Buscar

MAPA VIOLENCIA DOMESTICA

Prévia do material em texto

MAPA - SER - GESTÃO EM PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS - 52/2021
PROJETO DE INTERVENÇÃO 
TEMA – Violência Doméstica Contra Mulheres do Município de Jacinto/MG.
 JUSTIFICATIVA
A violência contra a mulher é uma questão de saúde pública, à medida que ganha proporções sociais e abrange leis específicas. Pois sendo assim, a violência contra a mulher precisa de projetos, intervenções e reflexões sobre a temática. Diante dos inúmeros casos de mulheres da zona rural atendidas na unidade de saúde com hematomas, fraturas, luxações, escoriações, porém sem registro de agressão torna-se necessário trabalhar o tema no sentido de incentivá-las a denunciar e buscar ajuda para si e para os filhos. 
Nos anos 80, vivia-se no país um período antagônico de conquistas e recessões dos direitos sociais. Visualizava-se um período de agravamento das expressões da questão social, do acirramento dos movimentos políticos de amplos setores da população e a derrota da ditadura tornando-se inevitável para a classe dominante a substituição do estado autocrático burguês para o regime democrático. Nesse sentido, a organização da classe ganhou tal magnitude que começou a se criar as bases jurídicos-institucionais para reverter boa parte daqueles traços de extrema exploração e dominação. Traços estes, que configurariam na Constituição de 1988, se tornando uma consagração do avanço social através das lutas conduzidas pelos setores populares por duas décadas. (Netto in Lebauspin: 1999).
Considera-se a violência contra as mulheres violação dos direitos humanos, pois atinge o direito à vida, saúde e integridade física. Em 07 de agosto de 2006, foi sancionada a Lei nº 11.340 - Lei Maria da Penha, essa lei cria mecanismos de coibir e prevenir a violência contra as mulheres. Mesmo com grande avanço na legislação, ainda se depara com grande número de mulheres vítimas de violência, visto o alto índice de homicídio de mulheres no Brasil e denúncias recebidas pelo disque 180 – Central de Atendimento à Mulher. 
Todo tipo de violência conta as mulheres, física, psicológica, doméstica, moral, patrimonial, sexual, assédio sexual, etc, um fenômeno que atinge todas as classes sociais, regiões, idades, origens, raças, etc. A violência contra a mulher um problema social devastador que a afeta a saúde e a cidadania de mulheres em todas as partes do mundo, tornando fundamental elaborar e efetivar políticas sociais públicas e privadas de enfrentamento a esse problema. 
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Prevenir casos de violência doméstica contra a mulher e implementar a política de proteção às vítimas visando a promoção da justiça e da equidade social.
METAS
O presente projeto tem como meta a prevenção da violência doméstica contra a mulher e seus dependentes, com ações no Município Jacinto, tendo em vista o contato direto com a comunidade e as possíveis vitimas que estão submetidas a situação de violência de qualquer espécie, orientando-as sobre seus direitos constitucionais e medidas cabíveis para essas situações, amparadas e reconhecidas pela lei. 
METODOLOGIA
Para a execução do Projeto será constituído um grupo de trabalho multidisciplinar constituído de Assistente Social, Psicólogo e Enfermeiro cuja consolidação do grupo é a criação de rede de prevenção e enfrentamento aos casos de violência doméstica contra a mulher. O projeto pretende realizar palestras orientando e incentivando as mulheres a denunciarem casos de violência, assim como prestar assistência social à família. 
Criar, promover e estimular ações que valorizem as mulheres vítimas de violência doméstica. Criar instrumentos de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, assim como oferecer apoio psico social a toda família.
RECURSOS
Os recursos necessário serão recursos humanos, Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro da unidade de saúde e os agentes de saúde ajudando na divulgação. Além dos recursos humanos, serão utilizados panfletos, impressos na própria unidade, TV/DVD.
CRONOGRAMA
	ATIVIDADE DESENVOLVIDA
	PROFISSIONAL
	
	Palestras orientação, apoio e incentivo a denunciar 
	Assistente Social, Psicólogo e Enfermeiro
	17/06/2021
	Dinâmicas de grupo
	
	17/06/2021
AVALIAÇÃO
A avaliação será durante a execução do projeto, serão avaliadas as participações das famílias presentes e ao longo do tempo, serão avaliados se aumenta o número de registro de casos de violência contra a mulher.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério Público Brasileiro. Grupo Nacional de Direitos Humanos. Conselho Nacional Procuradores Gerais.O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher: uma construção coletiva.CNPG. Brasil, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil : promulgada em 5 de outubro de 1988. 38.ed.atual.-São Paulo : Saraiva, 2006.
LESBAUPIN, I .(Org.) . O Desmonte da nação: balanço do governo FHC. 2. ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 1999. v. 1.

Continue navegando