Buscar

Metabolismo dos lipídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O metabolismo dos lipídios refere-se ao processo pelo qual nosso corpo trata das gorduras que consumimos e produz internamente. Os lipídios são importantes para o nosso organismo porque eles fornecem uma fonte de energia concentrada e são componentes estruturais das membranas celulares. No entanto, excesso de gordura pode levar a problemas de saúde, como obesidade e doenças cardíacas. Aqui estão alguns dos principais aspectos do metabolismo dos lipídios:
1. Digestão: a maioria das gorduras são triglicerídeos, que precisam ser quebrados em moléculas menores antes de poderem ser absorvidos pelo corpo. Isso ocorre através da ação de enzimas lipases, que são produzidas no pâncreas e no intestino delgado.
2. Absorção: uma vez que os triglicerídeos são digeridos, os ácidos graxos e glicerol são absorvidos pelas células intestinais e transportados pela corrente sanguínea até o fígado.
3. Armazenamento de gordura: o fígado é responsável pelo armazenamento de gorduras e pela síntese de triglicerídeos. Quando o corpo precisa de energia, as células adiposas liberam ácidos graxos e glicerol na corrente sanguínea.
4. Oxidação de ácidos graxos: as células usam os ácidos graxos como fonte de energia; isso ocorre através da oxidação (quebra) dos ácidos graxos na mitocôndria.
5. Cetogênese: quando o corpo precisa de energia, mas não há glicose suficiente disponível, ele pode produzir cetonas a partir da oxidação dos ácidos graxos no fígado. As cetonas são então transportadas pela corrente sanguínea e usadas como fonte de energia por outras células do corpo.
6. Transporte de lipídios: o transporte de lipídios no corpo ocorre através do sangue, com a ajuda de proteínas transportadoras, como a lipoproteína de alta densidade (HDL) e a lipoproteína de baixa densidade (LDL).

Continue navegando