Buscar

FUNDAMENTOS HIST TEÓRICOS MET SERVIÇO SOCIAL simulado 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS HIST TEÓRICOS MET SERVIÇO SOCIAL   
	1a Por Era Vargas se compreende o período entre 1930 e 1945, durante o qual o presidente Getúlio Vargas governou ininterruptamente. Qual fator preponderante para a criação das primeiras instituições socioassistenciais na Era Vargas?
		
	
	As primeiras instituições assistenciais e sociais não foram criadas na Era Vargas.
	 
	Forma de atender ao pedido das damas de caridade, senhoras integrantes das famílias que compunham a burguesia empresarial da época.
	
	Prática do bem e do amor ao próximo, por intermédio de mecanismos ligados à Igreja Católica.
	
	Estratégia para dar nova roupagem às antigas práticas de assistência e filantropia privadas.
	 
	As ações assistenciais são respostas à necessidade do acelerado processo de  industrialização e enquadramento da classe trabalhadora, fundamental para o desenvolvimento e consolidação do capitalismo no Brasil.
	
	
	2a O Serviço Social cumpriu, em várias etapas de sua trajetória de institucionalização da profissão. um papel de reprodutor do status quo, ou seja, a manutenção da relação de desigualdade. Dessa forma manteve inalterada a relação entre assistidos e assistentes não somente no Brasil, mas na América Latina de uma forma geral. Sobre a vinculação entre o Serviço Social, a questão social e a luta pelos direitos, analise as afirmativas:
I. A generalização de categorias sociais importantes é um dispositivo de reforço a naturalização e banalização dos acessos desiguais aos direitos.
II. A neutralidade na atuação do Profissional de Serviço Social gera consequências diversas que reforçam as formas de desigualdades.
III. Transitar da bagagem teórica às estratégias, táticas e técnicas são ações essências para que a atuação do Profissional de Serviço Social colabore com a transformação social.
IV. Intervir nos processos sociais de acordo com o contexto histórico, é sem dúvida, papel do Profissional de Serviço Social que superou o conservadorismo assistencialista.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Estão corretas somente as afirmativas I e II.
	
	Estão corretas somente as afirmativas III e IV.
	
	Estão corretas somente as afirmativas II e IV.
	 
	Estão corretas somente as afirmativas II e III.
	
	Estão corretas somente as afirmativas I e III.
	
	
	
	3a Uma questão amplamente divulgada pela literatura em Serviço Social é a ruptura do Serviço Social com o viés católico do fazer profissional do Assistente Social encaminhando um outro tipo de prática, dotada de conceitos técnicos e científicos. O que marca a diferença na atuação profissional em Serviço Social entre a lógica burguesa e a lógica católica?
		
	
	Na lógica burguesa a questão social é tratada como atraso a ser superado e na lógica católica como mazela produzida pelo modo de produção capitalista.
	 
	Na lógica católica a polarização se dá entre abençoados pela fortuna e os desassistidos, ao passo que na lógica burguesa a contradição se dá entre dominantes e dominados.
	
	Em ambas as lógicas, a questão social decorre da falta de empenho pessoal para o trabalho.
	
	Tanto na lógica católica quanto na lógica burguesa a questão social se refere exclusivamente à marginalidade.
	
	Na lógica burguesa impera a meritocracia pelo trabalho e na lógica católica a questão social é tratada como fatalidade.
	
	
	4a (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - MG / 2020) Questionamentos ao Serviço Social tradicional desenvolvido na América Latina desde sua origem, fundamentaram o Movimento de Reconceituação, construído por segmentos expressivos de profissionais intelectuais em seus diferentes países. Datado dos fins da década de 1960, o movimento por mudanças foi determinante na criação das condições objetivas e subjetivas que impulsionaram seus protagonistas a propor e avançar na construção de uma alternativa ao Serviço Social na América Latina, necessária ao desenvolvimento da profissão. O eixo avaliativo em torno do caráter pragmatista do Serviço Social assumiu centralidade na criação de uma nova cultura dos assistentes sociais e de um processo de formação
		
	
	e consequente adaptação.
	
	para a adequação estrutural.
	
	e revisão permanente.
	
	e manutenção do status quo.
	 
	da consciência crítica.
	
	
	
	5a No Brasil, o Serviço Social foi influenciado pelos Estados Unidos desde a década de 40 e 50, dando continuidade nas décadas seguinte. Bases positivistas, sistêmicas e funcionalistas relacionadas à sociologia foram amplamente valorizadas. Assinale a alternativa que melhor caracteriza o perfil dos espaços ocupacionais do Serviço Social em seu período de profissionalização.
		
	 
	Os espaços ocupacionais daquela época tinham como perfil, predominantemente, as instituições burocráticas socioassistenciais, de aparato estatal, relacionadas à prestação de assistência à população, com forte vinculação aos direitos sociais oriundos do trabalho.
	
	Os espaços ocupacionais do Serviço Social neste período de profissionalização se mantiveram com o mesmo perfil até a atualidade, essencialmente focados na assistência à população abaixo da linha de pobreza.
	 
	Os espaços ocupacionais daquele período apresentavam perfil predominantemente assistencial, vinculados fortemente à caridade e à doutrina social da Igreja Católica.
	
	Os espaços ocupacionais  do Serviço Social em sua fase de profissionalização eram regidos diretamente por divisões da Igreja Católica e mantinham práticas assistenciais focadas apenas na prestação de ajuda humanitária pautada na caridade e prática do bem ao próximo.
	
	Os espaços ocupacionais do Serviço Social em seu período de profissionalização apresentavam como perfil predominante as instituições do Terceiro Setor, como as ONG´s, evidenciando a tendência de refilantropização dos direitos sociais.
	6a (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - MG / 2020) A pedagogia da participação consolida-se na prática do assistente social, a partir das propostas de Desenvolvimento de Comunidade (DC), sob a influência da ideologia desenvolvimentista. Essa proposta é difundida no continente latino-americano nos marcos das estratégias expansionistas do capitalismo. A ideologia desenvolvimentista vincula-se a uma concepção fundada na teoria da modernização, que explica o subdesenvolvimento como um estágio de transição entre tempos históricos distintos. Sob a influência da ideologia desenvolvimentista modernizadora, a participação redimensiona-se para além de uma atitude inerente ao processo de ajuda, constituindo-se uma esfera programática da intervenção profissional nas:
		
	
	particularidades individuais.
	
	estruturas consolidadas.
	
	políticas públicas.
	
	situações emergenciais.
	 
	relações sociais.
	7a O Serviço Social, como profissão, se desenvolveu ao longo das décadas buscando legitimar-se, o ocorreu por muitos meios, ações, desafios, conquistas e legislações. Quais as características da influência norte-americana sobre o Serviço Social, na fase de institucionalização da profissão?
		
	
	A influência norte-americana sobre o Serviço Social em sua fase de profissionalização resume-se ao aspecto formativo, com a importação de diretoras de escolas americanas para implantação do currículo de formação brasileiro em Serviço Social.
	
	A influência norte-americana sobre o Serviço Social em sua fase de  profissionalização foi incipiente, pouco representativa da processualidade que envolveu a institucionalização do Serviço Social no Brasil.
	
	O capitalismo se desenvolveu atingindo de diferentes maneiras os países pelo mundo, capitaneados pelos EUA, fundamentalmente nos campos econômicos e políticos, não apresentando influências significativas no Serviço Social, que se encontrava alheio a estes acontecimentos, na fase de sua profissionalização.
	 
	O desenvolvimento do capitalismo foi um movimento que atingiu o mundo inteiro, capitaneado pelos EUA, que além de se tornar uma grande potência econômica e política, tornou-se também uma forte referência no campo cultural,influenciando modelos de políticas sociais e da produção teórica e metodológica do Serviço Social naquela fase.
	
	A Igreja Católica norte-americana teve um papel fundamental na difusão do ideário do modo de produção capitalista, fato que incidiu diretamente sobre a formação dos assistentes sociais brasileiros, decorrente da influência presente nos centros de formação.
	
8a (CESGRANRIO / 2014 - adaptada) O Serviço Social passou por várias fases e em cada uma assumiu modelos como projeto de formação do assistente social. Dessa forma o profissional foi se capacitando para intervir nos processos sociais de acordo com o contexto histórico de cada época. No seu surgimento, o serviço social foi fortemente influenciado pela Ação Católica Brasileira, cuja atuação se inspirava em quais Encíclicas Sociais?
		
	
	Dignitate in Veritate e Centesimus Annos
	
	Populorum Progressio e Mater et Magistra
	 
	Rerum Novarum e Quadragesimo Anno
	
	Rerum Eclesium e Octagesimo Anno
	
	Octogesimo Anno e Dignitatis Humanae
	
9a O estreitamento das relações entre Brasil e Estados Unidos se solidificou na Era Vargas, mais especificamente em 1942, em função do objetivo comum de fortalecer o capitalismo na América Latina. De que forma as estruturações econômico, sociais e políticas na Era Vargas contribuíram para a profissionalização do Serviço Social?
		
	
	Por meio da pressão popular e movimentos reivindicatórios da classe trabalhadora.
	 
	Por meio da relação de assalariamento e ampliação do mercado de trabalho, estimulando a formação profissional.
	
	Por meio do apoio da Igreja Católica e do movimento laico.
	
	Não houve relação direta entre o surgimento das primeiras instituições sociais e assistenciais e a profissionalização do Serviço.
	
	Por meio da iniciativa filantrópica da burguesia.
	
10a (UNIVASF - BA / 2019) No que tange à análise da atuação profissional do assistente social como trabalho e sua prática no âmbito de processos e relações de trabalho, analise as afirmativas
I. O Serviço Social colabora com a manutenção das condições sociais necessárias à produção e reprodução social.
II. A participação do assistente social no processo de geração de riqueza se dá enquanto trabalhador coletivo.
III. O Serviço Social interfere na reprodução da força de trabalho através dos serviços sociais previstos em programas desenvolvidos em diversas áreas.
IV. A política social configura-se ¿matéria-prima¿ do trabalho do assistente social, tendo em vista que é no contexto das múltiplas demandas sociais que incide a ação profissional do assistente social.
V. O produto obtido por meio do trabalho do Assistente Social não depende exclusivamente da sua vontade ou de seu desempenho individual.
Assinale a alternativa correta.
		
	
	Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e IV.
	
	Estão corretas somente as afirmativas II, III, IV e V.
	 
	Estão corretas somente as afirmativas I, II, III e V.
	 
	Estão corretas somente as afirmativas II, III e IV.
	
	Estão corretas somente as afirmativas I, II e III.

Outros materiais