Buscar

OBJETIVOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBJETIVOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
	As políticas públicas se tratam de ações por meio de programas governamentais que são desenvolvidos pelo “Estado”, cujo objeto é garantir que os direitos previstos na Constituição Federal de 1988, e no Ordenamento Jurídico Brasileiro sejam realmente efetivados, ou seja, é por meio das políticas públicas que se colocam em prática tais direitas. 
Assim, as políticas públicas são as medidas e programas criados pelo governo que tem como fulcro garantir o bem-estar da população brasileira. É por meio das políticas públicas que se conhece a necessidade real da população fazendo surgir então outros direitos que anteriormente não existiam.
Assim, o planejamento bem como a criação e execução das políticas públicas se trata de um trabalho em conjunto entre os três poderes do Estado: Legislativo, Executivo e Judiciário, são eles que possuem competência para propor as políticas públicas.
As políticas públicas conforme já mencionado anteriormente visam o bem-estar social através das ações relativas à saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança, buscando dar qualidade de vida a todos. 
Após a Constituição Federal com suas aplicações democráticas voltadas a busca pela qualidade de vida do cidadão, no Brasil foi instituída a obrigatoriedade do ensino SANTOS (2020) menciona que a LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/96, lei essa que mais tarde foi estendida para a educação básica que passou a incluir desde a educação infantil até o ensino médio.
FRIGOTTO (2010, p. 41), nos seus estudos sobre a Teoria do Capital Humano, salienta que: 
O investimento no ‘fator humano’ passa a significar um dos determinantes básicos para o aumento da produtividade e elemento de superação do atraso econômico. Do ponto de vista macroeconômico, constitui-se no fator explicativo das diferenças individuais de produtividade e de renda e, consequentemente, de mobilidade social. (FRIGOTTO, 2010. apud. SANTOS, 2020)
Nesse sentido é que no Brasil, passou a inspirar as pessoas a respeito da luta contra a exclusão social por meio da qual a participação da comunidade escolar em busca de uma educação cidadã bem como da qualidade, levando o Estado a adequar a educação. Alguns eventos internacionais também promoviam a educação como responsabilidade de todos: Convenção das Nações Unidas sobre os direitos da criança (1989); 
 Conferência Mundial sobre Educação para Todos (1990); 
 Encontro Mundial de Cúpula pela Criança (1990); 
 Encontro de Nova Delhi (1993) 
 Reunião de Kingston na Jamaica em 1996.
Eventos estes nos quais o Brasil era solidário e signatário, o autor supracitado menciona ainda que houve a Reunião de Kingston, que tinha como objetivo um projeto de melhoria da educação mundial pela solidariedade universal. Desde 1990, após todos os embates mencionados anteriormente em relação a políticas sociais, no Brasil e no mundo surgiram diversas transformações relativas a educação, mudanças essas que se encontram inseridas em um processo de desenvolvimento de políticas públicas.

Continue navegando