Buscar

O que são compostos bioativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que são compostos bioativos?
Trata-se de substâncias que estão presentes em pequenas quantidades nos alimentos e não têm funções essenciais como os nutrientes, ou seja, sua falta não acarreta uma deficiência ou uma doença. 
Até o presente momento, os compostos bioativos não são definidos como nutrientes, por não serem considerados essenciais ao crescimento a às funções vitais. 
Sua estrutura química varia bastante, bem como sua função biológica. Porém, compartilham algumas características em comum: são substâncias orgânicas que pertencem, essencialmente, a alimentos do reino vegetal embora alimentos de origem animal também os tenham, não sendo essenciais ao organismo humano.
Eles desempenham diferentes papéis, como atividade antioxidante, estimulação do sistema imune, equilíbrio do nível hormonal e atividade antibacteriana e antiviral. 
Quais os principais compostos?
Os compostos bioativos podem ser divididos em grupos com inúmeros compostos distintos. 
-Compostos fenólicos
-Ácido ascórbico
-Carotenoides
Qual a importância do consumo e os benefícios para saúde?
Aos compostos bioativos tem sido atribuída a capacidade de exercer influência na redução do risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, inflamações, doenças cardiovasculares, catarata e outras. Esses benefícios são reconhecidamente associados à ingestão de frutas e hortaliças.
Desempenham atividades antioxidantes e de proteção de órgãos, como o fígado, cérebro, rins e sistema cardiovascular. 
Podem ser agentes na redução dos riscos de câncer e do desenvolvimento de degeneração macular, condição que provoca a perda da visão, devido à idade avançada.
A inclusão de alimentos ricos em antioxidantes na dieta, os que atacam os radicais livres ou interferem no metabolismo de lipídeos e da glicose, implicam em efeitos benéficos no combate às complicações causadas pela obesidade.

Continue navegando