Buscar

LDB- LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LDB - LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394/96
	A LDB - Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394 foi promulgada em 20 de dezembro de 1996, desde então, percorreu as mais diversas modalidades de ensino: educação infantil hoje obrigatória para crianças a partir dos quatro anos; escola primária; ensino médio.
	Além de outras modalidades de ensino, como educação especial, indígena, de campo e a distância. Nós, brasileiros, o seguimos, tornando a educação muito mais humana e formal. Até porque o sistema educacional envolve relações familiares, humanas, sociais e culturais.
Na LDB encontramos os princípios gerais da educação, bem como os objetivos, o financiamento, a formação e a orientação profissional dos profissionais da educação.
Além disso, esta é uma lei que se renova de tempos em tempos, e é responsabilidade da Câmara dos Deputados atualizá-la de acordo com o contexto que nossa sociedade se encontrar.
Diversas atualizações já formam feitas como o fato de que anteriormente o período para o término da escola primária era de 8 anos, no entanto, após a atualização da LDB, tal período se estendeu para nove anos, com idade inicial de seis anos, outro exemplo de revogação é a dos parágrafos 2º e 4º do Artigo 36, da Seção IV, que trata do ensino médio.
A sua origem possui grande relevância cuja função é orientar o povo brasileiro, com o fim de assegurar-lhe seus direitos e nortear suas obrigações.
Desde o seu lançamento, muitas atualizações foram feitas para o LDB, cuja última atualização ocorreu em março de 2017, nos termos da Lei nº 13. 415. Essas mudanças buscam aprimorar nosso sistema de ensino, sempre lutando pelo direito à educação universal para todos.

Continue navegando