Buscar

t6_geotecnologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO
Guarapuava-PR
Plano de Aula.
	Dados Gerais:
	Docente: Adalberto Alves Pereira
Duração da atividade: 50 minutos
Tema: Geotecnologias aplicadas à Geografia Física.
	Objetivos
	· O objetivo geral desta aula é perpassar os principais conceitos ligados às geotecnologias e apresentar algumas das suas aplicações em Geografia Física.
	Pontos Abordados
	· Conceitos de/em Geotecnologias
· Aplicações das Geotecnologias em Geografia Física
	Metodologia
	· A metodologia empregada será através da desenvoltura teórica repassada de maneira a apresentar e explanar os conceitos que envolvem a temática abordada.
· Os principais conceitos elencados serão abordados com referencias nos embargos teóricos, bem como experiências de pesquisas concluídas e em andamento.
· O desenvolvimento da aula terá em um primeiro momento a explanação teórica dos conceitos, em um segundo momento a exposição de algumas aplicações das Geotecnologias nas subáreas da Geografia Física, em um terceiro momento uma síntese da temática abordada bem como uma proposta avaliativa.
	Recursos
	· Data show;
· Quadro de giz;
· Material bibliográfico 
	Avaliação
	· A avaliação será desenvolvida ao final da aula através de uma proposta de exercício.
	Bibliografia
	AQUINO, C. S.; VALLADARES, G. S.. Geografia, Geotecnologias e Planejamento ambiental. Geografia, v.22, n.1, p.117-138, 2013.
FLORENZANO, T. G.. Iniciação em Sensoriamento Remoto. São Paulo, 3ª edição. Oficina de Textos, 2011. 128p.
FLORENZANO, T. G.. Geotecnologia aplicada ao estudo de objetos e fenômenos do meio físico. Revista Geonorte, v.4, n.4, p.146-154, 2012.
FRANÇA, A. M. da S. Aplicação de sensoriamento remoto no estudo da influência da dinâmica sazonal do rio amazonas sobre a morfologia dos sistemas lacustres. São José dos Campos: INPE, 2005. 134p. (INPE-14469-TDI/1150) Dissertação (Sensoriamento Remoto) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2005.
FUCKNER, M. A.. Aplicação de imagens Aster no estudo do ambiente urbano de São Paulo e Rio de Janeiro. São José dos Campos: INPE, 2007. 230p. (INPE-15203-TDI/1303) São José dos Campos, 2007. (Dissertação de mestrado em sensoriamento remoto) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2007.
HAYAKAWA, E. H. Paleogeoformas e sistemas de drenagem da Bacia do Baixo Rio Madeira, AM: interpretação de dados de sensoriamento remoto. São José dos Campos : INPE, 2011. 167 p.; (sid.inpe.br/mtc-m19/2011/07.01.14.17-TDI) Tese (Doutorado em Sensoriamento Remoto) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2011. 
KUCK, T. N. Análise do processo de ocupação da área urbana de manaus/amazonas através de frações de componentes e sua relação com o escoamento pluvial superficial – estudo de caso: bacia hidrográfica do São Raimundo. São José dos Campos: INPE, 2010. 93 p. (INPE-0000 -TDI/00) (Dissertação de mestrado em sensoriamento remoto), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2010.
RODRIGUES, C de S. Avaliação do uso de dados geomorfométricos e de densidade populacional para gerar cenários de alerta a escorregamentos por meio do TerraMA2. São José dos Campos, INPE, março de 2011. Proposta de dissertação de mestrado. 40 p.
ROSA, R.. Geotecnologias na Geografia aplicada. Revista do departamento de Geografia, n.16, p.81-90, 2005.

Outros materiais