Buscar

Av2 - Gerenciamento de Transportes e Abastecimento 2024

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 - Gerenciamento de Transportes e Abastecimento
· Período: 05/02/2024 00:00 à 11/03/2024 23:59
1) O transporte e a armazenagem ainda são os maiores custos logísticos no Brasil. Por isso, muitas empresas têm se preocupado em otimizar suas operações e estratégias relacionadas as essas atividades tão importantes. Desse modo, sobre a armazenagem, é correto afirmar que:
I - A atividade de armazenamento de produtos é a principal dentro da gestão dos estoques e tem relação direta com as atividades de transporte por tratar do ponto inicial ou final da operação de transporte.
II - Os sistemas de armazenagem são os elementos básicos para a racionalização dos espaços de armazenagem que são desenhados e aplicados de acordo com o tipo de material destinado à operação.
III - O armazenamento dos produtos é essencial para garantir a continuidade do fornecimento exclusivamente na primeira etapa do processo de produção. Quando tratamos de grãos, o armazenamento ocorre em uma estrutura apropriada chamada galpão alfandegado.
Assinale a alternativa correta;
Alternativas:
· a)Estão corretas as afirmações I e III.
· b)Está correto apenas o que se lê na afirmação II.
· c)Estão corretas as afirmações I e II. Alternativa assinalada
· d)Está correto apenas o que se lê na afirmação II.
· e)Estão corretas as afirmações II e III.
2)O processo de decisão entre manter uma frota própria ou terceirizar a operação de transporte é complexo e multifacetado. Envolve considerar os custos e benefícios de cada opção, além do impacto na experiência do cliente e na qualidade do serviço. A escolha impacta diretamente a operação logística e a percepção do cliente sobre a empresa.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)A montagem de uma frota própria sempre oferece melhor controle de qualidade e experiência do cliente, independentemente dos custos operacionais.
· b)A terceirização é sempre a opção mais vantajosa financeiramente, pois elimina os custos de manutenção e mobilização de uma frota própria.
· c)Embora a terceirização possa oferecer vantagens financeiras e operacionais, problemas de qualidade e atendimento podem surgir devido à falta de preparo dos profissionais autônomos. Alternativa assinalada
· d)Manter uma frota própria é a única forma de garantir o conhecimento regional e a otimização do transporte através do frete roteirizado e compartilhamento de cargas.
· e)A decisão de terceirizar ou manter uma frota própria não afeta a experiência do cliente ou a qualidade do serviço prestado.
3)O transporte marítimo é uma forma essencial de transporte internacional, responsável por transportar a maior parte do comércio mundial. É eficiente em termos de custo, especialmente para o transporte de mercadorias pesadas e volumosas, tornando-o ideal para o comércio de commodities como petróleo, grãos e minério de ferro. Dentre as subclassificações do modal marítimo, a (o) __________________ se caracteriza por ser um modal de transporte marítimo realizado entre portos do mesmo país em área costeira nacional. É também um dos mais importantes modais para transportes em grandes quantidades para ________________, como sudeste-nordeste e tem acesso a 8 das 9 capitais da _______________ pelos portos hoje organizados e equipados para movimentação de carga. O modal permite uma economia de custos estratégica para a região, ________________ com outras regiões do país nos mais variados tipos de produtos.
Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem corretamente as lacunas:
Alternativas:
· a)Transbordo de cargas- o comércio internacional - região Centro-oeste - aumentando a durabilidade dos produtos.
· b)Cabotagem - rotas mais longas - região nordeste - aumentando a competitividade. Alternativa assinalada
· c)Eclusa marítima - rotas mais caras - região sudeste - aumentando a relação comercial.
· d)Navegação lacustre – o comércio interno – região noroeste – aumentando as operações de importação e exportação.
· e)Cabotagem – os países do Mercosul – região litorânea – aumentando a relação comercial.
4)A unitização consiste no processo de agrupamento de vários volumes transformando-os em um único volume como ocorre, por exemplo, ao agrupamos várias caixas de produtos de limpeza em um palete. Nesse contexto, sobre a paletização é correto afirmar que:
( ) Ao se transformar várias caixas soltas numa única carga ou volume, torna-se ainda mais complexa a movimentação destes produtos sendo necessário a utilização de guindastes, por exemplo.
( ) A carga unitizada pode encurtar a estadia dos navios por ser de movimentação mais fácil, contribuindo para redução do custo total de fretes, manuseio, capatazia e outros
( ) Um dos fatores a serem considerados para escolha do melhor método de unitização de carga é a necessidade de se conhecer as características físicas da carga, fragilidade, valor e condições de armazenamento e condicionamento possíveis, bem como realizar a avaliação dos custos envolvidos.
Após classificar as afirmações em V para Verdadeiro ou F para Falso, assinale a alternativa que descreve a sequência correta:
Alternativas:
· a) V – F – F.
· b) F – V – F.
· c) V – V – F.
· d) F – F – V.
· e) F – V – V. Alternativa assinalada
5) Considerando os conceitos de transporte multimodal e intermodal, e a importância da tecnologia e gestão eficiente de informações na Logística 4.0, qual das seguintes opções descreve corretamente a diferença principal entre transporte multimodal e intermodal, e a influência da tecnologia na eficiência dessas operações?
Alternativas:
· a) No transporte multimodal, cada etapa do trajeto é gerenciada por diferentes operadores, enquanto no intermodal, um único operador gerencia todo o trajeto. A tecnologia tem papel limitado em ambos os modos.
· b) O transporte intermodal utiliza um único contrato de transporte para toda a viagem, diferentemente do multimodal que utiliza contratos separados para cada etapa. A tecnologia é crucial apenas no transporte intermodal.
· c) No transporte multimodal, existe um único responsável pelo transporte e um único contrato para toda a viagem, enquanto no intermodal, a responsabilidade e a documentação são divididas por etapas. A tecnologia desempenha um papel fundamental na eficiência e transparência de ambos os processos. Alternativa assinalada
· d)A principal diferença entre os modos está na unitização das cargas, sendo exclusiva do transporte intermodal. A tecnologia não influencia significativamente nenhum dos dois modos.
· e) Tanto no transporte multimodal quanto no intermodal, múltiplos operadores são responsáveis por diferentes etapas do transporte. A tecnologia é aplicada apenas para o rastreamento de cargas.
PÚBLICA
PÚBLICA
PÚBLICA

Outros materiais