Buscar

SOJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOJA
A recuperação das áreas degradadas é um dos vários resultados positivos do sistema, uma vez que as gramíneas forrageiras podem ser utilizadas como planta de cobertura (em propriedades que não têm interesse na alimentação animal). Isso possibilita uma alternativa para a cobertura do solo no sistema de plantio direto, visto que essa tecnologia possibilita o alto aporte de biomassa vegetal, com aumento dos teores de carbono no solo. Com isso, é possível obter maiores produtividades e aumento da sustentabilidade e resiliência do sistema de produção em regiões de maior instabilidade climática. Dentre as opções de plantas forrageiras, as cultivares da espécie Panicum maximum, que promovem os maiores incrementos de produtividade nesse sistema no Tocantins.
É um sistema de produção de soja e forragens em consórcio, sendo as espécies forrageiras plantadas em sobres semeadura, quando a soja está no estágio reprodutivo (R5 a R7). Essa estratégia de manejo de culturas possibilita a realização de uma segunda safra (boi safrinha), após a safra da soja, em regiões de Cerrado, cujas limitações hídricas reduzem a janela de plantio e aumentam o risco de veranicos – o que inviabiliza o cultivo do milho safrinha em sucessão com a soja.
Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/5917/estrategia-de-consorcio-de-soja-com-gramineas-forrageiras-para-reforma-de-pastagens-degradadas

Outros materiais