Buscar

resumo a onda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme "A Onda," lançado em 1981, apresenta uma história fictícia, mas inspirada em eventos reais, adaptada em uma escola na Alemanha. Inicia com um professor de história chamado Rainer Wenger, que é encarregado de ensinar um curso sobre autocracia para mostrar como o fascismo pode surgir em uma sociedade democrática, Wenger decide conduzir um experimento. No meio da trama está o experimento de Wenger, no qual ele cria um movimento chamado "A Onda" para mostrar como o poder e a conformidade podem corromper as pessoas. Os principais personagens incluem o professor Wenger, seus alunos e outros professores céticos. O filme acompanha o crescimento do movimento "A Onda," à medida que os estudantes se tornam progressivamente envolvidos e obedientes às regras. O ponto crítico ocorre quando o movimento se torna uma ameaça real, resultando em conflitos e tragédias. O filme explora como a autocracia pode emergir mesmo em uma sociedade democrática, demonstrando os perigos da busca pelo poder e da conformidade. É usado na educação para levantar questões sobre a relevância contínua de sua mensagem, advertindo sobre a radicalização online, destacando a influência de líderes carismáticos, promovendo a análise das dinâmicas de grupo e enfatizando a importância da prevenção do extremismo. O filme é muito relevante ao revelar lições valiosas sobre a proteção das liberdades democráticas e a conscientização sobre os riscos da obediência cega que muitos seguem. 
Mesmo depois de anos do lançamento do filme, as coisas permanecem iguais, como se o autor tivesse prevido o que ia acontecer depois de alguns anos, nada muda de verdade e a sociedade está facilmente sendo manipulada por pessoas “boas”, que dizem cuidar dos interesses de todos sem se questionar ou ao menos requerer seus direitos, “quem não pensa de acordo com o sistema, deve ser eliminado”.
Achei muito interessante que tanto o livro "A Revolução dos Bichos" quanto o filme "A Onda" abordam temas relacionados ao poder, autoritarismo e conformidade social. Ambas as obras exploram como uma sociedade pode mudar e ser influenciada por líderes carismáticos, bem como os perigos da obediência cega e do conformismo.
Ambas as obras servem como uma advertência sobre os perigos do autoritarismo, da obediência cega e da manipulação em massa, destacando como sociedades democráticas podem estar sujeitas a tais influências negativas. Elas também enfatizam a importância da vigilância e da proteção das liberdades individuais em face de ameaças totalitárias.

Outros materiais