Buscar

Desde que nascemos inúmeras ideias e raciocínios matemáticos estão presentes em nosso cotidiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desde que nascemos inúmeras ideias e raciocínios matemáticos estão presentes em nosso cotidiano, mesmo que intuitivamente. Sendo assim, cultural e socialmente, Desde o nascimento estamos em permanente contato com situações que envolvem matemática. No entanto, a aquisição da linguagem matemática formal, o estudo organizado e sistematizado do conhecimento matemático se dá a partir da sua iniciação na escolarização, que começa desde a Educação Infantil. Pesquisas recentes mostram que o conhecimento matemático da criança pode ser ampliado no decorrer do seu desenvolvimento, de acordo com as intervenções sociais e culturais do meio em que vive. O professor tem um importante papel de mediador desse processo, articulando práticas didáticas significativas que possibilitem o desenvolvendo das habilidades matemáticas.
Sendo assim, partindo dos conhecimentos adquiridos na disciplina, aliado aos conhecimentos adquiridos com ênfase no capítulo 3 intitulado Objetivos e Competências para o Ensino da Matemática, do livro da disciplina escreva sobre:
Quais são os principais objetivos do ensino da matemática e suas contribuições para o desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental anos iniciais?
Destaque qual deve ser a visão e a finalidade do ensino da matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental anos iniciais?
Sua resposta
 O ensino da matemática faz se presente em nossas vidas desde o nascimento, onde tudo gira em torno de números, medidas, operações, figuras geométricas, pois ela está presente em diversas situações do cotidiano assim facilitando a compreensão e resolução de problemas.
Na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, o ensino da matemática tem como principal objetivo proporcionar aos alunos as bases necessárias para a compreensão dos conceitos matemáticos mais complexos que serão abordados ao longo de sua trajetória escolar. É nesse período que são estabelecidos os primeiros contatos com os números, as operações básicas, as formas geométricas, entre outros elementos fundamentais dessa disciplina.
A visão e a finalidade do ensino da matemática nessa etapa devem ser voltadas para a construção do conhecimento por meio de experiências práticas e lúdicas, que despertem o interesse e a curiosidade das crianças. Dessa forma, elas poderão compreender a importância e utilidade da matemática no seu dia a dia, além de desenvolver habilidades e competências essenciais para seu desenvolvimento cognitivo.
 Pois , é importante proporcionar às crianças experiências concretas e contextualizadas, através de brincadeiras para que possam compreender de uma forma simples e fácil os conceitos matemáticos de forma significativa.
(A criança está inserida em um mundo bastante ''matematizado'', que permite desde o seu nascimento, conhecê-lo e interagir com ele, de modo a desenvolver, gradativamente, suas potencialidades.),livro Fundamentos e Metodologia do ensino de Matemática, Autoras: Justina Motter Maccarini, Ana Paula de Moraes de Siqueira ,editora Fael: 3º edição 2021,capitulo3: Objetivos do ensino da matemática pg,36 .
A finalidade do ensino da matemática nessas etapas é proporcionar o desenvolvimento de competências como o pensamento lógico, a resolução de problemas, a capacidade de argumentação e a habilidade de pensar de maneira abstrata.

Outros materiais