Buscar

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Olá, estudante!
Ao longo deste curso estaremos mais próximos do que você imagina, trocando nossas vivências e conhecimentos. Para que nossos objetivos sejam atingidos, esta disciplina foi desenvolvida de forma bem didática e abrangente, de forma a ajudar a construir o alicerce de sua trajetória profissional.
Esta disciplina lhe trará uma rica gama de informações sobre um tema essencial à sobrevivência de uma organização: a Gestão Estratégica de Pessoas. Veremos muitos assuntos ligados ao trabalho em equipe, comportamento, gestão e outros tópicos que serão tratados de maneira mais detalhada posteriormente.
A Gestão Estratégica de Pessoas é uma prática aderente a todas as organizações, sejam elas públicas, privadas ou ONGs, nos mais diversos modelos de gestão, desde uma empresa familiar em sua essência, familiar com administração profissional ou profissional plena. Por isso, é muito importante que você aproveite esta oportunidade de aprendizado.
Os conteúdos apresentados neste curso on-line devem ser complementados e aprofundados por meio do estudo do livro: SOUZA, Márcio Santos. Gestão Estratégica de Pessoas. Rio de Janeiro: ILUMNO, 2014. Você poderá encontrá-lo na página inicial da disciplina, no ambiente virtual de aprendizagem.
Como uma das primeiras ações nesta disciplina, você deverá participar do Fórum Inicial, clicando nesse item, no menu do ambiente virtual de aprendizagem.
Além do estudo dos roteiros, do livro da disciplina, dos itens indicados como Ampliando o Foco e dos vídeos das aulas, você deverá realizar as atividades pontuadas que se encontram no ambiente virtual de aprendizagem. Acompanhe os prazos de envio das avaliações no documento “Calendário e Critérios de Avaliação”, na introdução da disciplina.
Lembre-se: procure o professor-tutor no fórum "Fale com o tutor".
Autor
Professor Márcio Santos Souza
Mestrando em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Gestão Empresarial e Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, com formação em Gerenciamento de Projetos e ampla vivência em desenvolvimento de programas de treinamento de lideranças e equipes de vendas em empresas de pequeno, médio e grande porte em todo o Brasil. Gerente de Projetos na CMBio e Docente no curso de Administração, Gestão de RH e MBA de Recursos Humanos da Universidade Veiga de Almeida, nas disciplinas Endomarketing e Finanças Aplicadas a RH.
Objetivos
Ao final desta disciplina, você deverá ser capaz de:
· Reconhecer como funciona a Gestão de Pessoas no campo da Administração moderna.
· Identificar o papel da Gestão de Pessoas nas organizações atuais.
· Reconhecer e Diagnosticar o ambiente empresarial.
· Relacionar as bases do planejamento para a implementação da Gestão de Pessoas.
Ementa
A moderna Gestão de Pessoas: estudos dos conceitos de Gestão de Pessoas; As pessoas como parceiras da organização; Aspectos essenciais da moderna Gestão de Pessoas; Objetivos da Gestão de Pessoas na organização. Gestão de Pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo: mudanças e transformações no cenário mundial, desafios do terceiro milênio para a Gestão de Pessoas e novos papéis da Gestão de Pessoas e a parceria com o comportamento organizacional. Análise estratégica da Gestão de Pessoas: estratégia em Gestão de Pessoas, diagnóstico e análise de melhorias, objetivos organizacionais, fatores de risco no planejamento. Planejamento das ações em Gestão de Pessoas: modelos de planejamento, políticas e processos que envolvem a Gestão de Pessoas e mudança organizacional: um novo desafio da Gestão de Pessoas.
Referências
BÁSICA
· LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências . 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
· MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 15. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2016.
· SOUZA, Márcio Santos. Gestão estratégica de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2015.
COMPLEMENTAR
· BEHNKE, Mônica Terezinha (Org.). Gestão de pessoas: artigos reunidos. Curitiba: Intersaberes, 2014.
· CARVALHO, Antonio Vieira de; NASCIMENTO, Luiz Paulo do; SERAFIM, Oziléa Clen Gomes. Administração de recursos humanos, volume 1. 2. ed. rev. São Paulo: Cengage Learning, c2012.
· CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações . 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
· KOPS, Lucia Maria; SILVA, Selma França da Costa e; ROMERO, Sonia Mara. Gestão de pessoas: conceitos e estratégias. Curitiba: Intersaberes, 2013.
· VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

Outros materiais