Buscar

Fundamentos e Teoria Organizacional - avaliação final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A Teoria da Contingência surgiu por meio do desenvolvimento de várias pesquisas realizadas com o intuito de verificar que tipos de estruturas organizacionais eram mais compatíveis com a realidade das indústrias (ANDRADE; AMBONI, 2009). Disserte sobre as principais contribuições dos idealizadores da Teoria da Contingência. 
FONTE: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração: das origens às perspectivas contemporâneas. São Paulo, M. Books do Brasil Editora Ltda., 2009.
	Resposta Esperada:
Tom Burns e Georg M. Stalker, em 1961, contribuíram para a Teoria da Contingência analisando os efeitos do ambiente externo sobre o estilo administrativo e os resultados apresentados pelas organizações; identificaram cinco níveis de ambiente das organizações, desde estável à instável e também consideraram as organizações em dois sistemas, sendo sistema mecanístico e sistema orgânico. 
Michael E. Porter, em 1985, estruturou técnicas estratégicas de análise competitiva e de estabelecimento da vantagem competitiva. 
C. K. Prahalad, em 1987, estudou a visão das organizações e o futuro da competição entre as organizações. 
Por fim, H. Igor Ansoff, em 1965, estruturou o processo da estratégia corporativa e da estratégia de negócio.
	2.
	A Administração por Objetivos (APO) fez muito sucesso nos anos 1960 e 1970, mas declinou nos anos seguintes. A APO tem ênfase no planejamento e no controle, em que o ponto de partida é a fixação dos objetivos da organização e a declaração escrita do que se pretende alcançar. Por que a APO (Administração por Objetivos) se destacou dentro da grande área de Administração? Justifique sua resposta.
	Resposta Esperada:
A APO informa e difunde os princípios básicos de organização, como: a divisão do trabalho, a especialização, a hierarquia e a amplitude administrativa, impactando de forma significativa no processo de decisão e gestão das organizações. Atualmente, a APO vem sendo amplamente utilizada nas organizações, visto que uma de suas características envolve todos os indivíduos no processo de gestão, proporcionando o envolvimento e o comprometimento, sempre com objetivos ou metas acordados entre as partes ? líder e subordinado. Uma das contribuições da APO é que ela sugere uma hierarquia, cujo papel central será de auxiliar aos gestores no processo de construção de indicadores. Essa hierarquia irá propor metas para as administrações, definido o período de início e término, metas alinhadas com os objetivos gerais da organização. Conforme destaca a APO, são números que orientam o desempenho dos gerentes para um resultado mensurável, difícil, importante e compatível com os demais resultados. ? Os objetivos proporcionam diretriz ou finalidade comum. ? Permitem o trabalho em equipe e eliminam as tendências egocêntricas de grupos existentes na organização. ? Servem de base para avaliar planos e evitam erros decorrentes da omissão. ? Melhoram as possibilidades de previsão do futuro. A organização deve dirigir o seu destino, em vez de se submeter às fatalidades ou ao acaso. ? Quando os recursos são escassos, os objetivos ajudam a orientar e prever a sua distribuição criteriosa.

Continue navegando