Buscar

AD1 - Prática de Pesquisa em Geografia 2023.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Adriano da Silva Santos
Matrícula: 22112140150
Curso/Polo: Geografia / Niterói 
CEDERJ/UERJ – Licenciatura em Geografia
Prática de Pesquisa em Geografia – 2023-2
Avaliação Digital 1 – AD1
 Procure responder essas questões com o máximo de informações possíveis e lembre-se que na construção de suas respostas você poderá consultar diferentes fontes de informação. Bons estudos!!
Questões
 1 – A ideia pode partir tanto de uma reflexão que ocorre durante os momentos de nossa vida cotidiana como, por exemplo, nos momentos que antecedem a elaboração de um projeto científico. A esse respeito, explique por meio de exemplos a diferença entre ideias formais e informais. (3.0 pontos)
 R: Ideias formais e informais referem-se aos tipos de pensamentos e reflexões que ocorrem em diferentes contextos.
 Ideias formais são aquelas que surgem em situações mais estruturadas e orientadas, como ao desenvolver um projeto científico. Elas estão relacionadas a processos de pensamento lógico e análise rigorosa. Por exemplo, ao planejar uma pesquisa, você pode ter a ideia formal de testar uma hipótese específica utilizando um método experimental bem definido.
 Ideias informais, por outro lado, surgem de maneira mais espontânea e podem acontecer durante momentos cotidianos. Essas ideias não estão necessariamente ligadas a uma estrutura rígida e podem ser mais criativas. Por exemplo, você pode ter uma ideia informal enquanto toma banho, como uma abordagem não convencional para resolver um problema cotidiano.
 2 – Ensinar a pesquisar não é uma tarefa fácil. No entanto, ela compreende um dos passos mais importantes das práticas de ensino, correspondendo a uma que deverá ser estimulada pelos docentes por meio de um processo de aprendizagem constante (teórica e prática). A este respeito, discorra condição sobre a importância da pesquisa científica em sua formação acadêmica e de como ela deve se relacionar com as práticas docentes. (2.0 pontos)
 R: A pesquisa científica desempenha um papel fundamental na formação acadêmica, permitindo aos estudantes desenvolverem habilidades de pensamento crítico, análise e resolução de problemas. Ela ajuda a aprofundar o entendimento dos conceitos, bem como a explorar áreas de interesse de maneira mais completa. Além disso, a pesquisa instiga a curiosidade intelectual e incentiva a busca por conhecimento além do que é ensinado em sala de aula.
 No contexto das práticas docentes, a pesquisa científica é essencial para que os professores se mantenham atualizados em suas áreas de atuação e possam transmitir informações precisas e atuais aos alunos. Ela também permite que os educadores adotem métodos de ensino mais eficazes e inovadores, baseados em evidências sólidas. Ao incorporar a pesquisa em sua abordagem pedagógica, os professores podem inspirar os alunos a se tornarem pensadores críticos, incentivando-os a questionar, explorar e investigar por conta própria.
 Além disso, os docentes podem utilizar exemplos de pesquisa em sala de aula para ilustrar conceitos teóricos e demonstrar como o conhecimento é construído. Isso ajuda os alunos a compreenderem a importância da pesquisa como um processo contínuo e colaborativo. Ao ensinar habilidades de pesquisa, como buscar fontes confiáveis, avaliar evidências e sintetizar informações, os professores capacitam os estudantes a se tornarem aprendizes autônomos e preparados para lidar com a complexidade do mundo atual.
 Portanto, a pesquisa científica não apenas enriquece a formação acadêmica dos estudantes, mas também fortalece a qualidade das práticas docentes, promovendo um ambiente de aprendizado mais engajador, informado e progressivo.
 3 – Tendo como base a construção de um trabalho de pesquisa, em que fases você situaria o levantamento de viabilidade de recursos e a utilização dos recursos do meio (existentes)? (2.0 pontos)
 R: No contexto da construção de um trabalho de pesquisa, o levantamento de viabilidade de recursos e a utilização dos recursos do meio (existentes) geralmente se enquadram nas fases iniciais do processo. Essas fases podem ser chamadas de "Fase de Planejamento" e "Fase de Coleta de Dados". Na Fase de Planejamento, você identificaria os recursos necessários para realizar a pesquisa, como equipamentos, materiais, financiamento, acesso a bases de dados, entre outros. Em seguida, na Fase de Coleta de Dados, você realizaria o levantamento de viabilidade para determinar se esses recursos estão disponíveis e se podem ser utilizados de maneira eficaz para atingir os objetivos da pesquisa.
 4 - Na Aula 2 do Caderno Didático são apresentadas as bases para a fundamentação teórico-conceitual de uma pesquisa. Nela é ressaltada a importância da chamada percepção geográfica na construção de um estudo. Explique, o que se considera como percepção no âmbito da geografia, apresente um ou mais exemplo para justificar a sua resposta. (3,0 pontos)
 R: Na geografia, a percepção refere-se à maneira como as pessoas interpretam e compreendem o espaço geográfico ao seu redor. Isso inclui como percebemos lugares, territórios, localizações e paisagens. A percepção geográfica é influenciada por fatores como experiências individuais, cultura, educação e mídia.
 Um exemplo de percepção geográfica pode ser a maneira como diferentes pessoas percebem uma cidade. Para alguns, a cidade pode ser vista como um centro de oportunidades econômicas e culturais, enquanto para outros, pode ser percebida como um local congestionado e estressante. Essas percepções podem afetar as escolhas e comportamentos das pessoas em relação à cidade, como decidir morar lá, visitá-la ou evitá-la.
 Outro exemplo pode ser a percepção de um parque natural. Alguém que o perceba como um ambiente natural intocado pode estar mais inclinado a apoiar a sua preservação, enquanto outra pessoa que o veja como um recurso econômico pode ser a favor de seu desenvolvimento para atividades comerciais.
 A percepção geográfica desempenha um papel importante na pesquisa geográfica, pois influencia como as pessoas interagem e tomam decisões em relação ao espaço geográfico, e compreender essas percepções é fundamental para uma análise abrangente e precisa.
 Fonte:
 https://www.todamateria.com.br/linguagem-formal-e-informal/ - acessado em 02/09/2023
 
 https://pt.linkedin.com/pulse/paulo-freire-saberes-da-doc%C3%AAncia-ensino-superior-uma-reflex%C3%A3o - acessado em 02/09/2023
0

Outros materiais