Buscar

029 - 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fenômenos Atribucionais
Apresentação
Olá! 
Nas teorias de cognição social são encontrados estudos sobre como as pessoas formam impressões umas sobre as outras, o que costuma ocorrer com muita rapidez. Considere, por exemplo, as pessoas com as quais você convive mais. Você as observa em várias circunstâncias, não é? Assim, pode confirmar ou não as primeiras impressões que teve, tornando-as mais complexas. Porém, as impressões nem sempre são totalizadoras, pois apresentam vários hiatos.
Essa necessidade de compreender como o comportamento humano é determinado ou influenciado por eventos externos constitui um amplo campo de investigação da psicologia social. Suas descobertas chegam às áreas de educação, esportes, psicologia clínica e aconselhamento, relações interpessoais, preconceito e estereótipo, psicologia ambiental, psicologia social do trabalho e até metodologia da pesquisa.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você estudará a teoria da atribuição da causalidade, a qual se baseia na concepção de que as pessoas utilizam os objetos/situações existentes no seu mundo psicológico para formar padrões causais, indutivos ou dedutivos, relacionando causas e efeitos. Verá também o modelo atribucional para a motivação de realização, baseado na teoria de Heider (1958), o qual afirma que as pessoas recorreriam a quatro elementos causais distintos para avaliar, predizer e explicar um evento: capacidade, esforço, dificuldade da tarefa e acaso. Além de estudar a atribuição de causalidade, você também verá alguns estudos que analisam as causas dos acidentes de trabalho e dos sucessos e fracassos das relações conjugais.
Bons estudos.
Exercícios
1) Quando Eunice, nova funcionária de uma agência de publicidade, concluiu um projeto importante com duas semanas de antecedência, sua gerente, Bruna, ficou muito satisfeita. Na reunião semanal de equipe, ela manifestou a sua satisfação com o desempenho de Eunice e disse que aquele era um exemplo do tipo de comprometimento que ela estava procurando. Os outros funcionários assistiram ressentidos, tentando imaginar por que Eunice havia trabalhado noite e dia para terminar o projeto não em tempo, mas com duas semanas de antecedência. Eles concluíram que ela deveria ser uma pessoa terrivelmente compulsiva.
Marque a opção que dá suporte teórico a essa situação.
a) Teoria da inferência.
b) Teoria da atribuição de causalidade.
c) Dissonância cognitiva.
d) Erro de atribuição fundamental.
e) Viés da semelhança atribuída.
2) Analise a seguinte situação: Roberto afirma que seu fracasso na prova final do semestre foi devido a um engano do professor, o qual não indicou todos os tópicos que seriam avaliados. Roberto ainda diz que teve muito azar de não estudar exatamente um tópico abordado em três questões.
Qual é a dimensão que poderia ser relacionada a essa atribuição da causalidade?
a) Esforço.
b) Locus de controle.
c) Estímulo.
d) Controlabilidade.
e) Estabilidade.
3) Reflita sobre a seguinte situação: Carlos acaba de ser aprovado em um concurso público. Devido à importância do evento, provoca um processo atribucional. Assim, Carlos considera que sua aprovação foi consequência de sua grande competência inata, atribuindo-a à sua aptidão. Nesse caso, ele fez uma atribuição interna, estável e incontrolável. Interna porque a competência seria propriedade dele e estável porque seria permanente, constante e incontrolável, pois ele já teria nascido com elevada capacidade cognitiva e intelectual, as quais seriam características inatas.
Marque a opção que expressa por que o processo de atribuição foi desencadeado.
a) Sucesso.
b) Alcance do objetivo.
c) Motivação.
d) Reação afetiva positiva.
e) Evento importante.
4) Escolha a opção que preenche corretamente os espaços em branco:
“ __________ não é uma característica a ser descoberta dentro dos indivíduos. É um __________, uma __________ de trabalho na teoria de aprendizagem social, que permite a interpretação de observações feitas pelas pessoas em __________ a questões sobre __________" (Lefcourt,1976). 
a) A confiabilidade — estímulo — impressão — controle — divórcio
b) O constructo — estímulo — abordagem — controle — internalidade
c) A percepção — senso — impressão — busca — confiabilidade
d) O locus de controle — constructo — ferramenta — resposta — causalidade
e) A teoria de atribuição — constructo — abordagem — separação — divórcio
5) As atribuições quanto ao sucesso ou fracasso nas relações conjugais demonstram que os casais não percebem as divergências entre suas atribuições. Cada um acredita que o outro deve perceber as situações diárias como ele percebe. Além disso, ambos divergem sempre quando são consideradas as diferenças de gênero. Quando analisados os conflitos da relação conjugal, também ocorrem as divergências de atribuição por parte de cada cônjuge, de modo que cada um atribui maior responsabilidade ao outro. Essas constatações indicam que as percepções e as causas atribuídas a determinadas pessoas não são perfeitas. 
Esse fenômeno é explicado por qual das alternativas a seguir?
a) Autocomplacência.
b) Viés da semelhança presumida.
c) Erro fundamental de atribuição. 
d) Ator diante do observador. 
e) Efeito de halo.

Continue navegando