Buscar

Matriz Religiosa Semita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre Doutrina, assinale a resposta ERRADA:
 A) Doutrina é crença ou dogma. Toda expressão religiosa possui um conjunto de doutrinas que pode estar escrita em algum documento ou não.
 B) A doutrina de determinada religião está geralmente ligada ao seu surgimento e desenvolvimento.
 C) A doutrina se expressa somente através da tradição religiosa escrita em livros sagrados como a Biblia e o Alcorão, por exemplo.
Complete a lacuna: Chamamos de ____________________, aquelas expressões religiosas praticadas por povos do mundo inteiro e que, em maior ou menor escala, são fundamentais para o desenvolvimento das religiõesernas. Embora não possuam fontes escritas, isso não significa que não tenham _____.
 A) Xamanismo - origem
 B) Religiões Primitivas - história
 C) Animismo – essência
Sobre os ritos, numero de acordo com a definição correspondente: - a missa católica, o culto evangélico, a novena, as procissões, o gira na Umbanda, etc - As religiões possuem esses rituais como o batismo cristão, os rituais de iniciação nas sociedades tribais ou a feitura de cabeça nas religiões afro-brasieliras. - Natal, Páscoa, Corpus Christi, etc.
 A) Litúrgicos - Iniciação - Comemorativos ou festivos
 B) Comemorativos ou festivos - Iniciação - Litúrgicos
 C) Iniciação - Litúrgicos - Comemorativos ou festivos
Sobre o Panteísmo é CORRETO afirmar que:
 A) Essa visão baseia-se na unidade que permeia na interligação de todas as coisas relacionadas a todas as pessoas de um determinado clã .
 B) A divindade seria um deus abrangente e imanente, misturando-se com o Universo ou a Natureza.
 C) A cosmovisão panteísta não admite a existencia de um deus pessoal, mas que este deus está presente em todas as coisas.
Assinale a resposta ERRADA:
 A) O curso de Teologia das Religiões parte da premissa de que o homem é um ser religioso e que ao longo de sua existência cria para si símbolos e formas de representação da divindade e da própria religião.
 B) O estudo da religião como elemento cultural é de extrema importância, pois é somente por meio da religião que os pais podem ensinar aos filhos bom exemplos.
 C) Ao se abordar as diversas manifestações religiosas buscar-se-á um diálogo permanente e desafiador no sentido de reconhecer e respeitar diferenças e similaridades propostas em cada segmento religioso.
Sobre a vivência religiosa em comunidade é CORRETO afirmar que:
 A) As religiões de modo geral tendem a se expressar em comunidade pois assim podem garantir o sustento financeiro daquele culto.
 B) Essa vivência em comunidade, insere o sujeito na relação EU-TU, que é a relação da pessoa com outras pessoas diferentes, comungando dos mesmos ideiais de fé e possibilita o acesso a um Outro mais elevado, superior, que podemos chamar de Deus.
 C) Os ritos e doutrinas numa religião buscam primeiramente uma ligação das pessoas umas com as outras.
Complete a lacuna: Muito embora cada religião apresente _____________ próprias, é possível estabelecer _________________ comuns presentes nas várias religiões estudadas e que permitem uma melhor compreensão do fenômeno religioso.
 A) características - origens
 B) características - elementos constitutivos
 C) características – valores

Outros materiais