Buscar

MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR - ATV01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR – ATV1
Celso Sanchez Arenas Junior - BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Estudante, leia o excerto a seguir:
“O controlador é o ‘cérebro’ do braço robótico industrial e permite que as partes do robô operem em conjunto. Ele funciona como um computador e permite que o robô seja ligado a outros sistemas. O controlador do braço robótico executa um programa. O programa é introduzido com um console de instruções conhecido como teach pendant., com o auxílio de um programa em um computador”.
VALERIO, R.; GARCIA, M. V. R. O Futuro da Robótica. In: SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR ENIAC, 6., 2014, v. 1, n. 6, p. 148. Anais… Disponível em: http://ojs.eniac.com.br/index.php/Anais/article/download/218/248/547.  Acesso em: 27 ago. 2021. 
 
Com os conteúdos estudados, fica claro que um robô funciona similarmente a um computador, pois necessita de instruções de programação para realizar suas atividades. Dessa forma, os robôs não substituem os homens, mas eles completam o serviço deles. Como já discutido, muitas vezes, o robô recebe o nome de braço robótico, pois apresenta algumas similaridades com o braço humano. Logicamente que o peso que um robô consegue manipular é maior do que o do braço humano. A partir dessas informações, trace um paralelo entre juntas, eixos e motores com um braço humano. Escreva, no mínimo, 15 linhas e fundamente seu texto com o material de estudo.
Resposta: 
Conforme o material de estudo vimos que o braço robótico é a extensão do braço humano, utilizado para chegar aonde o braço humano não alcança e para excesso de peso, sendo de suma importância na segurança e eficiência do trabalho.
Os tipos de juntas podem ser: rotativas, prismáticas, cilíndricas, esféricas, de parafuso ou fuso e planares. São elas que definem o tipo de movimento direcional que o braço robótico vai ser capaz de fazer, podendo ser duas ou três direções.
Os eixos podem ser descritos como os responsáveis pelos movimentos, podendo ser eles de rotação ou translação. O que define o movimento do eixo é tipo de junta que vai ser associada a ele.
Os motores responsáveis pela transformação da energia elétrica em movimento, transformam cada junta e cada eixo em movimento e eficiência.
Traçando um paralelo com o braço humano, temos exemplo do Ombro, Cotovelo e Pulso.
Onde:
Ombro teria uma junta cilíndrica com um grau de liberdade 3, podendo rotacional praticamente em qualquer direção.
Cotovelo é um membro mais limitado, que somente rotaciona em uma direção e por isso teria um grau de liberdade 1.
O Pulso também rotaciona em várias direções, podendo ser atribuída a equivalência de uma junta cilíndrica e grau de liberdade 3.
O coração humano é a energia comandada pelo cérebro, comparando o coração com os motores e o cérebro humano com os processadores fechamos essa comparação básica, mas que deu início as inovações tecnológicas que dia a dia se intensificam e se atualizam.

Outros materiais