Buscar

Avaliação da Disciplina de Métodos de Autoaprendizado

Prévia do material em texto

1-Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
 I. A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
     II. Na Educação a Distância, educadores e educandos não estão juntos fisicamente, porém estão conectados. Saem do contato físico para o contato virtual, vencendo barreiras de espaço e tempo, e também de paradigmas.
 III. O ensino a distância é uma estratégia desenvolvida para oferecer educação para aqueles que têm dificuldade de acesso a cursos oferecidos na modalidade presencial.
Todas estão corretas;
2-É possível identificar diversos outros problemas mais concretos que prejudicam o desenvolvimento de um curso na modalidade a distância. Entre eles, podem ser citados:
     I. Falta de planejamento adequado às características do ensino nesta modalidade;
     II. Bom dimensionamento dos custos envolvidos;
     III. Preparação inadequada dos profissionais que mediam o aprendizado, seja por falta de conhecimento técnico do ambiente virtual de aprendizagem, ou por falta de fundamentação teórica;
IV. Ótimos critérios e estrutura de avaliação destes cursos, por parte das entidades governamentais.
    I e III estão corretas;
3-Silva (2004) elenca três componentes necessários para a aprendizagem autônoma, que são: o saber, o saber fazer e o querer.
 I. Componentes do saber;  II. Componentes do saber fazer; III. Componente do querer.
Todas as alternativas corretas;
4-Como conceituar os Componentes do saber fazer:
Escolha uma opção:
a. partindo do pressuposto de que todo conhecimento sobre o processo de aprendizagem está naturalmente à disposição de uma aplicação prática, o saber sobre o seu processo de aprendizagem, deve ser convertido em um saber fazer. Contudo o educando deve ser conscientizado de que se trata de um processo de construção e reconstrução, pois as modificações deverão ser efetuadas a partir da sua prática, que sempre está a exigir o saber fazer.
5- Independente dos recursos utilizados é imprescindível ao professor, na condição de orientador de estudos na modalidade a distância, algumas competências, tais como visto em Luz, Riccio e Silva (2005, p.103-104):
     I. Competências técnicas: - Domínio dos recursos tecnológicos utilizados no curso; - Capacidade de socialização desses saberes com os cursistas; - Domínio de procedimentos para confecção de relatórios técnicos sobre o desenvolvimento do curso.
     II. Competências gerenciais: - Habilidade de planejamento em curto e médio prazos; - Prontidão na formulação de estratégias para o redimensionamento de problemas; - Autonomia na tomada de decisões.
     III. Competências históricas: - Domínio do conteúdo de gestão de sistemas e unidades escolares; - Habilidade para estimular a busca de resposta pelo participante; - Disposição para continuar aprendendo; - Domínio de técnicas motivacionais aplicáveis a EaD; - Domínio e conhecimento dos recursos didáticos disponíveis; - Domínio dos critérios e da perspectiva de avaliação embutidos no curso.
A I e II estão corretas;

Continue navegando