Buscar

UNINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa-Alfabetização Da Matemática Na Perspectiva Do Letramento-Profº Hugo Henrique Batista
+Alfabetização Matemática (3)
Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento
Módulo 2
AA
		 1. 
	O que as conexões matemáticas buscam interligar?
		
	Conteúdos disciplinares.
		
	 Inclusão social
		
	Material.
		
	Trabalhos individuais.
		 2. 
	 
O Ministério da Educação (MEC), nos transcreve:
“A matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios”. (Ibidem, pag.27)
Tais direcionamentos se relacionam com:
		
	Fazer com que, comente por de uma concepção abstrata, o estudante consiga concretizar a base do conhecimento.
		
	Que o aluno aprenda a ver as noções de matemática no espaço como um todo, tendo uma concepção mais ampla de sua autonomia e aplicabilidade no cotidiano.
		
	Conteúdos lúdicos apenas.
		
	Seja mais sensato no modo de agir e raciocinar.
		 3. 
	O que Goulart (2001) nos diz sobre o Letramento Matemático?
		
	Que o desenvolvimento matemático depende do contexto onde o sujeito convive e seus grupos sociais.
		
	O desenvolvimento advém na forma implícita das atividades escolares.
		
	O desenvolvimento matemático é absorvido pela leitura.
		
	 O desenvolvimento advém de forma explícita na interação familiar.
	
	
		 4. 
	  “O estado ou condição de indivíduos ou de grupos sociais de sociedades letradas que exercem efetivamente as práticas sociais de leitura e de escrita, participam competentemente de eventos de letramento. O que esta concepção acrescenta (...) é o pressuposto que indivíduos ou grupos sociais que dominam o uso da leitura e da escrita e, portanto, têm as habilidades e atitudes necessárias para uma participação ativa e competente em situações em que práticas de leitura e/ou escrita têm uma função essencial, mantêm com os outros e com o mundo que os cerca formas de interação, atitudes, competências discursivas e cognitivas que lhes conferem um determinado e diferenciado estado ou condição de inserção em uma sociedade letrada”
Essa temática aparece ao longo da disciplina e, quem nos apresenta essa ideia é:
		
	 Goulart (2001).
		
	Piaget (1978).
		
	Soares (2002).
		
	Ministério da Educação (MEC).
		 5. 
	No caderno do PNAIC de matemática, defenderam que na abrangência curricular, seria de grande importância valorizar e dar uma atenção especial às conexões. “A Educação Matemática Realista tem seus fundamentos na contextualização, nas conexões, na problematização e nas interações” (Freudenthal 1982).
Segundo essa teoria, Freudenthal nos diz que:
		
	“A alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, isto é, em dependência da alfabetização.”
		
	O que importa é saber como se encaixa um determinado tema em todo o corpo do ensino de Matemática, se se pode integrar com o todo, ou se é tão estranho, bizarro ou isolado que, finalmente não deixaria nenhuma marca na educação do indivíduo.”
		
	“[...] não  basta  apenas  o  domínio  dos  conhecimentos  relacionados  à linguagem:  é  necessário  também  um  amplo  domínio  de  outras disciplinas como a matemática, no qual os números e o sistema de numeração decimal são fundamentais, mas não são os únicos aspectos que devem ser abordados na escola.”
		
	 “Estamos aqui entendendo as orientações de letramento como o espectro de conhecimentos desenvolvidos pelos sujeitos nos seus grupos sociais, em relação com outros grupos e com instituições sociais diversas. Este espectro está relacionado à vida cotidiana e a outras esferas da vida social, atravessadas pelas formas como a linguagem escrita as perpassa, de modo implícito ou explícito, de modo mais complexo ou menos complexo.”
		 6. 
	Atualmente, na conjuntura da Educação Básica, mencionamos o que chamamos de Alfabetização Matemática. Dentro dos parâmetros atuais, o que seria essa Alfabetização?
		
	É um processo pelo qual a criança aprimora o seu desenvolvimento de raciocínio lógico, com estímulos que lhe propiciam a execução dos cálculos como: adição, subtração, multiplicação, divisão. Tais situações descartam as suas próprias experiências. Tudo isso ocorrendo em escolas Municipais (com o processo ocorrendo nos anos finais do Ensino Fundamental).
		
	 É um processo pelo qual a criança aprimora o seu desenvolvimento de raciocínio lógico, baseando-se exclusivamente à estímulos (que lhe propiciam a execução dos cálculo como: adição, subtração, multiplicação, divisão). Tudo isso ocorrendo em escolas Municipais (com o processo ocorrendo nos anos iniciais do Ensino Fundamental).
		
	É um processo pelo qual a criança aprimora o seu desenvolvimento de raciocínio lógico, com estímulos que lhe propiciam a execução dos cálculos como: adição, subtração, multiplicação, divisão. Tais situações são mescladas às suas próprias experiências.
		
	É um processo pelo qual a criança aprimora o seu desenvolvimento de raciocínio lógico, baseando-se exclusivamente à suas experiências anteriores ao tempo escolar (que lhe propiciam a execução dos cálculos como: adição, subtração, multiplicação, divisão). Tais situações são mescladas às suas próprias experiências. Tudo isso ocorrendo em escolas Municipais (com o processo ocorrendo nos Anos Finais do Ensino Fundamental).
		 7. 
	O processo de Letramento Matemático, em uma nova e ampla abrangência, reuniu Municípios, Estados, Distrito Federal e União. Esse novo plano do Governo que abrange as diversas esferas do Poder está inserido no:
		
	PNAIC.
		
	 PRAA.
		
	 PBBS.
		
	PPRB.
		·  8. 
	·  Quando Kamii (1986), nos diz que:
“Encorajar a criança a estar alerta e colocar todos os tipos de objetos, eventos e ações em todas as espécies de relações. A pensarem sobre números e quantidades de objetos quando esses sejam significativos para elas. Encorajar a criança a quantificar objetos logicamente e a comparar conjuntos e a fazer conjuntos com objetos móveis. ”
Tais situações nos remetem a ver que o conhecimento se valoriza em:
		
	O desenvolvimento da criança ocorre exclusivamente das relações com os objetos ao seu redor.
		
	O desenvolvimento cognitivo se dá devido as complexas relações que a sociedade tem que interferem no aprendizado da criança.
		
	O desenvolvimento da criança ocorre em virtude das suas relações (simples) com o objeto ou o contexto ao qual ele se encontra.
		
	O desenvolvimento da criança ocorre exclusivamente no ambiente escolar.
		Podemos definir que as crianças, ao entrar no primeiro ano do Ensino Fundamental, já possuem uma noção prévia da Matemática. Tal noção estaria ligada a quê?
		
	 Esta descrição é errônea, pois a estruturação do Ensino da Matemática inicia-se no 1°ano, como diz a pedagogia de Piaget.
		
	Está diretamente associada a genética do indivíduo. Tal associação qualitativa com a Matemática é explicada por Piaget, na teoria chamada discernente.
		
	A pedagogia de Piaget, menciona que o desenvolvimento do raciocínio cognitivo de uma criança ocorrem quando a criança é estimulada. Ela chega “vazia” na escola e, apenas lá, que a criança começa a aprender.
		
	Tais relações “nascem” naturalmente e gradativamente em decorrência do contato e do contexto ao qual a criança/adolescente atua, sendo por mecanismos lúdicos e/ou interativos, tendo como base um conhecimento prévio de convívio.
		 10. 
	Com Base na afirmação: “[...] como um ambiente de aprendizagem pautado no diálogo, nas interações, na comunicação de ideias, na mediação do professor e, principalmente, na intencionalidadepedagógica para  ensinar  de  forma  a  ampliar  as possibilidades  das  aprendizagens  discentes  e  docentes.  (NACARATO,PASSOS e GRANDO, 2014, p. 6). 
Podemos associar ao processo de aprendizado a algumas hipóteses:
		
	  Trabalhando e não interagindo com colegas, o aluno jamais pode ser mediado pedagogicamente para o processo de ensino-aprendizagem.
		
	Trabalhando e interagindo com colegas, o aluno pode ser mediado pedagogicamente para o processo de ensino-aprendizagem.
		
	 Um processo que enfatiza a comunicação entre estudantes e professor desfavorece o processo de ensino.
		
	  A atuação mesclada entre alunos e professor(es), é uma fato integrante e parte do desenvolvimento físico da criança.

Outros materiais