Buscar

Aula 5-HST-2023_045959

Prévia do material em texto

AULA 5
5.1 MEDIDAS DE SEGURANÇA NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES
· MUITOS ACIDENTES SOFRIDOS NO AMBIENTE DE TRABALHO PODERIAM SER EVITADOS, COM A IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA QUE MINIMIZEM OS RISCOS LABORAIS. O AMBIENTE DE TRABALHO ESTÁ SUJEITO A INÚMEROS ACIDENTES, ISSO PORQUE, NEM SEMPRE O LOCAL RECEBE A DEVIDA ATENÇÃO COM A SEGURANÇA E EXIGÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA QUE OS COLABORADORES POSSAM DESEMPENHAR AS SUAS FUNÇÕES COM TOTAL RESPONSABILIDADE. 
· PARA QUE ISSO NÃO OCORRA, É MUITO IMPORTANTE QUE SEJAM IMPLEMENTADAS ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DE RISCOS, DESSA FORMA REDUZINDO OS ACIDENTES, A BAIXA PRODUTIVIDADE E ATÉ MESMO OS IMPACTOS FINANCEIROS E A IMAGEM DA EMPRESA DIANTE DO MERCADO. 
· POR ISSO, PARA AJUDAR A SUA EMPRESA A SE ADEQUAR COM AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
· MEDIDAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO  (SST) SÃO NORMAS, PRÁTICAS E PROCEDIMENTOS EXIGIDOS LEGALMENTE A UMA EMPRESA E SEUS FUNCIONÁRIOS, OU ADOPTADOS ESPONTANEAMENTE, COM O INTUITO DE MINIMIZAR OU ATÉ MESMO EXTINGUIR OS RISCOS OCUPACIONAIS QUE POSSAM OCORRER EM UMA ORGANIZAÇÃO. 
5.2 EQUIPES DE PREVENÇÃO DE RISCOS 
SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO NÃO É UM TRABALHO "SOLO" DO SESMT. É PRECISO TRABALHO EM EQUIPA - E COM TODAS AS EQUIPES DA EMPRESA.
MANTENHA O TRABALHO EM EQUIPE VIVO
PARA MANTER O TRABALHO EM EQUIPE DE SEGURANÇA VIVO E BEM EM SEU LOCAL DE TRABALHO, CONSIDERE ESSES FUNDAMENTOS:
FAÇA DA SEGURANÇA UMA PRIORIDADE. FALE SOBRE ISSO TODOS OS DIAS E REALIZE REUNIÕES SEMANAIS DE SEGURANÇA PARA DISCUTIR NOVAS INFORMAÇÕES, PROBLEMAS E SOLUÇÕES.
MANTENHA SUA FORÇA DE TRABALHO INFORMADA. CERTIFIQUE-SE DE QUE OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO ATUALIZADOS SOBRE QUAISQUER MUDANÇAS NAS POLÍTICAS, PROCEDIMENTOS, MATERIAIS, RISCOS E ASSIM POR DIANTE. A IGNORÂNCIA É UM INIMIGO PERIGOSO DA SEGURANÇA.
FORNEÇA UM EXCELENTE TREINAMENTO. DEMONSTRAR, DISCUTIR, PRATICAR E REVISAR. CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO MOLDARÃO MATÉRIA-PRIMA COM POTENCIAL EM UM TRICÔ APERTADO
SELECCIONE O EQUIPAMENTO CERTO. ISSO INCLUI TANTO EQUIPAMENTOS COMO FERRAMENTAS E MÁQUINAS QUANTO EPI NECESSÁRIOS. CERTIFIQUE-SE DE QUE OS FUNCIONÁRIOS SAIBAM COMO USAR O EQUIPAMENTO CORRECTAMENTE — E FAÇA O ACOMPANHAMENTO PARA GARANTIR QUE ELES FAÇAM.
ENFATIZE A PARTICIPAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS. ENVOLVER OS FUNCIONÁRIOS NA PERCEPÇÃO DE RISCOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TOMADA DE DECISÕES. TODO MUNDO TEM ALGO A CONTRIBUIR PARA UM LOCAL DE TRABALHO MAIS SEGURO.
INCENTIVE SUGESTÕES. OS FUNCIONÁRIOS SABEM MUITO SOBRE SEUS TRABALHOS, E SE VOCÊ OS TREINOU BEM, ELES SABEM MUITO SOBRE SEGURANÇA, TAMBÉM. OUÇA SUAS IDEIAS PARA TORNAR O LOCAL DE TRABALHO MAIS SEGURO.
REFORCE COMPORTAMENTO SEGURO. DÊ FEEDBACK POSITIVO — E MUITOS DELES — PARA UM DESEMPENHO SEGURO E USE FEEDBACK PARA CORRIGIR COMPORTAMENTOS INSEGUROS E REDIRECCIONAR A TOMADA DE RISCO TAMBÉM.
CARACTERÍSTICAS DE EQUIPAS EFECTIVAS
TODAS AS EQUIPES COMPARTILHAM CERTAS CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS QUE AS TORNAM EFICAZES. ESTAS CARACTERÍSTICAS SÃO:
· FOCO. EQUIPES EFICAZES ESTÃO FOCADAS NA MESMA MISSÃO DE SEGURANÇA — IDENTIFICAR RISCOS, TRABALHAR COM SEGURANÇA E PREVENIR ACIDENTES.
· OBJECTIVOS. EQUIPES EFICAZES ENTENDEM AS METAS DE SEGURANÇA E SE COMPROMETEM A ALCANÇÁ-LAS. TODOS NA EQUIPE TRABALHAM JUNTOS PARA ALCANÇAR O SUCESSO E PREVENIR LESÕES.
· ENVOLVIMENTO. QUANDO AS EQUIPES SÃO BEM-SUCEDIDAS, É PORQUE OS FUNCIONÁRIOS DE TODO O LOCAL DE TRABALHO ESTÃO ENVOLVIDOS EM PROGRAMAS DE SEGURANÇA E EM ESFORÇOS PARA MELHORAR A SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO.
· COOPERAÇÃO. EM EQUIPAS EFICAZES, OS MEMBROS COOPERAM ENTRE SI E DEPENDEM UNS DOS OUTROS PARA IDENTIFICAR RISCOS, SEGUIR PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E PREVENIR ACIDENTES.
· COMUNICAÇÃO. COMO OS MEMBROS DA EQUIPE SÃO INTERDEPENDENTES, ELES DEVEM ESTAR CONSTANTEMENTE SE COMUNICANDO, COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES, DANDO AVISOS, REFORÇANDO COMPORTAMENTOS SEGUROS E FALANDO SOBRE SEGURANÇA.
5.3 MEDIDAS DE SEGURANÇA DO RISCO 
DEVE CONTROLAR OS RISCOS NO LOCAL DE TRABALHO. PARA FAZER ISSO, É PRECISO PENSAR NO QUE PODE CAUSAR DANOS ÀS PESSOAS E DECIDIR SE ESTÁ TOMANDO MEDIDAS RAZOÁVEIS PARA EVITAR ESSES DANOS. NESSE SENTIDO, É POSSÍVEL IDENTIFICAR E CONTROLAR OS RISCOS EM 3 MOMENTOS DIFERENTES, SENDO ELES: 
· NA FONTE: ONDE SE ORIGINA O RISCO; 
· NO RECEPTOR: QUEM ESTÁ SUJEITO AO RISCO; 
· NO AMBIENTE: PERCURSO ENTRE A FONTE E O RECEPTOR.
TIPOS DE MEDIDAS DE CONTROLO DE RISCOS
ELIMINAÇÃO DO RISCO: DO PONTO DE VISTA DA SEGURANÇA, ESTA DEVE SER A ATITUDE PRIORITÁRIA DA EMPRESA DIANTE DA SITUAÇÃO DE RISCO. ESSA MEDIDA PREVÊ A ELIMINAÇÃO DA CONDIÇÃO PERIGOSA QUE COLOCA EM RISCO O TRABALHADOR. POR EXEMPLO, ELIMINAR O MANUSEIO MANUAL DE UMA FERRAMENTA PERIGOSA POR UM MANUSEIO MECÂNICO.
NEUTRALIZAÇÃO DO RISCO: SE A ELIMINAÇÃO DO RISCO NÃO FOR POSSÍVEL, O PRÓXIMO PASSO DEVE SER A SUBSTITUIÇÃO DO RISCO. NA MAIORIA DOS CASOS, A SUBSTITUIÇÃO DE RISCOS EXIGIRÁ UMA AVALIAÇÃO CONTÍNUA DOS RISCOS IDENTIFICADOS.
A NEUTRALIZAÇÃO DO RISCO, QUE PODE OCORRER DE TRÊS MANEIRAS:  
· PROTECÇÃO CONTRA O RISCO, POR EXEMPLO, INSTALAR UMA GRADE PARA PROTEÇÃO DE POLIAS; 
· ISOLAMENTO DO RISCO NO TEMPO E NO ESPAÇO, POR EXEMPLO, AO INSTALAR COMPRESSOR DE AR FORA DAS LINHAS DE PRODUÇÃO, POIS O RUÍDO NÃO ATINGIRÁ OS TRABALHADORES; E 
· ENCLAUSURAMENTO DO RISCO, POR EXEMPLO, FECHAR COMPLETAMENTE UM FORNO COM PAREDES ISOLANTES TÉRMICAS, ISSO PROTEGERÁ OS TRABALHADORES DO CALOR EXCESSIVO.`
SINALIZAÇÃO E BLOQUEIO DO RISCO: A SINALIZAÇÃO DO RISCO É UM RECURSO QUE SE USA QUANDO NÃO HÁ ALTERNATIVAS QUE SE APLIQUEM À ELIMINAÇÃO E NEUTRALIZAÇÃO DO RISCO. A SINALIZAÇÃO DEVE SER USADA EM COMPLEMENTAÇÃO ÀS OUTRAS MEDIDAS ALERTANDO DETERMINADOS PERIGOS E RISCOS, COMO POR EXEMPLO O USO DAS PLACAS DE SINALIZAÇÃO.
EXEMPLO: UTILIZAÇÃO DE PLACAS COM CONES, FITAS OU CAVALETES, QUE ALERTAM E BLOQUEIAM A PASSAGEM DE PESSOAS OU AUTOMÓVEIS EM UMA DETERMINADA OBRA OU MANUTENÇÃO INDUSTRIAL.
MEDIDAS DE ENGENHARIA (AMBIENTE): ESTA MEDIDA DE CONTROLE ENVOLVE O REDESENHO DE ALGO NO NÍVEL DE ENGENHARIA PARA REMOVER OU REDUZIR O RISCO.
POR EXEMPLO, A INSTALAÇÃO DE CORTES DE SEGURANÇA PARA PERMITIR O DESLIGAMENTO RÁPIDO EM CASO DE ACIDENTE OU FERIMENTO IMINENTE.
MEDIDAS DE SEPARAÇÃO (AMBIENTE): MEDIDA DE SEPARAÇÃO VISA SOBRETUDO ISOLAR O PRÓPRIO RISCO DO FUNCIONÁRIO OU PESSOA QUE POSSA EXPERIMENTÁ-LO OU ISOLAR O ACESSO AO FACTOR DE RISCO APENAS PARA O PESSOAL AUTORIZADO, DEVIDAMENTE TREINADO NO MANUSEIO E USO DO MESMO.
UM EXEMPLO PARA ESTA MEDIDA É A SEPARAÇÃO DE CICLISTAS, PEDESTRES E VEÍCULOS NAS VIAS PÚBLICAS DA CIDADE. DESSA FORMA, SEPARA AS ENERGIAS EVITANDO ACIDENTES.
MEDIDAS ADMINISTRATIVAS (AMBIENTE E TRABALHADOR) OS CONTROLES ADMINISTRATIVOS SÃO MEDIDAS DE CONTROLO BASEADAS NO TREINAMENTO, PLANEAMENTO E ATRIBUIÇÃO DE PESSOAL DE AMBIENTES PERIGOSOS.
EPI – EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL: QUANDO TODAS AS MEDIDAS ANTERIORES NÃO FOREM SUFICIENTES PARA ASSEGURAR A SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR, É DEVER DA EMPRESA O FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL PARA O TRABALHADOR QUE DEVE GUARDAR, MANUSEAR E CUIDAR COM ATENÇÃO.
· ELIMINAÇÃO  – REMOVER FISICAMENTE AS FONTES DE RISCO OCUPACIONAL; 
· SUBSTITUIÇÃO  – SUBSTITUIR O PERIGO POR UMA ALTERNATIVA MAIS SEGURA; 
· CONTROLE DE ENGENHARIA  – ISOLAR O TRABALHADOR DO FACTOR DE RISCO; 
· CONTROLE ADMINISTRATIVO  – MUDAR O PROCEDIMENTO DE TRABALHO DAS PESSOAS; E EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL (EPI’S).

Continue navegando