Buscar

TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria Neoclássica, conforme Chiavenato (2000), consolida a atuação do Administrador e está voltada para as atividades de uma organização. É a Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações modernas.
Características da Teoria Neoclássica:
· Ênfase na prática da administração: enfatiza os aspectos instrumentais, a ação administrativa. 
· Reafirmação relativa de postulados clássicos: estrutura, autoridade, responsabilidade, departamentalização. 
· Ênfase nos princípios gerais da administração: os princípios de administração que os clássicos utilizavam são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções práticas. O estudo da administração baseia-se na utilização de princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir e controlar. 
· Ênfase nos objetivos e nos resultados: toda organização deve ter como valores alcançar objetivos e produzir resultados. 
· Ecletismo: absorve o conteúdo de outras teorias, pode-se dizer que a Teoria Neoclássica é a Teoria Clássica atualizada e ao mesmo tempo eclética. 
· Administração como técnica social: consiste em orientar, dirigir, e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo em comum, que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo de dispêndio de recursos e esforços.
Teorias de Peter Drucker, o pai da administração moderna
 Conhecido como o pai da administração moderna, Peter Drucker afirma que a administração está no nível de conhecimento e competência que cada colaborador desenvolveu ao longo de sua prática profissional e como essas habilidades são aplicadas no dia a dia organizacional por meio da sua prática intelectual. 
Administração por objetivos (APO) 
A partir da década de 1950, a Teoria Neoclássica deslocou a atenção antes fixada nas chamadas “atividades meio”, para os objetivos ou finalidades da organização, ou seja, mudou o enfoque para os resultados e os objetivos alcançados (fins).
A preocupação em “como” administrar passou à preocupação de “por que” ou “para que” administrar. A ênfase em fazer corretamente o trabalho para alcançar a eficiência passou à ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos da organização para alcançar a eficácia. 
O trabalho deixou de ser um fim em si mesmo para construir um meio de obter resultados. Essa reformulação representa uma revolução na administração, uma mudança no panorama administrativo. Isso porque as pessoas e a organização estavam mais preocupadas em trabalhar do que em produzir resultados. 
Características da APO A APO é um método democrático e participativo, onde líderes e liderados criam os objetivos a serem alcançados, delegando as responsabilidades entre si e controlando para que os resultados ocorram de acordo com os objetivos planejados inicialmente. 
A APO trabalha da seguinte forma: 
1. Líder e liderados se reúnem, discutem, negociam e formulam em conjunto os objetivos de desempenho para o liderado. A formulação de objetivos é consensual e participativa. 
2. Após, o líder se compromete em proporcionar apoio, direção e recursos para que o liderado possa trabalhar eficazmente para o alcance dos objetivos. 
3. O liderado passa a trabalhar para desempenhar metas e cobra os meios e recursos necessários para o alcance dos objetivos. 
4. Periodicamente, líder e liderados reúnem-se para uma avaliação conjunta dos resultados e do alcance dos objetivos. 
5. A partir da avaliação conjunta, há uma reciclagem do processo: os objetivos são avaliados e redimensionados, bem como os meios e os recursos necessários. 
A APO apresenta as seguintes características:
1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu líder
 2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo
 
3. Interligação entre os vários objetivos departamentais 
4. Ênfase na mensuração e no controle dos resultados
 
5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos
 
6. Participação atuante das gerências

Continue navegando