Buscar

Contextualizada Eletrotermofototerapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Natianary Batista Neves
Matricula: 36015793 
Curso: Fisioterapia
Contextualizada de Eletrotermofototerapia
A fibromialgia-FM é uma síndrome de caráter crônica não inflamatória, caracterizada por dor vaga e difusa, com pontos dolorosos, fadiga crônica, distúrbio do sono e rigidez muscular. Normalmente a fibromialgia afeta mulheres de meia idade, mas pode afetar ambos os sexos em qualquer idade, e o homem com menor proporção. Além da dor musculoesquelética difusa e crônica, a maioria dos pacientes com fibromialgia apresenta fadiga generalizada, sensibilidade cutânea, dor após esforço físico e anormalidades do sono, tais como sono intermitente e sensação de cansaço ao acordar. Muitos pacientes relatam também redução da memória, cefaleia, cólon espástico, retenção líquida, bexiga irritável, vertigens, nervosismo, rigidez articular, sensação de intumescimento nas mãos, depressão e ansiedade. A dor muscular é com certeza o principal sintoma. Várias descrições já foram atribuídas a essa dor (peso, aperto, queimação, etc.), mas, geralmente, ela é referida como generalizada, com maior intensidade em algumas áreas, na maioria dos casos. Muitas vezes, de tão intensa, a fibromialgia acaba interferindo no trabalho, nas atividades de vida diária e na qualidade de vida dessas pessoas. As alterações psicológicas e comportamentais também afetam grande parte do paciente fibromiálgico. Neste âmbito, torna-se comum a presença de transtornos de humor, como depressão, transtornos de ansiedade e irritabilidade.
O tratamento para a FM é um desafio para o profissional da saúde, sendo uma mescla de técnicas medicamentosas e não medicamentosas, com o objetivo de melhora no quadro geral do paciente. 
A fisioterapia exerce um papel importante no alívio dos sintomas da fibromialgia e manutenção das habilidades funcionais do paciente, valendo-se de: alongamento muscular, massagem, calor superficial, conscientização corporal, acupuntura e suas variações, hidroterapia, exercícios físicos, relaxamento, entre outras.
A eletrofototerapia consiste em estímulos elétricos de baixa intensidade aplicados diretamente na pele para recursos fisioterapêuticos, com o objetivo de alívio de dores, fortalecer músculos e ossos, prevenir o atrofiamento, auxiliar de cicatrizações, além dos benefícios estéticos. No campo das intervenções físicas, a fisioterapia se destaca pelas várias modalidades terapêuticas, uma delas é a eletrotermofototerapia.
A teoria das Comportas da dor (TCD) consiste na modulação da dor através das fibras nervosas, podendo ampliar ou reduzir a condução de informações ao sistema Nervoso Central (SNC) e explica, em parte, como as correntes elétricas promovem analgesia. A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma técnica analgésica simples e não invasiva, pode ser aplicada em clinicas por profissionais de saúde ou em casa pelos próprios pacientes que compram o aparelho diretamente dos fabricantes, desde que orientados adequadamente, pois há vários fatores a ser considerados para que haja uma boa eficácia no tratamento. TENS é amplamente disseminado na prática clínica em indivíduos com fibromialgia, sendo uma terapia que pode atingir analgesia devido diferentes vias, sendo eficaz no alívio da dor, porém com efeitos pouco duradouros. As indicações para o uso da eletroterapia são: controle de dores agudas e crônicas; redução de edema; redução de contraturas; redução de aderência facial, inibição de espasmos musculares; minimização da atrofia; reeducação muscular; consolidação de fraturas; fortalecimento muscular; cicatrização de lesões abertas e fechadas. Porém existem também contraindicações, que são: incapacidades cardíacas graves; uso de marcapasso; gravidez; implantes metálicos expostos; seio carotídeo; ao redor dos olhos; obesidade mórbida, a eletroterapia é utilizada em conjunto com outras técnicas e recursos terapêuticos, os resultados podem ser potencializados, trazendo assim resultados melhores e de melhor aplicabilidade.
A terapia por ondas curtas tem um efeito bastante positivo sobre o tecido muscular, provocando um relaxamento da musculatura, facilitando a transmissão nervosa e por meio da vasodilatação, que promove a captação das toxinas produzidas durante o esforço muscular. A utilização de ondas curtas para a inibição da dor tem bons resultados, agindo diretamente nas terminações nervosas sensitivas e nos tecidos lesionados, estimulando a reparação celular.
A terapia com laser de baixa potência (TLBP) apresenta grande campo de atuação como recurso terapêutico, sendo eficaz na redução de dor e edema, além de terapia capaz de gerar modulação do metabolismo celular em presença de lesão tecidual. Sendo assim, propõe-se o seu uso para o tratamento da fibromialgia, que é uma síndrome de caráter crônico e não articular, com característica típica de dor difusa pelo corpo, presença de tender points específicos, fadiga muscular e queixas cognitivas. A terapia com laser de baixa potência (TLBP) apresenta grande campo de atuação como recurso terapêutico, sendo eficaz na redução de dor e edema, além de terapia capaz de gerar modulação do metabolismo celular em presença de lesão tecidual. Sendo assim, propõe-se o seu uso para o tratamento da fibromialgia, que é uma síndrome de caráter crônico e não articular, com característica típica de dor difusa pelo corpo, presença de tender points específicos, fadiga muscular e queixas cognitivas.
Referencias:
Fisioterapia na melhora dos sintomas da fibromialgia / Portal Bio Cursos
https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/97/327-Fisioterapia_na_melhora_dos_sintomas_da_fibromialgia.pdf 
USO DA ELETROFOTOTERAPIA PARA O TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA: REVISÃO DE LITERATURA /Even3
https://www.even3.com.br/anais/inovacaoetecnologias/399099-uso-da-eletrofototerapia-para-o-tratamento-da-fibromialgia--revisao-de-literatura/ 
ANÁLISE DA LASERTERAPIA DE BAIXA POTÊNCIA NO TRATAMENTO DE PACIENTES PORTADORES DE FIBROMIALGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2012/anais/arquivos/0812_0675_01.pdf 
A aplicação da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) e seus principais riscos e contraindicações. / Portal Bio Cursos
https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/32/58_-_A_aplicaYYo_da_estimulaYYo_elYtrica_nervosa_transcutYnea_TENS_e_seus_principais_riscos_e_contraindicaYes.pdf

Outros materiais