Buscar

prova 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. As teorias críticas nascem e se configuram como críticas através de diversos movimentos sociais principalmente nos anos 60. Sobre as teorias críticas é correto afirmar que:
a. Movimentos como: protestos estudantis na França, movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, os protestos contra a Guerra no Vietnã e outros contribuíram para a configuração e confirmação destas teorias.
b. Não foi marcada por mudanças e inquietações em alguns países.
c. A França e Estados Unidos não passaram por mudanças e inquietações.
d. Os protestos estudantis na França muito pouco contribuíram na configuração e a confirmação desta teoria.
e. Os movimentos que jamais fizeram parte desta mudança foram: os movimentos de independência das antigas coloniais europeias; os protestos estudantis e em vários outros países entre outros.
2. O Projeto político pedagógico da escola é o instrumento no qual é demonstrado à autonomia da mesma, de sua competência de tracejar sua própria identidade. Veiga (2002) afirma que:
a. O Projeto Político Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização da escola como um todo e na organização da sala de aula.
b. O Projeto Político Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização da escola na gestão escolar em sua organização administrativa e financeira.
c. O Projeto Político Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização da escola: estrutural e burocrática.
d. O Projeto Político Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização da escola nos recursos humanos direcionado aos aspectos administrativos.
e. O Projeto Político Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização do trabalho pedagógico e na organização dos alunos e professores.
3. Em relação ao Currículo e suas vertentes do currículo centrado no conhecimento e o currículo centrado no aluno. Podemos afirmar que:
I – Alguns acadêmicos norte americanos como Hilda Taba (1962) e Ralph Tyler (1969) restringiram o conceito de currículo à organização de conteúdos a serem ensinados, qualquer que seja a concepção de conhecimento.
II – O currículo é centrado no aluno e no conhecimento, e não na aprendizagem e no resultado.
III – A vertente centrada no aluno entende que o currículo escolar deve ser constituído do conhecimento reconstruído pelo aluno a partir de suas próprias referências culturais e individuais.
IV – A vertente centrada no aluno diz que o currículo é escolar e deve ser constituído pelo conhecimento sistematizado e formal a partir da referência individual.
a. Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Nenhuma das alternativas está correta. 
e. Apenas I e II estão corretas.
4. O espaço educativo é uma organização emancipatória, libertadora e ao mesmo tempo um local de socialização, relações e mudança. Ao pensar neste espaço, caracterizamos a escola, como sendo: 
a. Composta por ações apenas de socialização.
b. Organizada e composta pelo direcionando de um segmento único.
c. Evidenciada em uma perspectiva única de relações.
d. Construída e constituída por atitudes individuais em cada um de seus segmentos.
e. Evidenciada em uma perspectiva de transformações.
5. Ao entendermos a Educação Básica como direito universal e como espaço de construção de identidade, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica –DCNEB faz-se necessário rever:
a. Princípios fundamentais para a garantia desse direito e para a formação das capacidades ao pleno exercício da cidadania pelos estudantes.
b. Princípios fundamentais de deveres que visam uma formação integral e da garantia de direitos para o exercício da vida em sociedade.
c. Princípios para a formação das capacidades intelectuais, psicológicas e científicas, ao exercício da cidadania e sua garantia de direitos.
d. Princípios de equidade e qualidade, nos espaços determinados, em suas ações de cidadania e da garantia do convívio individual e coletivo.
e. Princípios fundamentais, direito universal para a cidadania e a sua participação no meio apenas em que estiver inserido na sociedade.

Continue navegando