Buscar

Psicologia e Comportamento Organizacional Aula 5 Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia e Comportamento Organizacional – Aula 5 – Questionário
1. A fenomenologia é um movimento filosófico considerado no embasamento da compreensão do conceito de percepção. Sobre esse movimento filosófico, assinale a alternativa correta.
a. A fenomenologia consiste na crença de que a percepção que um ser humano tem do mundo está errada, pois não contempla a realidade.
b. A fenomenologia defende a crença de que um mesmo fenômeno será percebido da mesma maneira por diferentes pessoas, pois a maneira real é apenas uma.
c. Para a fenomenologia, a busca das essências, a volta às coisas mesmas, deve ser feita devido à compreensão de que a percepção é um recorte da realidade, não contemplando sua totalidade.
d. A fenomenologia é um movimento filosófico, não podendo ser considerada um método válido.
2. Sobre a compreensão do conceito de percepção na ótica fenomenológica, assinale a alternativa correta. 
a. A percepção sob a ótica fenomenológica consiste na atribuição de um sentido a um fenômeno por uma consciência.
b. A percepção de um fenômeno ocorre de maneira independente da consciência que o percebe, pois o sentido está no próprio fenômeno, segundo Merleau-Ponty (1999).
c. Para Merleau-Ponty (1999), a percepção de um fenômeno ocorre de maneira independente do objeto percebido, pois o sentido está na consciência de quem o percebe.
d. De acordo com Merleau-Ponty (1999), a percepção de um fenomenólogo acerca de um fenômeno, quando bem desenvolvida, abarca sua totalidade.
3. Tendo em vista a compreensão do processo de comunicação a partir de uma compreensão social e de seus elementos centrais constituintes, assinale a alternativa correta
a. Nas teorias da comunicação, frequentemente comunicação e linguagem são entendidas como sinônimos.
b. Para que a comunicação seja efetiva, a interação social é necessária, visto que tanto emissor quanto receptor têm papel ativo no processo.
c. Para que a comunicação ocorra de fato, é necessário que a mensagem transmitida pelo receptor seja compreendida pelo emissor.
d. No processo de comunicação efetivo, o emissor tem papel ativo, enquanto o receptor é mero coadjuvante.
4. Acerca da relação entre a percepção, na ótica fenomenológica, e a comunicação interpessoal, assinale a alternativa correta.
a. No desenvolvimento humano, observa-se que a comunicação precede a linguagem, que precede a percepção.
b. A percepção é a forma primordial de vínculo do ser humano com o mundo, assim ela impacta no desenvolvimento da comunicação.
c. De acordo com Merleau-Ponty (1999), o sentido das palavras independe da consciência de quem comunica, pois está na própria palavra.
d. De acordo com Merleau-Ponty (1999), o sentido das palavras é desenvolvido apenas com base na consciência de quem comunica.
5. A empatia é um conceito que pode ser estudado na relação entre percepção e comunicação. Sobre a empatia, assinale a alternativa correta.
a. Explicar a empatia como a capacidade de se colocar no lugar do outro contempla por inteiro o seu sentido e o seu benefício para o processo de comunicação.
b. A compreensão da empatia é necessária para o desenvolvimento de comportamentos altruístas, mas, no processo de comunicação, esse conceito tem pouca importância.
c. A empatia nos processos de comunicação consiste na eliminação do viés subjetivo da percepção de cada um dos envolvidos no processo, evitando ruídos.
d. A empatia na comunicação consiste em estabelecer vínculo entre os envolvidos no processo, a partir da capacidade de um se colocar no lugar do outro e tentar perceber o mundo a partir daquele ponto de vista.

Continue navegando