Buscar

Questionario Rede de Atenção às Urgências no Âmbito do Sistema Único de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1; Correto: O Ministério da Saúde, a partir da Portaria nº1600, de 07 de julho de 2011, citada na Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017 (Anexo III), instituiu a Rede de Atenção às Urgências no SUS que, de acordo com os seus variados componentes, tem como objetivos:
I - Fomentar o desenvolvimento de ações de saúde e educação permanente voltadas para a vigilância e a prevenção das violências e dos acidentes, das lesões e mortes no trânsito e das doenças crônicas não transmissíveis, além de ações intersetoriais visando à promoção de saúde, prevenção de agravos e vigilância à saúde.
II - Ampliar o acesso, o fortalecimento do vínculo, a responsabilização e o primeiro cuidado às urgências e emergências, em ambiente adequado, sem avaliação de riscos e vulnerabilidades, até a transferência a outros pontos de atenção.
III - Prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes em quadros agudos ou agudizados de natureza clínica e o primeiro atendimento aos casos cirúrgicos ou de trauma, estabilizando-os, realizando investigação diagnóstica inicial e definindo a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.
IV - Chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário garantir atendimento e/ou transporte adequado para um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao SUS, desde que seja um atendimento primário, ou seja, quando o pedido de socorro for oriundo de um cidadão.
Estão corretas apenas as sentenças:
III e IV
II e III
I e III
I e IV
I e II
Sua resposta está correta: Feedback: As sentenças corretas se referem aos objetivos dos seguintes componentes da Rede de Atenção às Urgências: Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e conjunto de serviços de urgência 24h.
Questão 2; Correto: O acolhimento com classificação de risco é um dispositivo de intervenção dinâmica que visa à identificação e priorização dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, os agravos à saúde e/ou o grau de sofrimento apresentado. Dessa forma, considera-se o acolhimento com classificação de risco como dispositivo de racionalidade assistencial no pronto atendimento baseado na condição clínica do usuário e que tem como objetivo:
I - Organizar a fila de espera, com prioridade aos usuários que chegaram primeiro.
II - Garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado.
III - Fomentar a maior produção de procedimentos e atividades de trabalho dos profissionais.
IV - Melhorar as condições de trabalho dos profissionais e aumentar a satisfação dos usuários.
V - Informar o paciente que não corre risco imediato sobre seu tempo de espera.
VI - Realizar classificação de risco de forma isolada e independente em cada serviço de saúde.
II e V
V e VI
I e V
III e IV
I e II
Sua resposta está correta. Feedback: O acolhimento com classificação de risco tem como objetivo garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado, levando em conta a criticidade e a gravidade do usuário que está num fila a espera por atendimento. Nesse mesmo sentido, objetiva também informar o paciente que não corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provável de espera.
Questão 3; Correto: A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar os equipamentos de saúde. Trata-se de uma rede complexa, composta por diferentes pontos de atenção necessários para as diversas ações que são fundamentais ao atendimento das situações de urgência. Para isso, é essencial que os componentes da rede atuem de forma integrada, articulada e sinérgica. Nesse sentido, são componentes e interfaces da referida Rede de Atenção às Urgências:
I - Atenção Domiciliar
II - Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde
III - Atenção Básica em Saúde
IV - Unidades de Pronto Atendimento
V - Força Nacional de Saúde do SUS
Destes, são corretos apenas:
I, II III, IV e V
I, II, III e V
II, III e IV
II, IV e V
I, III e IV
Sua resposta está correta. Feedback: A Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde, no anexo III, livro I, art. 4º (Origem: PRT MS/GM 1.600/2011), cita cada componente da Rede de Atenção às Urgências, sendo eles: Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde; Atenção Básica em Saúde; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências; Força Nacional de Saúde do SUS; Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas; Hospitalar; e Atenção Domiciliar.
Questão 4; Correto: Como componentes pré-hospitalares da Rede de Atenção às Urgências, temos as unidades básicas de saúde, ambulatórios especializados, serviços de diagnóstico e terapias, unidades não hospitalares. Assim, a Atenção Básica (AB) aparece como parte do componente pré-hospitalar da Rede de Atenção às Urgências, sendo correto afirmar que:
1. 1ª sentença: ( V ) As unidades básicas de saúde devem dispor de material e equipamento necessários para o atendimento primário, incluindo a estrutura física da unidade que deve contar com uma sala de curativos e, quando necessário, sala de estabilização dessas condições clínicas.
2. 2ª sentença: ( F ) Todos os casos de agravamento das condições de saúde de pacientes que já são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde devem ser imediatamente encaminhados para pontos de atenção à saúde de maior complexidade.
3. 3ª sentença: ( V ) Se faz necessária a qualificação das equipes de profissionais da Atenção Básica, assim como deve ser incorporado o manejo clínico de condições de urgências e emergências como rotina das unidades básicas de saúde.
4. 4ª sentença: ( V ) A Atenção Básica é um componente fundamental também para a análise dos indicadores de saúde relacionados às urgências e emergências e o consequente desdobramento desses dados em ações de saúde.
A sequência que aponta corretamente as sentenças verdadeiras ou falsas está em:
F, V, V, V
V, F, V, F
V, F, V, V
F, F, V, V
V, V, V, V
Sua resposta está correta. Feedback: Todas as sentenças são verdadeiras, exceto a segunda. Isso porque a Atenção Básica (AB) também é responsável pelo atendimento em primeiro nível de atenção aos usuários com quadros que necessitam de pronto atendimento ou estabilização imediata ou mediata. Incluindo os pacientes que já estão em atendimento na AB ou por algum de seus programas. Nesse sentido, é importante destacar que a Atenção Básica em Saúde tem por objetivo a ampliação do acesso, fortalecimento do vínculo e responsabilização e o primeiro cuidado às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção, quando necessário, com a implantação de acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades.
Questão 5: Correto: Os modelos de atenção à saúde são sistemas lógicos que organizam o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde (RAS), articulando as relações entre a população e suas subpopulações estratificadas por risco, os focos das intervenções do sistema de atenção à saúde e os diferentes tipos de intervenções sanitárias, definido em função da visão prevalecente da saúde, das situações demográficas e epidemiológicas e dos determinantes sociais da saúde vigentes em determinado tempo e em determinada sociedade. Diante disso, com o modelo de atenção voltado às condições agudas:
· O enfrentamento das condições de saúde deve ser o mesmo para condições crônicas e agudas, considerando os eventos agudos e agudizações presentes em ambas.
· Adota-se um mecanismo de classificação de risco associado ao acolhimento com o intuito de definir o diagnóstico e a prioridade de atendimento.
· Busca-se identificar, em menor tempo possível, a gravidade de uma pessoa em situação de urgência/emergência e o ponto de atenção adequado para a situação.
· A Atenção Primária à Saúde converge para o centro de comunicação da Rede de Atençãoàs Urgências, coordenando os fluxos e contrafluxos da rede.
· Preconiza-se um modelo de atenção centrado na doença e no atendimento à demanda espontânea e na agudização das condições crônicas.
Sua resposta está correta. Feedback: O objetivo de um modelo de atenção às condições agudas é identificar, em menor tempo possível, com base em sinais de alerta, a gravidade de uma pessoa em situação de urgência ou emergência e definir o ponto de atenção adequado para aquela situação, considerando-se, como variável crítica, o tempo de atenção requerido pelo risco classificado. Isso implica adotar um modelo de triagem de risco nas redes de atenção às urgências e às emergências.

Outros materiais