Buscar

Currículo Escolar - Atividade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1
Ao definir as dez competências gerais, “a BNCC assume que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” (BRASIL, 2013)”. (BRASIL, p.19)
A proposta da BNCC se baseia no currículo por competências. Desta forma, o documento explicita todas as competências que formam a Base Nacional Comum Curricular. Além das competências gerais, a BNCC pontua as competências específicas de cada etapa de escolaridade e área do conhecimento.
São competências específicas do Ensino Fundamental:
I – Demonstrar atitude respeitosa diante de variedades linguísticas, rejeitando preconceitos linguísticos.
II – Compreender sem problematizar os conceitos e procedimentos próprios à produção do conhecimento em ciências, história e geografia, relacionados a temas polêmicos.
III – Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.
IV – Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Correta
Somente I, III e IV
Questão 2
O livro “Fala Maria Favela” de Antônio Leal, retrata a experiência do autor-professor de alfabetizar crianças em uma escola localizada na favela da Rocinha na cidade do Rio de Janeiro. A turma desse professor era considerada uma turma “especial”, porque nela concentravam-se alunos que estavam há três anos na escola, mas que ainda não haviam sido alfabetizados. Por meio de jogos, brincadeiras, traços e sons, o professor trabalhou palavras carregadas de significado a partir da experiência das crianças. Para ele alfabetizar é “dar significado a cada palavra através da expressão e do registro individual, significante (LEAL, 1982, p. 4).
A partir da experiência relatada por Antônio Leal em seu livro, pode-se afirmar que o autor partiu da seguinte conceituação de currículo:
Resposta Correta
O currículo deve ser construído a partir de situações concretas, recorrendo-se aos conteúdos das disciplinas em resposta às situações-problema.
Questão 3
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que o planejamento das escolas e dos professores com relação ao currículo seja a partir das competências e habilidades estruturadas pelo documento.
Considerando que:
“Um plano, segundo Sacristán e Gómez (2000, p. 197), “[...] indica a confecção de um apontamento, rascunho, croqui, um objeto, uma ação ou sucessão de ações, uma aspiração ou projeto que serve como guia para ordenar a atividade de produzi-lo efetivamente.” Planejar significa anteceder a realidade, prever situações que podem ocorrer, para então não estar totalmente despreparado para algo que pode nos surpreender na prática” (SPAGNOL e PEDERIVA PENSIN, 2012, p. 112)
Assinale a alternativa que apresenta a situação que se relaciona com o texto:
Resposta Correta
A professora por falta de um planejamento adequado, deixou de proporcionar situações diversas para o aluno perceberas diferenças entre quantidade numérica e quantidade de massa.
Questão 4
"Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas
“Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado” (ALVES, 2002, p. 29 – 30).
No trecho acima Rubem Alves apresenta duas escolas distintas. “Levando em consideração que o processo educativo é complexo e fortemente marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, entendemos que esse não pode ser analisado fora de interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura” (MOREIRA e CANDAU, 2007, p. 6).
Qual das alternativas abaixo corresponde a um currículo que atenda a ideia de “escola que são asas”? Assinale a opção correta:
Resposta Correta
“Escolas que são asas” devem elaborar currículos que incentivem o ensino significativo para o aluno, levando-o a encontrar as respostas às suas perguntas, através da experiência, de raciocínios, de críticas, de debates, de pesquisa, etc.
Questão 5
A BNCC está estruturada por competências a serem desenvolvidas de acordo com a etapa de escolaridade. O documento explicita que ao longo da Educação Básica, os alunos devem desenvolver dez competências gerais que visam assegurar, como fruto do processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que leve à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Indique a alternativa que apresenta uma dessas dez competências estabelecidas pela BNCC.
Resposta Correta
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.