Buscar

MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução Henri Ford
Com a inovação na produção de automóveis de sua empresa, cria-se o 
Fordismo, com seus princípios em: Intensificação modelo esse que consiste 
em reduzir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e matérias-primas com a rápida colocação do produto no mercado. A Economicidade que consiste em reduzir ao mínimo o estoque da matéria-prima em transformação, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis (a maior possível) já estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das matérias-primas consumidas. O princípio de Produtividade que consiste em aumentar a quantidade de produção por trabalhador na unidade de tempo mediante a especialização e a linha de montagem, e o uso de máquinas 
operadas pelo homem no processo de produção, que agilizava a saída desse 
produto. 
Contribuições para manufatura atual
O maior legado de Ford foi a mecanização da produção e a padronização de processos e produtos. Também implantou políticas de administração muito avançadas para a época, como a aplicação de metas e pagando os salários com salários maiores do que dos concorrentes sem perder a lucratividade.
Ford também adotou três princípios básicos na sua carreira de homem de negócios:
· Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado.
· Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matérias primas e salários por exemplo.
· Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização.
A partir da década de 1970, a doutrina de Ford passou por uma revisão, o chamado pós-fordismo, as características desse novo modelo foi à adoção da flexibilização das relações de trabalho as de consumo, as empresas partiram para a conquista de mercados externos buscando outros continentes e desenvolveu-se o conceito de "just in time", que determina que as empresas devem produzir de forma rápida, eficiente, enxuta e somente para atender demandas, sem a manutenção de grandes estoques permitindo assim que as empresas se adaptem melhor e com menos custos a novas tendências do mercado, para alguns autores o toyotismo, é considerado um dos expoentes do pós-fordismo.

Outros materiais