Buscar

UNINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova- Ludicidade E Psicomotricidade
+Ensino Lúdico
Ludicidade e Psicomotricidade
Módulo 4
PROVA
		 1. 
	Vygotsky não classificou o desenvolvimento em fases ou períodos. Para ele, o desenvolvimento do homem está totalmente ligado a história da sociedade, de modo que não seria possível separá-los para a divisão de etapas. Segundo ele, qual a maior rede de desenvolvimento?
		
	As interações.
		2. Piaget organizou o desenvolvimento da criança em algumas fases, as quais chamou de “construtivismo sequencial”. Sobre elas, assinale a alternativa correta:
		
		
	O período Sensório-Motor é iminentemente prático.
		
				3. Para Piaget, a inteligência é o mecanismo de adaptação do ser humano a novas estruturas, e com isso implica constante construção. Essa adaptação provém dos estímulos do mundo exterior, ou seja, os  indivíduos se desenvolvem a partir dos estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. Em sua teoria ele desenvolveu dois importantes conceitos sobre o processo de aprendizagem, que são:
		
	Acomodação e Assimilação.
		 4. 
	 Wallon vê o desenvolvimento do sujeito como um crescente progressivo, que alterna entre fases com predominância cognitiva e afetiva. Com isso, ele propõe cinco estágios para o desenvolvimento da criança, que são descontínuos e assistemáticos. Quais são os cinco estágios?
		
	Estágio Impulsivo, Estágio Sensório-Motor e Projetivo, Personalismo, Categorial e Adolescência.
		
	
	
		5. Segundo o material, a funcionalidade da psicomotricidade e sua importância para a educação. Assinale a alternativa que contém uma das funcionalidades da psicomotricidade.
		
	Promover a harmonia entre o potencial motor, cognitivo e socioafetivo.
		 6. 
	 Ao relacionar a concepção teórica da psicomotricidade com sua aplicação prática, ela é capaz de contemplar três abordagens: a multicomponencial, a multiexperencial e a multicontextual. Sobre elas, assinale a alternativa correta.
		
		
	A abordagem multiexperencial são as experiências cotidianas ou atípicas do corpo e do movimento, estabelecendo as relações entre mundo interior e mundo exterior.
		 7. 
	  A comunicação corporal se dá com o desenvolvimento de três noções básicas por parte do indivíduo: o domínio corporal, o conhecimento corporal e a passagem de suas ações. Para isso o indivíduo precisa desenvolver duas aquisições muito importantes que são:
	
		
	A estruturação temporal e espacial.
		 8. 
	O tônus postural é o estado normal, com uma semicontração do músculo, preparado para uma contração involuntária. Ou seja, ele serve para armazenar a energia necessária para movimentação e para manter a postura. Com esse conceito, estudamos dois aspectos importantes para as atividades psicomotoras. Sobre eles, assinale a alternativa certa.
		
	A tonicidade de repouso acontece em momentos de descanso do indivíduo ou situações em que precisa de equilíbrio.
	
		 9. 
	Ao construir sua imagem interna, a partir da percepção, conhecimento e funcionalidade de cada zona corporal e na sequência desenvolver a consciência global de seus movimentos, o indivíduo está adquirindo:
		
		
	Sua consciência corporal.
		 10. 
	 O corpo é o instrumento com o qual o homem interage, se comunica e se expressa. Nele, o indivíduo traz toda sua história consciente e não consciente, ele é o sistema percepto e, a cada instante, o corpo fala. A linguagem do corpo é:
		
	O movimento.

Outros materiais