um equipamento público mantido pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Ele foi criado com o objetivo de fornecer apoio e proteção assistencial a pessoas que residem em áreas consideradas de vulnerabilidade social. Uma das atribuições do CRAS é viabilizar o acesso a projetos e benefícios governamentais.
· PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família
· SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)
O PAIF e o SCFV são conjuntos de atividades promovidas pelo CRAS que visam promover o ganho social e material dos cidadãos. Em outras palavras, são serviços de acompanhamento que visam direcionar as famílias para participar de planos assistenciais. Além disso, o CRAS também trabalha para melhorar as condições de um município, bairro ou comunidade para questões envolvendo transporte, violência, trabalho infantil, espaços públicos de lazer, pontos de cultura, entre outros.
PUBLICO ATENDIDO PELO O CRAS DE ARARENDÁ
· Famílias e pessoas em situação de desproteção social
· Pessoas com deficiência
· Idosos
· Gestantes
· Crianças retiradas do trabalho infantil
· Pessoas inscritas no Cadastro Único
· Beneficiários do Bolsa Família
· Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) atua em áreas consideradas vulneráveis e com algum risco social no município, O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos, indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento do convívio-familiar é também “porta de entrada” para vários benefícios Tendo como o principal serviço ofertado, à Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva de caráter continuado, o mesmo consiste no desenvolvimento por meio de serviços, ações e projetos socioassistenciais que visa fortalecer proteção às famílias, prevenindo o rompimento de vínculos com o propósito de garantir o acesso aos direitos sociais e a prevenção das situações de riscos, objetivando o desenvolvimento da qualidade de vida.
A instituição tem o propósito de promover o acompanhamento socioassistenciais de famílias em determinados territórios; potencializar a família como unidade de referência fortalecendo vínculos internos e externos da sociedade; contribuir para o processo de autonomia emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo; desenvolver ações que envolvam diversos setores com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações e atuar de forma preventiva, evitando que as mesmas tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.
O CRAS destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, ou por deficiência, visa promover a emancipação social, desenvolvendo a cidadania para cada um dos seus membros.
O principal objetivo é fazer a prevenção das famílias, em estado de vulnerabilidade social, trazer a geração de renda para que as mesmas consigam ter uma vida com mais dignidade, visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada fazendo isso por meio de políticas sociais de forma organizada e planejada lutando contra os problemas das injustiças que pode afetar os menos favorecidos socialmente.
JUSTIFICATIVA
Praticar atividades físicas durante a gestação é uma atitude recomendada pelos obstetras, desde que não haja riscos ao bebê e à mulher. Cada caso deverá ser analisado por um médico e supervisionado por um profissional de Educação Física, que deverão adequar os exercícios a cada período da gestação, de acordo com as necessidades e vontades da paciente.
A atividade física auxilia no controle da ansiedade e no fluxo sanguíneo cerebral, diminui a retenção de líquido, ajuda no controle do ganho de peso, diminui a dor lombar e auxilia no condicionamento cardiovascular.
Todos os benefícios promovidos pela atividade física geram impactos positivos, ajudando a diminuir o risco de diabetes gestacional e a controlar melhor a pressão arterial durante a gravidez, além de auxiliar na tentativa do parto vaginal, caso a paciente tenha o desejo desta via de parto e receba a aprovação do médico que a acompanha.  
A gestação é uma fase que traz muitas mudanças para a mulher, especialmente as físicas, que são notadas claramente durante todo esse período. Devido a isso, são recomendadas alterações narotina da futura mamãe, principalmente no que diz respeito à alimentação.
Para uma gestante, o ato de comer é afetado por diversos fatores, como calorias, capacidade nutricional e necessidades específicas. Isso acontece, pois a alimentação durante a gravidez tem um papel extremamente importante, já está diretamente aliada à saúde das gestantes.
Daí a importância da alimentação saudável durante a gravidez! Porém, a dieta deve ser regrada, com alimentos corretos que possuem o valor nutricional que a gestante precisa. Por isso, é recomendado um acompanhamento de profissionais qualificados, como um nutricionista e obstetra, que poderão indicar a melhor dieta para a gestante.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
· Articular e informar as gestantes usuárias da Unidade sobre a importância da boa alimentação e a prática de atividades físicas como garantia de saúde para o seu bebê
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Fornecer instruções e esclarecimentos sobre a importância da alimentação saudável e a prática de atividades físicas desde o pré-natal para a garantia da saúde e o fortalecimento do bebê.
· Promover a saúde física e mental da mãe, fortalecendo o seu vínculo, garantindo assim uma atenção especial ao ato de gerar uma vida.
· Diminuição dos casos de morbidade e mortalidade infantil e os atendimentos por doenças infantis preveníveis na rede pública.
REFERENCIAL TEÓRICO
Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que gera um gasto energético maior do que o gasto em repouso como caminhar, trabalhar, atividades de lazer, varrer a casa, entre outros afazeres. Já o exercício físico é uma subcategoria da atividade física, realizado de forma estruturada, planejada e com repetições, que tem por objetivo melhorar a saúde e manter um ou mais componentes da aptidão física.
A atividade física tem papel fundamental na manutenção da saúde física e mental dos indivíduos. De acordo com Fonseca e Rocha (2012), Giacopini e cols (2015), atualmente as mulheres estão cada vez mais conscientes da necessidade de praticar atividade física de forma contínua, ao longo dos anos, devido aos inúmeros benefícios que acarretam como boa aptidão musculoesquelética e cardiorrespiratória, menor risco de obesidade e doenças cardíacas, retardo do 26 envelhecimento, bem-estar físico, emocional e mental, melhor autoestima, prevenção de câncer de cólon e de mama, além de auxiliar no tratamento da osteopenia e osteoporose. Com todas estas informações sobre os benefícios da atividade física espera-se que as mulheres em sua fase fértil mantenham seu programa de exercícios físicos. 
Para Trindade (2007), as mulheres grávidas devem concentrar em pelo menos 30 minutos de atividade físicas, com no máximo 60 minutos. Essas atividades devem ser consideradas como todas que envolvem algum tipo de movimento não programado, quer seja ir ao banco a pé, limpar a casa, subir escadas ou dançar, excetuando-se o esporte. A intensidade deve ser entre 4 a 7 METs. Este autor define ainda que as gestantes que não dispuserem de tempo hábil, ou por algum motivo tiverem situações impeditivas, devam “acumular” saúde com sessões de 10 minutos três vezes ao dia.
Botelho e Miranda, (2012), Santos (2015) afirmam que a caminhada é o exercício físico mais recomendado para as gestantes sedentárias, além disso, pode ser mantida durante os nove meses de gestação, com intensidade baixa, tendo como principais benefícios a manutenção do condicionamento físico e a redução no ganho de peso, uma vez que as grávidas reduzem voluntariamente a frequência e a intensidade dos exercícios, conforme aumenta o número de semanas gravídicas, devido às dificuldades motoras, mudanças comportamentais e algias da gestação.
Botelho e Miranda (2012) acrescentam ainda que os exercícios de alongamento devem ser de baixa intensidade e não devem provocar movimentos bruscos e desconfortáveis. É importante que os exercícios sejam realizados em posição de decúbito dorsal ou sentados, para não ocorrer riscos de queda e podem ser de forma dinâmica ou estática. Essa atividade pode ser praticada todos os dias da semana e deve utilizar a amplitude máxima do movimento, além de não utilizar sobrecarga, principalmente nas costas.
METODOLOGIA
Os procedimentos serão usados para uma ação efetiva de melhoria e contribuir para que a proposta de intervenção seja eficaz:
· Reunião com os profissionais de saúde do CRAS para coleta de informações e planejamento das ações.
· Identificação e divisão de grupos que serão trabalhados seguindo a temática: a) alimentação saudável b) atividade física. 
· Aplicação de questionário para avaliação e diagnostico dos grupos.
· Agendamento de reuniões com os grupos para apresentação da proposta e seu funcionamento.
· Utilização da carteirinha ou prontuário do CRAS para apropriação de outras informações.
· Criação de um grupo em aplicativo para facilitar o contato entre usuárias e profissionais, facilitando a troca de informações sobre datas e horários dos encontros.
· Transmissão vídeos explicativos sobre técnicas e praticas de exercícios, preparo e cuidados de alimentos.
· Palestras ministradas por profissionais da área da saúde, psicólogos, estética e nutrição para o fortalecimento do aprendizado e desmistificação de conceitos errados sobre a gestação.
· Confecção de material impresso, cartazes, banners, panfletos e camisetas.
RECURSOS
Recursos Humanos: 
· Profissionais da área da saúde, Psicólogos, Nutricionista, Pediatra, Obstetra, Ginecologista, Enfermeira e Esteticistas. 
· Profissionais de outras áreas, Pedagogo, Assistente Social, Psicopedagogo e Educador Físico.
Recursos Materiais: 
· Papel, caneta, pranchetas, cola, tesoura, recursos audiovisuais. 
· Confecção de material impresso, cartazes, banners, panfletos e camisetas.
Recursos Físicos:
· Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS, salas, cadeiras e ventiladores.
Recursos Administrativos:
· Aprovação da Secretaria Municipal de Assistência Social para execução do projeto, disponibilidade dos profissionais. 
CRONOGRAMA
	Atividade
	Março
	Abril
	Maio
	Outubro
	Novembro
	Coleta de informação
	X
	
	
	
	
	Planejamento das ações
	X
	
	
	
	
	Agendamento dos encontros
	X
	
	
	
	
	Aplicação de questionários
	
	x
	
	
	
	Palestra e transmissão de vídeos
	
	
	X
	x
	
	Monitoramento das etapas
	
	
	
	
	x
	Avaliação dos indicadores
	
	
	
	
	x
	Parecer técnico dos profissionais
	
	
	
	
	x
REFERÊNCIAS 
MATSUDO, Sandra Mahecha, Matsudo, Victor Keihan Rodrigues, Barros Neto Turíbio Leite. Atividade física e envelhecimento: aspectos epidemiológicos. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 7, Nº 1 – Jan/Fev, 2001.
BOTELHO, Paulo Ricardo, Miranda, Eduardo Fernandes de. Principais recomendações sobre a prática de exercícios físicos durante a gestação. Revista cereus nº.6, online – dez/2011-jun/2012 – issn 2175-7275
GIACOPINI S. M., Oliveira D. V., Araújo A. P. S.; Benefícios e Recomendações da Prática de Exercícios Físicos na Gestação, 2015.
MIRANDA, PAC, Reis R. Diabetes Mellitus Gestacional. Rev Assoc Med Bras 2008; 54(6): 471-86.

Continue navegando