Buscar

Água, Ph e tampão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Água é uma substância composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, com a fórmula química H2O. Ela é fundamental para a vida na Terra, já que é essencial em diversas reações químicas e processos biológicos, além de ser a base para a maioria dos líquidos corporais.
 O pH é uma medida da acidez ou alcalinidade de uma solução, e varia de 0 a 14. Soluções com pH menor do que 7 são ácidas, enquanto soluções com pH maior do que 7 são alcalinas. O pH neutro é 7, e é o pH da água destilada pura.
 Um tampão é uma solução química que é capaz de manter o pH relativamente constante, mesmo quando adicionados ácidos ou bases. Isso é importante em muitos processos biológicos e químicos, onde um pH estável é necessário para as reações ocorrerem de forma eficiente. Tampões são compostos por um ácido fraco e seu conjugado básico, ou uma base fraca e seu conjugado ácido. Essa solução consiste em uma mistura de ácido fraco e sua base conjugada. As soluções tampão tendem a resistir a mudanças no pH na adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases fortes. Se 1 mL de 0,1 M de HCl for adicionado a 99 mL de água pura, o pH cairá drasticamente.

Outros materiais