Buscar

organizaçao da educaçao brasileira

Prévia do material em texto

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
ATIVIDADE 
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
CASTELO DO PIAUÍ
2016
ATIVIDADE 
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
 ATIVIDADE APRESENTADA Á DISCIPLINA
 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
 		 PROFº EDMILSON PEREIRA DE ARAÚJO
ACADÊMICA: GILMARA MARIA DA SILVA
 
CASTELO DO PIAUÍ
2016
ATIVIDADE 
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
1° A sociedade brasileira demonstra-se descontente com os resultados da educação. Por que está ária no país causa tanta insatisfação? Qual era o método utilizado para o ensino? Qual é o propósito da escola hoje? Qual é a função do professor nessa nova era de avanços tecnológicos?
R: Por que não tem alcançado os objetivos almejados que sociedade, pelos problemas que sofre a escola hoje como abandono escola, falta de investimentos, além de existirem professores que precisam ser qualificados, entre outros. 
Métodos de ensino Tradicional predominante no país, onde o foco está no professor que detém e repassa ao aluno. O estudante tem metas a cumprir dentro de determinados prazos, que são verificados por meio de avaliações periódicas. Quem não atingir a nota mínima necessária no conjunto de avaliações ao longo do ano que está cursando é reprovado e tem de refazê-lo. Porém existem outros como construtivista montesoriano entre outros. 
O professor tem a função e transmitir conhecimentos se utilizando das novas tecnologias para que o processo de aprendizagem seja prazeroso além de ajudar o aluno a desenvolver suas habilidades e forma cidadãos críticos e conscientes tudo isso com o apoio da escola.
2° As propostas dos pioneiros de 1932 estão sendo praticadas pela educação brasileira atual? Algumas sim e outras não? Quais? Por quê?
R:O Manifesto apresentou a proposta de renovar a escola tradicional, objetivando- a aplicação da verdadeira função da escola, as propostas que estão sendo praticadas são: a gratuidade e obrigatoriedade da educação, a educação pública como responsabilidade do Estado. Propunha ainda acesso a escola e qualidade no ensino algo que ainda não ocorre, pois, alguns lugares escolas são melhores que outras. A valorização do docente só que a carreira continua desvalorizada.
3° Faça um comentário sobre a educação na Constituição de 1946.
R:A educação na constituição de 1946, teve enorme importância por te uma natureza democrática, igualdade dos cidadãos perante a lei, liberdade de expressão, e separação dos poderes entre outras.
4° Descreva as leis que regulamentam a educação, os níveis e modalidades da educação no Brasil, e como se dá esta organização. (Leia e Reflita, pois você deverá socializá-la na primeira aula dia 05 de Maio).
R:A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/96), que, por sua vez, vincula-se às diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988, bem como às respectivas Emendas Constitucionais em vigor.
Os níveis: são a educação escola compõe-se de:
I. Educação básica, (formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio); II. Educação superior, (cursos sequenciais, de graduação, de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado, de extensão). 
As modalidades:
I. Educação especial: oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educadores portadores de necessidades especiais.
II. Educação de jovens e adultos: destinada aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
III. Educação profissional: que, integrada ás diferentes formas de educação, ao trabalho, á ciência e á tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. É destinada ao aluno matriculado em geral, jovem ou adulto.
5° Leia e comente: Existe ou não de uma estrutura única no sistema de ensino brasileiro? Justifique sua resposta. 
R:Sim, pelo fato de que existe uma estrutura propriamente dita, constituída por uma rede de unidades escolares em seus vários níveis e modalidades a qual está sobre todo o território nacional.
6° A Educação vem sofrendo mudanças e analisá-las implica em considerar determinadas preliminares como a desigualdade social e a própria noção de educação básica. Identifique essas mudanças elaborando uma sequencia das leis da educação com suas respectivas mudanças.
R:As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBS. No total, três Leis de diretrizes e bases da educação nacional foram promulgadas no Brasil, todas recentes, a partir de 1961. Até então, o Brasil possuía apenas leis e decretos que organizavam ou disciplinavam determinados níveis de ensino, separadamente.
Primeira LDB- Lei Federal n0, 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Lei foi considerada completa, pois estabelecia diretrizes e bases para toda a educação nacional, ou seja, para todos os níveis de ensino, desde a pré-escola até o ensino superior. Estabeleceu a seguinte estrutura para o ensino: Primário, ginásio, colegial e superior.
Segunda LDB- Lei Federal no5.692,11 de Agosto de 1.971 Primeira mudança introduzida, com relação á anterior, dizia respeito á unificação do ensino primário com o ginásio, constituindo o primeiro grau, o que significou o prolongamento da escola única e continua de oito séries. Essa lei estabeleceu a seguinte estrutura para o ensino: Ensino de 1o Grau- obrigatório e gratuito nas escolas públicas, com duração de oito anos. Ensino de 2o Grau- não obrigatório, mas gratuito nas escolas públicas, com duração 3 a 4 anos e obrigatoriamente profissionalizante. 
Terceira LDB- Lei Federal nº.9.394/96 de dezembro de 1.996 Trata-se da lei atualmente vigente, que estabelece as diretrizes bases da educação nacional e norteia a estrutura e o funcionamento da educação no País em todos os níveis, da educação ao ensino superior. De modo geral, a estrutura do ensino apresenta a seguinte configuração Educação Básica- (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio) Ensino Superior- (cursos sequenciais, de graduação, de pós graduação, especialização, mestrado e doutorado, de extensão)

Continue navegando